Lissauer tem o municipalismo como principal bandeira parlamentar

14 de Novembro de 2018 às 08:32
Deputado reafirma compromisso com municípios e homenageia Maripotaba, Itajá, Aporé, Portelândia, Serranópolis, e Aparecida do Rio Doce, por mais um ano de emancipação.

O deputado estadual Lissauer Vieira (PSB) prestou seu trabalho parlamentar para mais de 50 municípios e, tem pautado cada vez mais seu mandato no desenvolvimento regional e na representatividade municipalista, principalmente na região Sudoeste do Estado. O parlamentar, com um serviço efetivo, levou vários benefícios para a região, com a apresentação de projetos de leis de interesse da população, viabilização de R$ 5 milhões de emendas parlamentares individuais e implantação de várias ações, levando benefícios às cidades que representa.

Nessa semana, os municípios de Maripotaba, Itajá, Aporé, Serranópolis e Aparecida do Rio Doce comemoraram mais um ano de emancipação, todas representadas pelo deputado Lissauer. “É uma honra poder trabalhar para levar benefícios à região e melhorar a qualidade de vida da população”, comenta.

Mairipotaba

Maripotaba foi construída a partir do “jatobazeriro”, árvore símbolo da cidade. Teve sua origem e desenvolvimento em torno da estação telegráfica criada pelo Governo da União. O distrito foi criado com a dominação de São Sebastião do Atolador, subordinado ao município de Pouso Alto. Em 30 de março de 1938, tomou a denominação de Serrania. Somente em 1943 o distrito de Serrania passou a se chamar Maripotaba. No dia 12 de novembro de 1953, Maripotaba se torna oficialmente um município e nesse ano completou 65 anos de muitas conquistas e luta.

Itajá

Completando 60 anos de emancipação, Itajá é localizada no Extremo Sudoeste do Estado, com uma paisagem exuberante e uma população alegre e contagiante.

Em 14 de novembro de 1958, o Distrito de São João foi elevado à categoria de município, dando-se a instalação em 1º de janeiro de 1959, com o topônimo Itajá, que representa uma inversão de “Jataí” em homenagem à cidade-mãe da qual se emancipou.

Aporé

A história desse município exuberante, que está completando 60 anos, começa próximo às margens do Rio Aporé. Uma ponte foi construída sobre o rio, permitindo a comunicação com o então estado do Mato Grosso. Em 1938, apareceram as primeiras casas do povoado, que foi chamado de Aporé, que significa, “rio dos peixes”, em homenagem ao Rio que atravessa seu território.

Serranópolis

O município de Serranópolis, antiga Serra do Café, já era habitado há mais de 11 mil anos por nativos, segundo evidências arqueológicas. Devido a isso, a cidade é muito visitada devido aos seus sítios arqueológicos, cachoeiras, corredeiras e reservas de cerrado.

Serranópolis é repleta de opções turísticas, como a Reserva Particular de Patrimônio Nacional. Outro ponto turístico bastante visitado é a Gruta do Diogo, onde pesquisadores encontraram um fóssil de um homem conhecido como o homem da Serra do Cafezal (Zé Gabiroba). São 65 anos de muita história e belezas naturais!

Portelândia

Antigamente, a região do atual município de Portelândia era uma área despovoada, adida a cidade de Jataí e habitada apenas por fazendeiros e agricultores em moradias esparsas.

Somente em 14 de novembro de 1963, foi elevado à categoria de município com a denominação de Portelândia, comemorando 55 anos em 2018.

Aparecida do Rio Doce

Em 30 de novembro de 1971, a atual região de Aparecida do Rio Doce foi elevada a distrito. Ganhou sua autonomia em 16 de janeiro de 1991, desvinculando-se de Jataí, e surgindo, a partir desse dia, o município atual. Em 2018 o município completa 26 anos de emancipação e continua sendo um grande produtor de gado de corte, frangos e suínos, localizado no Sudoeste goiano à 299 km de Goiânia.

Histórias e belezas naturais

Lissauer Vieira reforça o compromisso de continuar com a representação municipalista, buscando cada vez mais recursos em prol da população e da melhoria de todas cidades que tem o orgulho de representar na Assembleia Legislativa.  “Sem dúvidas, Goiás é um estado rico em belezas naturais e cidades com histórias surpreendentes. Gostaria de parabenizar todos os municípios aniversariantes, por toda trajetória, conquistas e luta”, comenta o parlamentar.