Ícone alego digital Ícone alego digital

Redução do ICMS

11 de Setembro de 2017 às 16:54
Crédito: Marcos Kennedy
Redução do ICMS
Audiência pública ICMS Segurança Privada
Representantes de vários seguimentos discutiram na tarde de hoje no Auditório Solon Amaral projeto de lei de autoria de Santana Gomes, que concede isenção de até 50% do ICMS.

Representantes de vários seguimentos discutiram na tarde de hoje no Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 367/17 de autoria do deputado estadual Santana Gomes (PSL), que também é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Alego. A propositura de iniciativa do parlamentar pretende conceder isenção de até 50% do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) às empresas que investirem na aquisição e instalação de equipamentos de vigilância privada.

O artigo 2º do projeto de lei prevê que os gastos com segurança privada para fins de redução do ICMS não são cumulativos, não podendo ser utilizados em meses subsequentes. O artigo 3º diz que a declaração de informações falsas e utilização de custos inexistentes importará à empresa beneficiária a exigência de recolhimento integral do imposto, além de multa de 100% sobre o imposto devido. O desconto do imposto será concedido aos estabelecimentos que são optantes do regime de tributação pelo lucro presumido ou pelo lucro real.

De acordo com Santana Gomes, o projeto de lei tem a intenção de fomentar a economia goiana, ampliar a oferta de emprego e ao mesmo tempo proporcionar maior segurança à população. “Queremos estimular a contratação das empresas privadas de segurança. Acreditamos que nos locais onde existe segurança privada os números de violência e criminalidade são menores do que aqueles desprovidos desse serviço”, destaca o parlamentar. O deputado acrescenta que a redução do recolhimento do ICMS, que a princípio pode representar perda de receita, na verdade, segundo ele, poderá refletir em aumento de consumo e, portanto, em aumento de arrecadação.

Para discutir o projeto, Santana Gomes convidou integrantes da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), do Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas), de associações comerciais e de empresas do mercado de segurança privada.

O presidente do Sindilojas, José Carlos de Palma Ribeiro, elogiou a proposta do projeto. “Toda iniciativa que você faz em parceria, ela traz um benefício maior. Você soma forças. Com certeza vai colaborar bastante”, destacou.

O presidente da Associação Comercial e Industrial da Avenida Bernardo Sayão, Cairo Myron Ramos, também participou da audiência pública. Ele defendeu o projeto e argumentou que o investimento em segurança privada e parcerias com os órgãos da segurança pública são o melhor caminho para a prevenção e combate à criminalidade. O presidente da Acibs defende uma isenção de 100% do ICMS na aquisição de equipamentos ou na contratação de serviços para melhorar a segurança patrimonial. “A Bernardo Sayão foi a primeira avenida a ter monitoramento eletrônico 24 horas por dia. Com a PM e os grupos de WhatsApp, a criminalidade caiu 95%. Precisamos incentivar isso em toda a cidade”, reconheceu.

O projeto de lei estabelece uma vigência de dois anos, a partir de sua entrada em vigor, para a concessão da redução da alíquota do ICMS em 50%, podendo ser prorrogado sucessivamente por igual período por ato do Chefe do Poder Executivo. A propositura foi aprovada preliminarmente na sessão plenária do dia 29 de agosto e encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde aguarda parecer pela aprovação ou rejeição.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.