Fórum do Setor Energético

27 de Outubro de 2017 às 14:23
Crédito: Denise Xavier Lemes
Fórum do Setor Energético
Reunião do Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético do Estado de Goiás
Reunião do Fórum presidida por Simeyzon Silveira nesta 6ª feira expôs o crescimento exponencial da demanda por capacitação profissional para área de energia elétrica em Goiás.

O crescimento exponencial da demanda por capacitação profissional para a área de energia elétrica em Goiás foi destaque na 14ª reunião oficial do Fórum do Setor Energético. Este aumento, que segundo representantes do Senai se deu há pouco menos de dois anos, vem ao encontro do trabalho realizado pelo Fórum no fomento a fontes energéticas sustentáveis para complementar a matriz hidráulica do Estado. Esta plataforma de debates é presidida pelo deputado Simeyzon Silveira (PSC), autor da iniciativa.

O parlamentar, que está à frente da Comissão Minas e Energia da Assembleia Legislativa, presidiu na manhã desta sexta-feira, 27, mais uma reunião oficial desta plataforma de debates. O encontro ocorreu na sala de workshop da Faculdade de Tecnologia Senai Ítalo Bologna, e teve como anfitriões o gerente do Instituto Senai de Tecnologia em Automação Industrial (IST), Tiago Bailão, e a diretora da instituição, Misclay Marjorie Correia.

O coordenador técnico da faculdade, Tiago Alves, fez uma abordagem sobre a capacitação técnica que o local dispõe para a área de energia elétrica. Dentre os cursos oferecidos, está o de “Instalação de Módulos Fotovoltaicos” e uma pós-graduação tecnológica em “Eficiência Energética na Indústria”.  O palestrante também falou de um projeto prestes a ser inaugurado no campus: uma estação para recarga de bicicletas elétricas utilizadas para a ronda dos seguranças do local, a qual é abastecida por uma unidade autônoma de energia fotovoltaica.

Estas iniciativas despertaram na Agência Goiana de Habitação (Agehab) interesse por uma futura parceria. Convidado para falar das próximas etapas do “Casa Solar”, o diretor-técnico da pasta, Marcel Bruno Silveira, disse que o programa pode ser aprimorado com contribuição do instituto, já que, segundo ele, as famílias beneficiárias também ganham chance de conquistar uma profissão e alternativas de emprego e renda por meio de cursos de formação profissional de instalação e manutenção dos sistemas de energia fotovoltaica.

O projeto, que faz parte do Goiás Solar, está instalando sistemas de energia solar fotovoltaica em 1.200 unidades habitacionais goianas, e é capaz de gerar até 70% de economia na conta de energia das famílias contempladas. Pioneiro no País na execução deste programa, Marcel afirma que o Estado começa inspirar o Governo Federal, que já analisa possibilidades de implementar ações semelhantes no “Minha Casa Minha Vida”.

Neste sentido, o diretor-técnico da Agehab faz questão de ressaltar a importância do trabalho realizado pelo Fórum do Setor Energético para que o Casa Solar tivesse tomado um rumo tão certeiro. Marcel fez um agradecimento público ao deputado Simeyzon pelo empenho em ajudar, segundo ele, a construir uma iniciativa tão bem-sucedida e inovadora e que servirá de inspiração para novas ações sociais e sustentáveis no Planeta.

Outras intervenções

Ao realizar a sua explanação sobre licenciamento ambiental para PCH’s, o diretor-presidente da Associação das Pequenas Centrais Hidrelétricas (APCH’s), Sevan Naves, ressaltou diversos aspectos que evidenciam a viabilidade dessas pequenas usinas. Ele também elucidou alguns problemas acarretados com a morosidade dos licenciamentos ambientais emitidos pelo Governo estadual, como a perda de investimentos, e cobrou celeridade na questão.

Também participou da reunião o gerente de energia e telecomunicação da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidade e Assuntos Metropolitanos (Secima), Rodrigo Costa. Ele informou que um questionário de avaliação da primeira etapa do programa Goiás Solar estará disponível na página do programa a partir do dia 1ª de novembro.

O deputado Simeyzon Silveira enfatizou ser de extrema importância que todos os membros do Fórum respondam as perguntas para que a Secima aprimore o projeto. De acordo com ele, a secretaria já trabalha a confecção de uma legislação que abranja outras matrizes energéticas como biomassa, biogás e eólica. “Em novembro, nos reuniremos em etapas com representantes dessas áreas para definir uma Lei que atenda as demandas levantadas pelo Fórum”, informou o parlamentar.