Ícone alego digital Ícone alego digital

Simeyzon faz audiência pública para discutir profissão dos Bombeiros Civis

03 de Junho de 2016 às 09:17

O deputado Simeyzon Silveira (PSC) preside na próxima quarta-feira, 8, audiência pública para debater a carreira dos bombeiros civis do Estado de Goiás. O evento será no Auditório Costa Lima, na Assembleia Legislativa de Goiás, a partir das 14 horas, para discutir a Lei Federal 11.901 e a Lei Municipal 9.807.

A audiência contará com a presença, além do deputado, do presidente do Sindicatodos dos Bombeiros Civis de Goiás (Sindibombeiros), Magno Cesar Silva Santos, a deputada estadual Isaura Lemos (PCdoB) e a vereadora Tatiana Lemos (PCdoB).

A profissão de Bombeiro Civil passou a ser disciplinada pela Lei 11.901, em 2009. A lei abordou os requisitos necessários para a sua aplicabilidade, a forma de preparação destes profissionais, as atribuições inerentes ao exercício da função, além de mencionar a existência de três classes de bombeiros, quais sejam: Bombeiro Civil de nível básico, Bombeiro Civil Líder, e Bombeiro Civil Mestre.

Especificou ainda a norma citada, a forma de preparação destes profissionais, determinando uma escala de trabalho específica (12 horas de trabalho x 36 horas de folga) e alguns direitos especiais como concessão de uniforme, seguro de vida em grupo, pagamento de adicional de periculosidade e reciclagem periódica.

A coordenação entre o trabalho dos Bombeiros Civis e Militares deve existir, e em caso de ação conjunta, o comando incumbirá aos Militares.

Goiânia

Em abril deste ano foi sancionado a Lei 9.807, que obriga estabelecimentos, em Goiânia, a possuírem uma unidade de combate a incêndio e de prestação de primeiros socorros, composta por Corpo de Bombeiros Civis. A lei é para estabelecimentos que recebam número superior a duas mil pessoas por dia, instalados em imóveis com área construída superior a 3 mil metros quadrados.

A medida atinge shoppings, hipermercados, grandes lojas de departamentos, câmpus universitários e empresas de grande porte. O objetivo é assegurar o aprimoramento das condições de segurança nestes grandes centros de aglomeração de pessoas, atendendo também ao dispositivo no artigo 23 da Constituição Federal.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.