Ícone alego digital Ícone alego digital

Alunos do colégio Externato São José de Goiânia visitaram nesta sexta-feira,26, o Palácio Maguito Vilela

26 de Abril de 2024 às 11:35
Crédito: Will Rosa
Alunos do colégio Externato São José de Goiânia visitaram nesta sexta-feira,26, o Palácio Maguito Vilela
7ª edição do projeto Escola no Legislativo, com alunos do 3º ano, do Externato São José

A Escola do Legislativo realizou na manhã desta sexta-feira, 26, a 7ª edição do projeto Escola no Legislativo, que recebe alunos de escolas e universidades da rede pública e privada do Estado de Goiás, com o objetivo de ressaltar a importância do Parlamento para a sociedade goiana. Nesta edição, o Palácio Maguito Vilela recebeu os alunos do 3º ano do ensino fundamental do colégio Externato São José.

Os alunos, que tinham idade entre 6 e 7 anos, foram acompanhados pelos professores e assistiram a duas palestras. A primeira, ministrada pelo professor Maurício Paranaguá, abordou a “Origem, Evolução Histórica e Importância do Poder Legislativo”. Nesse primeiro momento, os alunos puderam compreender sobre o conceito de sociedade e cidadania e a importância de se estabelecer regras de convivência para manter a ordem.  Assim, o professor explicou que todo cidadão possui direitos e deveres e que essas regras de garantia da ordem são as leis. Além disso, o professor falou sobre a divisão dos Poderes, em Executivo, Legislativo e Judiciário, e a do Congresso Nacional, em Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Na segunda palestra, ministrada pela professora Ethiene Gonçalves de Oliveira, os alunos conheceram as dependências do Palácio Maguito Vilela, passando pela galeria de ex-presidentes, busto de Maguito Vilela e o Plenário Iris Rezende. Durante o tour, a professora falou sobre “As antigas e atuais sedes do Poder Legislativo Goiano”.  Ela explanou que a antiga capital de Goiás não era Goiânia e, portanto, a sede do Parlamento ficava em outra cidade, em Vila Boa de Goyaz, atualmente conhecida como Cidade de Goiás. Ela também comentou sobre o processo de transferência da capital, capitaneado por Pedro Ludovico Teixeira, e os prédios que sediaram a Alego ao longo dos anos.

Shaidi Oliveira é coordenador pedagógico e acompanhou a visita. Ele disse que a escola tem um programa multidisciplinar que prepara os alunos para visitas como essa e destacou que as turmas já estavam por dentro do conteúdo antes mesmo de chegarem à Alego. “É muito importante para nós, educadores, entendermos o papel desta Casa e da democracia, em poder levar aos cidadãos o poder de participar de forma ativa. Essa visita vai ficar marcada na memória desses alunos e eles, com certeza, levarão esse aprendizado para toda a vida”, comentou.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.