Assessor jurídico do TRE-GO fala ao Programa Entrevista sobre eleições 2018
O programa Entrevista, apresentado pelo jornalista, Murilo Santos, recebe o mestre em Direito Eleitoral e assessor jurídico do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Alexandre Azevedo para debater sobre os próximos passos políticos do Brasil antes das eleições de 2018.
Alexandre acredita que devido ao curto prazo que o calendário político proporciona, o atual presidente Michel Temer (PSDB), não terá tempo de realizar grandes feitos. “Temos basicamente 14 meses para o fim do mandato do atual presidente, porém temos que levar em conta o calendário político que nos dá um prazo diferente. Michel Temer tem até meados de agosto do ano que vem para concretizar ações do seu governo. O tempo apertado, juntamente com a baixa popularidade que ele tem, dificilmente fará com que Temer aprove alguma coisa”, afirma.
Ao ser questionado sobre a economia brasileira no mandato de Michel Temer, Alexandre afirma que “o presidente de fato faz o que o mercado precisa, porém, ao não escutar os anseios da sociedade ele perde apoio da população e popularidade, causando uma contradição em seu governo”.
Durante a conversa, o assessor também fala sobre as medidas que o TRE tomou para evitar a propaganda eleitoral extemporânea. “Com as alterações que tivemos na Legislação Eleitoral, só faz este tipo de propaganda o candidato que não conta com o mínimo de uma assessoria jurídica, pois de acordo com a Lei 9.504, art. 36a, o candidato pode fazer o que ele quiser, desde que ele não peça voto”, explica.
Para concluir sua fala, Alexandre Azevedo pede para que a sociedade não acredite em candidatos que propõem fórmula mágica para melhorar o Brasil. “Peço que os eleitores votem, não anulem, não se abstenham, confie naqueles políticos que enfrentam a atual situação do nosso país como ela realmente é, sem fórmulas mágicas ou soluções prontas. O Brasil irá melhorar com atitudes sensatas e com um passo de cada vez”, conclui.
A entrevista com o assessor Alexandre Azevedo, poderá ser conferida a partir desta sexta-feira, 27, na TV aberta 61.2; no canal 8 da NET e pela web no portal da Assembleia Legislativa, no endereço eletrônico: http://al.go.leg.br/midia/tv.