Ícone alego digital Ícone alego digital

A mulher no Parlamento goiano

08 de Março de 2019 às 15:27
Crédito: Alego
A mulher no Parlamento goiano
Berenice Artiaga, primeira mulher goiana a se eleger deputada
Há 69 anos, a primeira mulher goiana chegava ao Parlamento. Em 1950, Berenice Artiaga foi indicada pelo PSD após o assassinato de seu marido, Getulino Artiaga. Berenice hoje dá nome a uma das comendas oferecidas na Assembleia Legislativa.

Com direito ao voto desde 1932, foi apenas em 1950 que a mulher goiana passaria pela primeira vez a ser representada na Assembleia Legislativa: Berenice Teixeira Artiaga, indicada pelo PSD após o assassinato de seu marido, o deputado Getulino Artiaga. Berenice hoje dá nome a uma das comendas oferecidas na Casa a pessoas que se destacam no Estado.

Berenice Artiaga foi reeleita em 1954 e fez parte da Mesa Diretora da Assembleia, no cargo de primeira secretária, no período de abril de 1956 a abril de 1957. Também durante essa legislatura, de 1954 a 1958, Goiás elegeu a segunda deputada: Almerinda Magalhães Arantes, que depois seria ainda reeleita por mais dois mandatos. Em 1959, a terceira mulher eleita: Ana Braga de Queiroz.

O Parlamento goiano chegou a ter oito deputadas, na legislatura entre 2007 e 2010, mas hoje possui apenas duas: Adriana Accorsi (PT) e Lêda Borges (PSDB). 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.