Ícone alego digital Ícone alego digital

Sancionada Lei que transforma Santa Cruz de Goias em Capital simbólica do Estado

18 de Dezembro de 2018 às 12:12

Aprovada na Assembleia, foi sancionada pelo governador José Eliton (PSDB) no dia 14 passado, e já está em vigor, a Lei nº 20376/18 que transforma a cidade de Santa Cruz de Goiás como Capital Simbólica do Estado. Com a nova lei, todos os anos, na semana que compreende o dia 27 de agosto, data do aniversário da cidade, os Poderes do Estado funcionarão ali, simbolicamente.

A iniciativa dos deputados Lincoln Tejota (Pros) e Gustavo Sebba (PSDB) é justificada por eles pelo fato da cidade de Santa Cruz de Goiás ter sido uma das primeiras povoações do Estado e morada dos descendentes do bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, que teve relevante participação na história do Estado.

A cidade já foi capital de Goiás por algumas décadas (1839 a 1870) e possui belezas naturais imponentes, como parques e as reservas de águas cristalinas da cachoeira de Lá e da cachoeira Taboão, no rio do Peixe, com quedas de até seis metros, casarões dos tempos áureos e a histórica Casa de Câmara e Cadeia.

No aspecto cultural a riqueza também é imensa. A Cavalhada de Santa Cruz de Goiás é a mais antiga do Estado (em 2018 completou 202 anos) e é a única que preserva sua originalidade. Outras expressões culturais são a Contradança e a Folia de Reis, entre outras.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.