Ícone alego digital Ícone alego digital

Homenagem a oficiais do Exército

11 de Novembro de 2019 às 21:15
Crédito: Sérgio Rocha
Homenagem a oficiais do Exército
Homenagem a oficiais do Exército R2
Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro foram homenageados na Alego. Eles comemoram os 40 anos da Turma do Núcleo de Preparação do 42º Bimtz. O deputado Paulo Trabalho representou o deputado Bruno Peixoto, autor da iniciativa.

A sessão especial em homenagem aos oficiais da Reserva do Exército Brasileiro e aos 40 anos da Turma do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 42º Batalhão de Infantaria Motorizado foi aberta com o Hino Nacional, executado pela Banda da Polícia Militar e presidida pelo deputado Paulo trabalho (PSL).  Ele representou o autor da proposta, deputado Bruno Peixoto (MDB), que não pode comparecer ao evento por problemas de saúde na família.

O deputado Paulo Trabalho (PSL) discursou durante a sessão especial em homenagem e lembrou que o dia 4 de novembro foi colocado como Dia do Oficial R/2, uma organização pioneira do Exército Brasileiro e que, pela primeira vez, a Assembleia de Goiás, homenageia esses oficias, que ao deixarem o cargo ativo, tornam-se oficiais de consulta e honra.

O parlamentar aproveitou ainda para homenagear cada oficial presente, exaltando o seu trabalho para com a sociedade, na criação de uma nação mais íntegra, ética, justa e solidária. “Assim é o nosso valoroso Exército Brasileiro, o qual todos os cidadãos tem apreço e orgulho. Uma instituição que sempre nos defendeu, até no período mais sombrio da nossa história, as vésperas de um golpe comunista. Foi ouvindo o clamor popular que assumiu o comando da nação e nos impedindo de ser uma Cuba, uma Venezuela”, disse.

Paulo Trabalho disse ainda que foi na época do regime que foram construídas as maiores obras de engenharia que o país já viu e que isso é motivo de aplauso e saudação. “Sinto saudade do tempo que esse país tinha grandes obras. O poder emana sim do povo, mas porque o exército deixa e permite”, enfatizou.

“Hoje temos um representante do Exército comandando esse país novamente. Em 1964 o que houve foi um governo militar com clamor popular e a mídia maldosa chama esse período isso de golpe. Vocês mostraram que é possível gerir uma nação sem roubo, tínhamos liberdade naquela época, podíamos dormir tranquilo, havia segurança nas ruas e só era ruim pra quem era bandido”, celebrou o parlamentar.

Ao discursar, o vereador Welington Peixoto contou que sua mãe e do deputado Bruno está passando por muitas dificuldades e problemas de saúde, e por isso seu irmão não pode estar presente na sessão, uma vez que a acompanha ao Rio de Janeiro, em busca de tratamento.

O vereador disse ainda que na época da ditadura militar era possível dormir tranquilo e que o Exército trazia essa segurança para a população. “Quero deixar aqui meu orgulho e minha honra por estar nessa noite e firmar meu compromisso de realizar uma sessão semelhante, ano que vem, na Câmara de Goiânia. Deixo aqui também o abraço do meu irmão Bruno Peixoto”, finalizou

O 1º tenente Rubens Kirteim Junior falou em nome da Turma Monte Castelo, de 1979, da qual fez parte, no 42º Batalhão de Infantaria Motorizado e contou que passou por grandes momentos de frustação, estudo, preparação física e mental com seus colegas.

“Hoje entendemos bem e sentimos uma enorme gratidão aos nossos professores e gestores que nos auxiliaram. Os jovens daquela época foram transformados em senhores experientes com seu comando. Se tratam de cidadãos exemplares, pais de família e profissionais bem-sucedidos” contou.

“O segredo que nos manteve 40 anos juntos foi o amor à pátria, ao Exército Brasileiro e seus valores, a valorização da família e das amizades, respeito ao próximo e gratidão a Deus, que por sua vontade nos colocou no mesmo caminho. A farda não é uma veste que se despe com facilidade e indiferença, mas uma segunda pele que se adere a alma para sempre”, finalizou.

Em seguida, o deputado Paulo Trabalho ( PSL), representando o deputado Bruno Peixoto (MDB), entregou a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira aos três homenageados: Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Guilherme Gutemberg Isac Pinto; Coronel do Exército Manuel Joaquim de Aráujo Goes e o 1° Tenente, Luiz Roberto Botosso Júnior.

Os demais homenageados recebem Certificados de Honra ao Mérito das mãos de Paulo Trabalho e do vereador Wellington Peixoto. 

Após a entrega das homenagens, o presidente da Associação dos Oficiais do Exércitos de Goiânia, 1º Tenente Deygles Vieira Cavalcante, discursou. Falando em nome dos homenageados, Deygles falou da honra em estar presente nessa noite, falando em nome dos oficiais R/2 da reserva do Exército, agradecendo a Bruno pela propositura e a Paulo pela condução dos trabalhos.

“Temos nessa noite pessoas honradas e do bem, que tem no seu íntimo, o melhor para o Brasil. Esse é o sentimento dessa turma, com formação moral e idônea. Esses oficiais presentes, que representam a reserva ativa, são motivo de orgulho para mim, uma vez que sempre contribuíram para o crescimento da nossa Associação”, enfatizou o presidente.

