Comissão de Saúde avalia Hospital de Urgências de Anápolis

27 de Junho de 2007 às 15:43
Em visita ao Hospital de Urgências de Anápolis, o deputado Valdir Bastos (PR) constatou que a unidade vem cumprindo a contento suas funções. O parlamentar disse ser necessário uma parceria entre a instituição e os hospitais da rede privada para ampliar o atendimento à população do município.

Ao visitar nesta quarta-feira (27/06) o Hospital de Urgências “Dr. Henrique Santillo”, em Anápolis, o presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social da Assembléia Legislativa, o deputado Dr. Valdir Bastos (PR), constatou que a unidade vem cumprindo a contento suas funções, mas disse ser necessário estabelecer uma parceria entre a instituição e os hospitais da rede privada da cidade para ampliar o atendimento da população. “Hoje esse convênio é realizado somente com a Santa Casa de Misericórdia”, afirmou.

O parlamentar visitou todas as instalações, reuniu-se com a diretoria e recebeu um relatório completo sobre a estrutura e o atendimento da unidade. Segundo a administradora geral da instituição, Irmã Rita Cecília Coelho, em dois anos de funcionamento o Hospital fez mais de 107 mil atendimentos, realizando uma medida de 455 internações por dia e cinco mil atendimentos por mês.

O trabalho está sendo bem realizado. Não encontramos os mesmos problemas que existem no Hugo de Goiânia, de superlotação e no Hugo de Aparecida, de falta de atendimento”, disse Dr. Valdir. Os recursos para a manutenção da unidade são oriundos do Tesouro Estadual, através de um convênio no valor de R$ 2 milhões 182 mil mensais. A administração está a cargo da Fundação de Assistência Social de Anápolis (Fasa), entidade que pertence à Santa Casa de Misericórdia.
Segundo o parlamentar o Hospital de Anápolis é uma unidade bem equipada com capacidade de atender mais de 300 pacientes por dia. “

O Hospital possui uma área total construída  de 4.349,08, tem 82 leitos,  sendo  40 para internação, 6 de UTI pediátrica, 12 de UTI adulto  e  24 leitos para observação.
O pronto socorro tem cinco boxes com estrutura de reanimação (maca, desfibrilador, material de entubação, etc); seis boxes com estrutura de UTI preparados para receber pacientes graves e ainda, salas de redução de fraturas, pequenas cirurgias, aparelhos de Raio-X, de ultra-sonografia, eletrocardiógrafo e de endoscopia, etc. Além de contar com um tomógrafo importado da Alemanha que custou R$ 1 milhão”, disse.

A visita do parlamentar é uma ação desenvolvida pela Comissão de Saúde que visa conhecer a realidade das unidades da rede pública da Capital e do interior. A atividade já foi realizada nos HUGOS de Goiânia e de Aparecida. A nova visita acontecerá na próxima terça-feira (03.07.07) no Hugo de Trindade.