Ícone alego digital Ícone alego digital

Dia do Engenheiro

09 de Dezembro de 2019 às 21:05
Crédito: Denise Xavier
Dia do Engenheiro
Sessão especial em comemoração ao Dia do Engenheiro
O Dia do Engenheiro foi celebrado na Alego em sessão especial para a entrega do Certificado do Mérito Legislativo a profissionais da área. Por iniciativa do deputado Vinícius Cirqueira, o evento foi realizado na noite desta segunda-feira, 9.

Por iniciativa do deputado Vinícius Cirqueira (Pros), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou sessão especial em homenagem ao Dia do Engenheiro. Na solenidade realizada no plenário Getulino Artiaga, na noite desta segunda-feira, 9, o parlamentar, que também é engenheiro por formação, agraciou 56 pessoas ligadas ao setor de construção em Goiás com o Certificado do Mérito Legislativo.

Compuseram a mesa diretiva, além do deputado que preside a sessão: o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte, Pedro Henrique Ramos Sales, representando o governador Ronaldo Caiado (DEM); o presidente da Agência de Regulação de Goiânia, Paulo Cesár Pereira, representando o prefeito Iris Rezende (MDB); o conselheiro federal do Confea, Annibal Lacerda Margon; o vice-presidente do CREA, Ricardo Veiga; E ainda, a vereadora de Rio Verde, Marussa Cássia Favaro Boldrin e o vice-presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Seção Goiás, Victor Martins Siqueira Rezende.

Logo após dar início aos trabalhos, Vinícius Cirqueira rememorou seu histórico de homenagens à categoria ainda quando ocupava a função de vereador na Câmara Municipal de Goiânia.

O parlamentar também elencou as qualidades e habilidades que a profissão exige dos(as) engenheiros(as). “Nós precisamos pensar mais rápido, planejar, para pensar em infraestrutura, pensar de forma macro. Não é possível construir um estado forte sem o trabalho da engenharia. Sou muito honrado de fazer parte dessa classe de profissionais e, hoje, poder estar no Parlamento Estadual contribuindo e homenageando vocês que tanto agregam e são importantes para nossa sociedade”, concluiu.

Agradecimentos

O vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO), Ricardo Veiga, proferiu discurso da tribuna. Ele falou sobre a posição que a engenharia ocupa nos diferentes campos da economia e da sociedade. Ricardo ressaltou a necessidade de se ampliar a quantidade de pesquisas científicas na área, bem como a interlocução entre as universidades e as empresas.

“O Crea de Goiás tem buscado ser um dos promotores da integração das academias com as empresas. Uma das ações é a ampliação da participação na composição do Conselho por parte da representação das academias e também a realização de atividades técnicas em sua sede e nas suas inspetorias situadas no interior do estado”, citou o engenheiro, que integra a lista dos homenageados. Ricardo Veiga finalizou com um agradecimento ao deputado Vinícius Cirqueira.

O engenheiro agrônomo Guido Juliano Martins de Araújo também ocupou a tribuna na sessão especial. Falando em nome dos homenageados, disse da sua honra em representar os colegas engenheiros nesta noite e agradeceu ao deputado Vinícius Cirqueira (Pros) pela honraria. Ainda, afirmou que o Brasil ensaia uma saída da maior recessão econômica da nossa história.

“São milhões de desempregados, um parque industrial sucateado, a renda per capta do brasileiro em declínio e uma crise política sem precedentes, nos últimos anos. É diante desse ambiente caótico que as coisas acontecem. O profissional que será mais requisitado para a reconstrução do nosso país é o engenheiro, nas mais variadas especialidades”, defendeu Guido.

O engenheiro afirmou ainda que os dias sombrios estão passando, enquanto o mundo espera a melhora do Brasil. “E nós, engenheiros, seremos convidados a sermos patrocinadores do crescimento do nosso País, seja no campo ou na cidade. Aguardamos que nossos políticos nos façam crer que seremos protagonistas desse trabalho. Precisamos fazer a nossa parte”, finalizou.

 

Homenageados

Amador dos Santos
Ana Maria Ricardo do Amaral Lopes
André Eugene Laperche
Antonio Lacerda Junior
Antonio Sales Teixeira
Carolina De Oliveira Souza Giacon
Cassio Inumaru
Cintia dos Reis Lopes Carvalho
Claudio Macedo
Denivaldo Lopes Gomes
Dornil Espíndola Coelho Neto
Éder Vieira Medeiros
Edgar Pinto
Eduardo Jorge Linhares Ribeiro
Enio José Pazini Figueiredo
Fabiano Lima Rocha
Fernando Henrique Mussi
Francisco Ganzer Neto
Gabriela Scelzi Amaral
Geraldo Magela da Silva
Guido Juliano Martins De Araújo
Guilherme de Souza Pinheiro
Guilherme Victor Humberto Soares Carneiro
Henrique Cirqueira Lima
Jadir Matsuy
Johnis  Pastore da Silva Junior
Jordana Lopes Moraes
José Ricardo Ribeiro Reis
José Rodrigues de Moura
Khalil Fernando Tum
Laura Bernardino Fernandes Giroldo
Lucas Marcues De Oliveira Quirino
Lucas Sebastião Neves
Marcelo Conrado
Marcelo de Oliveira Gomes
Marcelo  Torrubia de Oliveira
Marco Antônio De Andrade
Marcos Alberto Luiz de Campos
Marilson Gonçalves Campos
Nathan Abreu
Pedro Henrique
Ranulfo Alves Bandeira
Raul Evangelista da Rocha
Regina de Amorim Romacheli
Rhuan Carlos Alves Ferreira
Ronaldo D'arc de Castro
Rubens Machado Bittencourt
Sergio de Oliveira
Tales Eduardo de Albuquerque Nobrega
Thais Marçal Viana
Thiago Oliveira Dietz Júnior
Tiago Batista Oliveira
Ubirajara Alves Abud
Vicente Machado
Victor Martins Siqueira Resende
Wiliam Gonzaga

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.