Sacola no lixo

24 de Setembro de 2007 às 10:43
Daniel Goulart busca reduzir poluição causada por sacos plásticos. Material biodegradável pode ser a solução.

Conhecida mundialmente, a famosa sacolinha é utilizada diariamente para transportar pequenas quantidades de mercadorias e que na maioria dos casos o destino é o lixo. Para evitar essa atitude o deputado Daniel Goulart (PSDB) quer conscientizar a pessoas sobre o reaproveitamento e a substituição do plástico.

O acúmulo de embalagens tem provocado entupimento de esgoto e poluição nos mananciais.
Segundo o deputado, está comprovada a necessidade de uma medida urgente para solucionar este problema que assola todo o planeta. Diversos países estão tentando conter o avanço da poluição por meio dos sacos biodegradáveis, uma substancia encontrada no álcool que se mostra, no momento, o método mais adequado para colocar o lixo.

Ele cita que em Goiás o álcool é predominante, por isso não vê nenhum problema ao adotar essa medida. “E um projeto polêmico, mas estou trabalhando para não aumentar os prejuízos ao meio ambiente”, afirma Daniel Goulart. Em outros paises, as embalagens biodegradáveis têm custo reduzido. Desta forma, uma saída apresentada pelo deputado é que os clientes, ao fazerem compras, que comprem também as embalagens, assim todos tomariam consciência do problema.