Projeto que obriga empreendedorismo nas escolas foi aprovado em 1ª votação
Foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 21, em fase de primeira discussão e votação, Projeto de Lei n° 0937/16, de autoria do deputado Marlúcio Pereira (PSB), que institui a aula de empreendedorismo no conteúdo curricular das disciplinas das escolas da rede Estadual de ensino no Estado de Goiás.
O parlamentar afirma que a educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
A redação do artigo 2° da Lei Federal nO9.394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB) não deixa dúvidas sobre a necessidade de oferecer ao aluno mais do que o conhecimento curricular. A finalidade maior é garantir o pleno desenvolvimento do educando, capacitando-o para torná-lo um cidadão participativo e preparado para atuar no competitivo mercado de trabalho.
No entanto, a capacitação profissional é um tema ainda distante da realidade da sala de aula. São raras as oportunidades para desenvolver a matéria no decorrer da jornada escolar. Como consequência, o aluno deixa os bancos escolares em meio a incertezas sobre o seu futuro profissional. E sem ao menos desenvolver todas suas habilidades e competências que lhe ajudarão na superação dos desafios na busca do primeiro emprego.
Diante desse quadro, o empreendedorismo torna-se uma ferramenta relevante para a formação do educando. Possibilita o elo entre a educação formal e o mundo do trabalho, desenvolvendo, nos alunos, a autonomia para a tomada de decisões, definição de planos e a criação de oportunidades.