Presidente da Fetaeg fala de regularização fundiária na audiência que será iniciada em instantes
O Auditório Costa Lima da Assembleia já está pronto para o início da audiência pública que, nesta quinta-feira, 1°, vai debater a regularização fundiária da Fazenda Monjolo situada no município de Tuverlândia. O evento é uma iniciativa da presidente da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa, deputada Isaura Lemos (PCdoB).
Na oportunidade serão buscadas soluções para uma ordem judicial de despejo expedida pela Justiça para as 140 famílias que ocupam a área. A fazenda é formada por agricultores sem terra que estão no local há cerca de 20 anos, trabalhando com agricultura familiar.
Para o evento, foram convidados representantes de diversos segmentos da sociedade, dentre eles: o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no Estado de Goiás (Fetaeg), Alair Luis dos Santos.
Em entrevista à Agencia de Notícias da Assembleia, Alair destacou que a comunidade rural, lá instalada, há mais de 20 anos vem produzindo alimentos de qualidade com uso legal de agrotóxicos. "São famílias que precisam desta produção". Segundo ele, os agricultores produzem 5 mil toneladas de soja, 45 mil litros de leite por mês, 110 toneladas de grãos e ainda produtos hortalíceos.
Segundo o presidente da Fetaeg ainda, a situação da terra está em disputa pelo fato de, além de ser improdutiva nas mãos do proprietário, o mesmo possui inúmeras dívidas referentes à terra com bancos e com o Governo.