Ir para o conteúdo principal
ALEGO

A- A+

Lissauer tem o municipalismo como principal bandeira parlamentar

Deputado reafirma compromisso com municípios e homenageia Maripotaba, Itajá, Aporé, Portelândia, Serranópolis, e Aparecida do Rio Doce, por mais um ano de emancipação.

O deputado estadual Lissauer Vieira (PSB) prestou seu trabalho parlamentar para mais de 50 municípios e, tem pautado cada vez mais seu mandato no desenvolvimento regional e na representatividade municipalista, principalmente na região Sudoeste do Estado. O parlamentar, com um serviço efetivo, levou vários benefícios para a região, com a apresentação de projetos de leis de interesse da população, viabilização de R$ 5 milhões de emendas parlamentares individuais e implantação de várias ações, levando benefícios às cidades que representa.

Nessa semana, os municípios de Maripotaba, Itajá, Aporé, Serranópolis e Aparecida do Rio Doce comemoraram mais um ano de emancipação, todas representadas pelo deputado Lissauer. “É uma honra poder trabalhar para levar benefícios à região e melhorar a qualidade de vida da população”, comenta.

Mairipotaba

Maripotaba foi construída a partir do “jatobazeriro”, árvore símbolo da cidade. Teve sua origem e desenvolvimento em torno da estação telegráfica criada pelo Governo da União. O distrito foi criado com a dominação de São Sebastião do Atolador, subordinado ao município de Pouso Alto. Em 30 de março de 1938, tomou a denominação de Serrania. Somente em 1943 o distrito de Serrania passou a se chamar Maripotaba. No dia 12 de novembro de 1953, Maripotaba se torna oficialmente um município e nesse ano completou 65 anos de muitas conquistas e luta.

Itajá

Completando 60 anos de emancipação, Itajá é localizada no Extremo Sudoeste do Estado, com uma paisagem exuberante e uma população alegre e contagiante.

Em 14 de novembro de 1958, o Distrito de São João foi elevado à categoria de município, dando-se a instalação em 1º de janeiro de 1959, com o topônimo Itajá, que representa uma inversão de “Jataí” em homenagem à cidade-mãe da qual se emancipou.

Aporé

A história desse município exuberante, que está completando 60 anos, começa próximo às margens do Rio Aporé. Uma ponte foi construída sobre o rio, permitindo a comunicação com o então estado do Mato Grosso. Em 1938, apareceram as primeiras casas do povoado, que foi chamado de Aporé, que significa, “rio dos peixes”, em homenagem ao Rio que atravessa seu território.

Serranópolis

O município de Serranópolis, antiga Serra do Café, já era habitado há mais de 11 mil anos por nativos, segundo evidências arqueológicas. Devido a isso, a cidade é muito visitada devido aos seus sítios arqueológicos, cachoeiras, corredeiras e reservas de cerrado.

Serranópolis é repleta de opções turísticas, como a Reserva Particular de Patrimônio Nacional. Outro ponto turístico bastante visitado é a Gruta do Diogo, onde pesquisadores encontraram um fóssil de um homem conhecido como o homem da Serra do Cafezal (Zé Gabiroba). São 65 anos de muita história e belezas naturais!

Portelândia

Antigamente, a região do atual município de Portelândia era uma área despovoada, adida a cidade de Jataí e habitada apenas por fazendeiros e agricultores em moradias esparsas.

Somente em 14 de novembro de 1963, foi elevado à categoria de município com a denominação de Portelândia, comemorando 55 anos em 2018.

Aparecida do Rio Doce

Em 30 de novembro de 1971, a atual região de Aparecida do Rio Doce foi elevada a distrito. Ganhou sua autonomia em 16 de janeiro de 1991, desvinculando-se de Jataí, e surgindo, a partir desse dia, o município atual. Em 2018 o município completa 26 anos de emancipação e continua sendo um grande produtor de gado de corte, frangos e suínos, localizado no Sudoeste goiano à 299 km de Goiânia.

Histórias e belezas naturais

Lissauer Vieira reforça o compromisso de continuar com a representação municipalista, buscando cada vez mais recursos em prol da população e da melhoria de todas cidades que tem o orgulho de representar na Assembleia Legislativa.  “Sem dúvidas, Goiás é um estado rico em belezas naturais e cidades com histórias surpreendentes. Gostaria de parabenizar todos os municípios aniversariantes, por toda trajetória, conquistas e luta”, comenta o parlamentar.

Assembleia em Tempo Real

14/12/2018

19:04 - Encerramento das atividades

18:08 - Lincoln Tejota promove debate seminário sobre atuação de jovens na política

16:57 - Projeto dispõe sobre cobrança de taxa de estacionamento em shoppings e supermercados

15:30 - Combate ao abuso sexual contra mulheres em transporte público é fomentado por nova Lei

14:24 - Governadoria veta autógrafo de lei sobre direitos de renais crônicos e transplantados

12:45 - "Janeiro Branco", voltado a ações educativas para difusão da saúde mental, é instituído em Goiás

11:11 - Prefeitura realiza audiência pública para debater Plano Municipal de Saneamento Básico

10:27 - Sancionada Lei que regulamenta a produção e comercialização de produtos artesanais comestíveis em Goiás

09:01 - Executivo veta autógrafo que trata da exclusão do 3° dígito nos preços de combustíveis em Goiás

07:09 - Alego será palco hoje à tarde do seminário "Jovens Preparados para Dialogar com a Sociedade"

06:51 - Início das atividades

13/12/2018

19:00 - Encerramento das atividades

17:37 - Poder Executivo propõe venda de imóvel para construção de nova unidade especializada da Polícia Civil

16:46 - Reunião da Comissão Mista é encerrada pelo deputado Álvaro Guimarães

16:43 - Deputado Francisco Jr tem quatros projetos aprovados pela Comissão Mista

16:42 - Marlúcio Pereira repercute homenagem da Assembleia à cantora Joelma

16:40 - Plenário aprova, em primeira fase, reajuste aos servidores do Poder Judiciário de Goiás

16:24 - Reunião da Comissão Mista é aberta pelo presidente Álvaro Guimarães

16:17 - Vitti encerra última sessão ordinária do ano e convoca uma extraordinária para a próxima 2ª-feira, 17

16:04 - Aprovado, em primeira fase, doação de imóvel de Alto Paraíso à Secretaria de Educação de Goiás

15:39 - Paulo Cezar Martins elogia José Vitti e declara apoio à possível chapa liderada por Álvaro Guimarães

15:33 - Na tribuna, Virmondes Cruvinel comemora impedimento do aumento do IPTU em Goiânia

15:27 - Júlio da Retífica diz que Assembleia estará em boas mãos se Álvaro Guimarães for eleito presidente da Casa

15:22 - Karlos Cabral defende aprovação da data-base dos servidores do Judiciário

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - Palácio Alfredo Nasser - Alameda dos Buritis, 231
Setor Oeste - CEP: 74115-900 - Tel: (62) 3221-3000.

Carregando...