Arte em Correntes
Promovido pela Seção de Atividades Culturais da Assembleia, o projeto Terça Cultural realiza a mostra “Arte Em Correntes”, produzida pelo artista plástico Newton Pinheiro. A exposição foi montada na entrada e no saguão interno da Casa, e teve sua abertura oficial na tarde desta terça-feira, 8.
Artista autodidata, Newton afirma que desde a infância, lidava com obras com outros materiais como madeira, barro, porém, foi com as correntes que sua criatividade tomou forma. Feitos com materiais recolhidos do lixo e reaproveitados, o artista diz tratar como ouro, o que as pessoas consideram lixo, pois a matéria prima para sua arte é encontrada em ferros velhos.
Há 10 anos trabalhando com as correntes, sua criatividade nasceu da mobilidade do material. “A corrente pode ser retorcida e moldada, e quando unida a outras correntes toma forma e se transforma em arte”, explica Newton Pinheiro.
Fechando a temporada de 2016 do projeto Terça Cultural, a exposição é a 3ª edição dessa iniciativa em parceria com o Programa do Artesanato Goiano. Durante a abertura, o gerente de artesanato da Secretaria de Desenvolvimento (SED), André Franco, declarou que os resultados são positivos. “Pra nós, é de suma importância essa parceria com a Assembleia Legislativa, uma vez que a partir daqui podemos diversificar os locais, pois o que mostramos aqui, nós levamos para outros espaços públicos em todo o Estado e para toda a população”, disse.
Para André, essa exposição é especial e única em Goiás e até no Brasil, pois Newton é um dos poucos escultores que fazem as peças em corrente tamanho natural e com uma estrutura que permite que as peças possam ser tocadas e até mesmo montadas. A mostra de Newton Pinheiro é mais uma realização em parceria da Seção de Atividades Culturais da Assembleia com o Programa do Artesanato Goiano. A exposição termina na sexta-feira, 25, e é aberta a toda a população.
O Projeto Terça Cultural da Assembleia Legislativa tem o objetivo de promover a cultura goiana nas suas mais diversas manifestações, nas áreas de pintura, música, artesanato, dança, literatura, folclore e outras formas da arte.