Notícias dos Gabinetes
Mané de Oliveira apresenta projeto de lei que cria a Casa do Adolescente Itinerante
A casa do Adolescente Itinerante – Multi Jovem é a proposta apresentada pelo deputado Manoel de Oliveira na sessão desta quarta-feira, 14. O objetivo é acolher, apoiar e estimular adolescentes, levando a eles orientações e encaminhamento na área da saúde, informações sobre o mercado profissional e acesso a atividades culturais, esportivas e sociais.
Pelo projeto o atendimento será realizado por equipes multiprofissionais compostas por médicos, psicólogos, naturólogos, nutricionistas, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, entre outros, devidamente capacitados para o atendimento à saúde integral do adolescente, bem como outros setores envolvidos.
Mané Oliveira explica que essa inciativa visa aumentar a oferta de atendimento básico de saúde, informação sobre mercado profissional e atividades culturais no Estado de Goiás, visando o pleno acesso de jovens, moradores de regiões de alta vulnerabilidade social, à saúde, informação, entretenimento e lazer e ainda contribuir com a diminuição dos índices de gravidez na adolescência, contaminação por DSTs, uso de entorpecentes e criminalidade no estado de Goiás.
“O Multi Jovem - Casa do Adolescente Itinerante - utilizará as estruturas e métodos, em formato itinerante, priorizando regiões com maiores índices de criminalidade e falta de infraestrutura”, destaca o parlamentar e ainda ressalta que a ideia é que o projeto seja realizado em escolas da rede pública do Estado de Goiás, com foco específico nos adolescentes e as principais questões de saúde e bem estar que afetam a faixa etária dos 10 aos 18 anos.
O projeto está estruturado em três frentes: promover atendimento médico, transmitir conhecimento por meio de palestras e envolver ludicamente o público alvo com atividades culturais, podendo ser realizadas parcerias com o setor privado e/ou terceiro setor.
A iniciativa pretende contribuir para levar informação e atendimento básico à população adolescente de áreas carentes, onde os equipamentos públicos de saúde são – muitas vezes – poucos e/ou superlotados, além de despreparados para uma abordagem exclusivas para a faixa etária alvo da presente ação. Pela importância da matéria, o deputado Mané de Oliveira esta otimista quanto a aprovação do projeto.