Ícone alego digital Ícone alego digital

Na História: Há 189 anos era lançado o primeiro jornal impresso de Goiás

15 de Março de 2019 às 11:27

Em março de 1830 entrou em circulação o primeiro jornal editado em Goiás (e também de todo o Centro-Oeste brasileiro): Matutina Meia-Pontense, impressa em Meia Ponte, atual município de Pirenópolis, cidade que foi lugar da primeira tipografia do Estado, tendo por isso recebido o Título de Berço da Imprensa Goiana.

A Matutina Meiapontense circulou durante quatro anos (entre março de 1830 e 24 de maio de 1834, totalizando 526 edições) num período em que apenas 5% dos goianos eram alfabetizados e 25% dos goianos eram escravos. A assinatura trimestral custava 28.000 réis, o que na época (segundo registros do próprio jornal) equivalia ao preço de duas arrobas de boi.

Seu fundador foi Joaquim Alves de Oliveira e o primeiro diretor de redação foi Luís Gonzaga de Camargo Fleury. A Assembleia Legislativa de Goiás já fez algumas homenagens ao jornal, sendo a última vez em 2009, por iniciativa do então deputado estadual Fabio Sousa (PSDB).

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.