O 1º Tenente ainda aproveitou para ler uma mensagem do Conselho Nacional dos Oficiais da Reserva para o oficial R/2 de todo o País. “Hoje somos mais de cem mil brasileiros, espalhados pelo Brasil, homens e mulheres de várias idades, unidos pela cor verde oliva. Mais de cem mil pessoas qualificadas com a formação do Exército, líderes e soldados, prontos para defender o Brasil”, leu o oficial.

A sessão foi então encerrada pelo deputado Paulo trabalho. Fizeram parte da mesa dos trabalhos, além do parlamentar que presidiu a sessão: o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Luiz Carlos de Alencar, representando o governador Ronaldo Caiado (DEM); o presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Goiás, Nicomedes Domingos Borges; o procurador-geral do Município, Brenno Kelvys Marques, representando o prefeito Iris Rezende (MDB); o vereador Welington Peixoto (MDB), representando a Câmara Municipal de Goiânia; o coronel Fabrício Lima Marques, representando o Comandante de Operações Especiais, General de Brigada Mário Fernades; o coronel do Exército, Osvaldo Filizolla; o presidente da Associação dos Oficiais do Exércitos de Goiânia, 1º Tenente Deygles Vieira Cavalcante, o 1º Tentente Rubens Kirsteim Junior e os três homenageados com a Medalha dessa noite: Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Guilherme Gutemberg Isac Pinto; Coronel do Exército Manuel Joaquim de Aráujo Goes e o 1° Tenente, Luiz Roberto Botosso Júnior.

Homenageados

Adenildo Pereira de Sousa 
Agnaldo Francisco Ferreira
Agostinho Monteiro Neto
Albert Fagundes e Carvalho
Alfredo Morais de Mendonça
Alline Aparecida Marques da Motta Michalczyk Rocha
André Martins de Deus
Andrey Tavares de Oliveira Penido
Antônio Carlos Amaral Porto 
Ari Franco Romeiro Alves Queiroz
Ariel Wiederhecker Antunes de Oliveira 
Átila Delfino Ferreira
Augusto Alves de Brito
Aurélio Macedo soares
Breyner Rodrigues da Silva
Carlos de Macedo e Silva Filho 
Carlos Magno Domenciano Silva
Charles Wellington Bernardo da Silva
Cláudio Caldart
Daniel Santana da Silva
Davy Hugo Rodrigues
Denys Alves de Almeida
Deygles Vieira Cavalcante
Eduardo Pires do Nascimento
Elias José Barcelos Corrêa 
Eriton Brandão Anchieta Ramos
Fabrício de Souza Nogueira
Fidelmir de Souza Lôbo
Francisco Geraldo Sarti de Carvalho
Gerson Felipe Curpievsky
Gilmar Eduardo de Barros
Gilmar Evangelista da Rocha 
Guilherme Gutemberg Isac Pinto 
Hárisson de Abreu Pancieri
Ibsen Rosa
João Amado Santana 
João Batista Arcanjo
José Afonso da Silva
José Eliano Pereira da Silva
Joveny Sebastião Candido de Oliveira
Juarez Távora de Siqueira júnior
Juliano Batista de Sousa
Júlio César Carrijo dos Santos
Kesley Kristiano Souza
Leandro Somma da Silva
Leonardo Coelho Avelar
Luciano Levy Leite Santos
Luís Pereira Gomes
Luis Renato Ramos 
Luiz Afonso Angrisani
Luiz Armando Ferreira
Luiz Lopes de Araújo Júnior
Luiz Roberto Botosso Jr. 
Manuel Joaquim de Araújo Góes
Marajá João Alves de Mendonça Filho
Marcello Alves Elias
Marcelo Silva Arantes 
Márcio Perez Borges
Marconi Mariano da Silva
Marcos Itiro Abe
Mário de Souza Carvalho
Martiniano Gondim de Sousa Costa
Matheus Carvalho da Trindade
Mauro Arrais Grangeiro
Mauro José Cândido (in memoriam)
Maycon Machado Resende dos Reis
Nilton Pinheiro da Silva 
Osmarim Clemente da Silva
Oswaldo Filizolla
Ovídio Prudente de Oliveira
Pedro Antônio Martins
Rafael George Resende Rodrigues
Raimundo Nonato Tavares da Silva
Ramalho dos Santos Ribeiro Neto 
Renato Batista Pires Júnior
Reny de Matos Quaresma
Ricardo Luiz de Oliveira Campos
Roberto Giovanny Oliveira Silva
Robson Natal
Rodrigo Bernardes Neiva
Rodrigo Marques Ferreira
Rômulo Bueno Franco 
Ronaldo Cardoso Mendes
Rubens Kirsteim Junior
Saulo Machado Resende dos Reis
Saulo de Oliveira
Sebastião Teles de Menezes
Sérgio Ricardo Sandes Rocha
Sormani Neiva Moroni
Ulisses Gomes dos Santos
Ulisses Peixoto Pinto Neto
Vandir Lopes Júnior
Vinícius Rodrigues de Melo
Vitor Hugo de Araújo Almeida
Wagner Rodrigues da Sillva
Walter Porto Almeida 
Wander Ataídes Ferreira
Weber Neves Moreira Júnior 
Wellington Ribeiro de Sousa
Wesley Flávio Otaviano Canuto
Wilian Vilela Rocha.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.