Ícone alego digital Ícone alego digital

Parlamento honrou profissionais da biomedicina nessa 3ª-feira, em sessão solene proposta pelo presidente Bruno Peixoto

19 de Novembro de 2025 às 06:45
Crédito: Carlos Costa
Parlamento honrou profissionais da biomedicina nessa 3ª-feira, em sessão solene proposta pelo presidente Bruno Peixoto
Sessão solene extraordinária em homenagem a biomédicos

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por iniciativa do seu presidente, deputado Bruno Peixoto (UB), realizou, na noite dessa terça-feira, 18, sessão especial para homenagear profissionais da área de biomedicina, em reconhecimento à contribuição para o fortalecimento da saúde no Estado. Integrantes da categoria receberam o Certificado de Mérito Legislativo.

Fizeram parte da mesa diretiva dos trabalhos, além do presidente da Casa: o deputado Virmondes Cruvinel (UB); o presidente da Associação dos Biomédicos do Estado de Goiás (Asbio), Renato Pedreiro Miguel; o vice-presidente da Asbio, Jonathan Gonçalves da Rocha; o pároco da Paróquia Ortodoxa São Nicolau, Padre Rafael Magul; a secretária da associação, Nathalia de Mello Bisso; e o secretário de Assuntos Internacionais da Alego, Michel Afif Magul.

Ao início da sessão, Peixoto falou de sua honra em poder homenagear homens e mulheres que prestam um serviço essencial para a população de Goiás. “Sei que se trata apenas de um papel, mas quero que saibam que atrás desse papel existe um currículo, uma história e vida de dedicação, suor, lágrimas e sorriso. Cada um de vocês representa sua categoria, por sua relevância ao estado” destacou o presidente.

Em seguida, o secretário Michel Magul reforçou a importância da iniciativa de Bruno Peixoto ao homenagear os biomédicos goianos, “classe que se caracteriza pela luta, pelo trabalha e por cuidar da saúde pública”. Magul destacou que são homenageadas diferentes gerações de profissionais, que de forma formidável zelam pela saúde do povo goiano. “A biomedicina sai hoje mais unida, fortalecida e cheia de fé nas suas conquistas e no fazer a diferença”, disse.

Convergência e resultados

Falando em nome dos homenageados, o vice-presidente da Asbio, Jonathan Gonçalves da Rocha, falou da sua alegria e privilégio em poder falar em nome dos colegas, reforçando sua convicção e orgulho de ser biomédico. “É uma classe que cresce, se reinventa, pesquisa, propõe, avança e entrega resultados concretos para a sociedade brasileira. Somos a convergência entre ciência e responsabilidade social, entre rigor técnico e compromisso humano”, afirmou.

O líder classista disse que falar em nome da sua categoria lhe despertou uma emoção profunda. "Saindo do discurso técnico e alcançando o campo do afeto, do pertencimento, da memória e da responsabilidade. É olhar para cada colega e ver ali história de luta, vocação e entrega silenciosa. Cada palavra aqui é nossa. Nossa jornada está apenas começando, a biomedicina tem um futuro brilhante pela frente. Obrigado, presidente Bruno Peixoto, pela sensibilidade da iniciativa”, agradeceu Rocha.

Presidente da Asbio, Renato Pedreiro Miguel afirmou que os homenageados da noite possuem trajetórias que justificam plenamente esse reconhecimento público, por parte da Assembleia Legislativa. Expressou sua honra em representar a Asbio na solenidade e reforçou o comprometimento dos integrantes da categoria com responsabilidade ética e trabalho sério, pilares indispensáveis para a proteção do patrimônio ambiental e social.

"Cada membro da nossa associação contribui direta e indiretamente para transfonar a realidade, orientar decisões e promover soluções que impactam positivamente a sociedade. Ser biomédico é conhecer os caminhos para analisar a vida humana. Esse reconhecimento mostra que nosso esforço é visto e valorizado”, afirmou Miguel. 

Por fim, o deputado Virmondes Cruvinel reforçou o papel de Bruno Peixoto e seu compromisso em deixar um espaço aberto para ouvir as entidades, profissionais liberais e entes da área da saúde pública. “São 25 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal e há a necessidade de os gestores terem essa preocupação: gastos constitucionais em algumas áreas estratégicas. A saúde, uma delas. O momento de homenagem é sempre oportuno, precisamos reconhecer as boas pessoas que fazem a diferença. Parabéns a todos os biomédicos”, elogiou o parlamentar.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.