Novembro Azul
Em novembro, o mundo se une em prol da luta contra o câncer de próstata e na Assembleia Legislativa não poderia ser diferente. A campanha Novembro Azul já ocorre tradicionalmente na Casa de Leis e, nesse ano terá o presidente deputado Helio de Sousa (PSDB), fazendo a abertura do evento.
O principal objetivo da campanha, que se inicia nesta quarta-feira, 9, às 9 horas, no saguão interno do Palácio Alfredo Nasser, é alertar os servidores e os visitantes sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Para a efetivação da campanha, a Seção de Serviço Social está programando uma série de atividades em parceria com a Diretoria Geral, Diretoria de Recursos Humanos e Divisão de Saúde e Promoção Social.
De acordo com a chefe da Seção de Serviço Social, Neide Castro será montado um mural de informações e os servidores vão distribuir panfletos explicativos no hall de entrada do Palácio Alfredo Nasser. Lacinhos na cor azul, o símbolo da campanha, serão distribuídos também no ambiente interno da Casa.
“É preciso vencer o preconceito, pois a prevenção é fundamental”, alerta o urologista Délio de Souza Bastos, aposentado do Departamento Médico da Casa, que fará palestra na abertura oficial da campanha. O tema será “Prevenção do Câncer de Próstata”.
O prédio do Poder Legislativo recebeu luzes azuis, que servirão para conclamar a população goiana a aderir à campanha de prevenção ao câncer de próstata. A iniciativa pretende conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais recorrente. Estima-se que para o próximo ano serão 60 mil novos casos no país. Esse tipo de câncer ocorre, principalmente, em homens mais velhos. Cerca de seis em cada dez casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida, está iluminando pontos turísticos em várias cidades e distribuindo panfletos explicativos, via movimento Novembro Azul.
Sobre a doença
A próstata é uma glândula que fica abaixo da bexiga e envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
De acordo com a recomendação médica, homens de 40 anos ou mais devem estar atentos para os sintomas que podem indicar um câncer de próstata. São eles: dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. Caso haja suspeita, os exames indicados são toque retal e dosagem de uma proteína no sangue (PSA), através do exame de sangue.
Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens de 50 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, recomendam a realizar estes exames a partir dos 45 anos.
Porém, o resultado negativo nos exames não é garantia que não haja câncer. Cerca de 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresentam um PSA normal. Dependendo da região da próstata, o câncer também não pode ser palpável pelo toque retal. A melhor estratégia seria realizar os dois exames, já que são complementares.
Para prevenir a doença o ideal é manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o seu médico, o que contribui para a melhoria da saúde em geral e pode ajudar na prevenção deste mal.
Menos de 10% dos cânceres de próstata têm algum componente hereditário. Quanto mais jovem o homem em quem o câncer for detectado, maior a probabilidade de haver um componente hereditário. O mais recomendado é procurar os serviços de saúde mesmo sem a aparição de sintomas.