Ícone alego digital Ícone alego digital

Francisco Oliveira quer tornar obrigatório exame de ecocardiograma em recém-nascido

12 de Dezembro de 2018 às 11:16

O Projeto de Lei nº 5445/18, elaborado pelo deputado Francisco de Oliveira (PSD), dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de exame de ecocardiograma fetal e em recém-nascidos no Estado de Goiás. A matéria foi protocolada no início desta semana e segue agora para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. 

Segundo justificativas do deputado, o Ecofetal é um exame feito ainda quando o bebê ainda está em gestação. A principal funcionalidade do procedimento é para observar o coração do bebê para previnir futuramente contra riscos cardiovasculares.

A Síndrome da Morte Súbita no Berço (SMSB) também deve ser considerada um evento agudo e sem sinais ou sintomas que evidenciem seu risco, mas pode ser evitada com a realização de eletrocardiogramas em recém-nascidos. 

A mãe da criança não precisa de nenhuma preparação prévia para a realização do exame, que dura cerca de 30 minutos com gel aplicado na barriga da gestante. No Art. 2° fica garantida a realização dos exames em todas as unidades de saúde públicas ou privadas credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), que atendam gestantes.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.