A conscientização das autoridades sobre a importância de investir em políticas públicas que venham contribuir para a educação da criança e do adolescente. Esse foi o principal tópico da palestra proferida pelo deputado Carlos Antonio (PSC), presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa.
Também proferiu palestra o presidente da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado de Goiás (Acetego), Renilton Borges Santana, que é assistente social. Ele falou sobre os direitos e os deveres da criança e do adolescente, enfatizando o papel da familia, do Estado, da sociedade, bem como dos próprios atores,as crianças e os adolescentes.
Carlos Antonio ressaltou que o governo que investe na criança e no adolescente deixa de construir presídios. Inclusive, se posicionou contra a redução da maioridade penal, para colocar adolescentes de 16 anos de idade na cadeia.
Carlos Antonio agradeceu de público o apoio que recebe do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jardel Sebba (PSDB), bem como de seus colegas parlamentares e dos servidores do Legislativo goiano, para bem desempenhar o seu papel de presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Casa.
Enfatizou que recebe todas as condições para conhecer in loco a realidade de cada Conselho Tutelar no Estado, com vistas a contribuir com cada um deles. Frisou que já entregou 20 veículos aos Conselhos Tutelares selecionados entre os mais necessitados que visitou e que já conseguiu junto ao governador Marconi Perillo a promessa de mais 20 carros.
Ele lembrou que conseguiu do Governo de Goiás um computador para cada Conselho Tutelar no Estado e que vai conseguir muito mais apoio governamental em favor da educação da criança e do adolescente.
Renilton Borges, antes de proferir sua palestra, fez agradecimento de público a ex-conselheira tutelar Ana Lidia Fleury, que fundou a Acetego. "A Ana Lidia plantou uma semente que frutificou e agora estamos regando-a para que dê mais frutos ainda."
O presidente da Acetego também deixou claro a importância de investir mais na educação da criança e do adolescente. Ressaltou que o papel da família é o mais importante nesse quesito.
A iniciativa do evento partiu do Conselho Tutelar de Turvânia que, através de seus conselheiros - Maria Lúcia de Sousa (presidente), Maria da Cruz Moreira Passos (Lia), vice-presidente; Dorcas Luiz Martins, Paulo Alves da Costa e Julielton Reis Souza - comemorou o sucesso do mesmo. À frente da iniciativa, a conselheira Lia fez avaliação positiva das palestras. "Aprendemos um pouco mais para que possamos desempenhar melhor a nossa difícil missão de proteger e defender os direitos das crianças e dos adolescentes."
Também participou do evento o vice-prefeito Geraldo Vasconcelos Valadares (PSB), que se comprometeu em investir mais na educação no município. Também compuseram a mesa dos trabalhos o secretário municipal de Meio Ambiente, Márcio Pena, que atuou como mestre de cerimônia; as conselheiras Maria Lúcia e Lia, a psicóloga Sueides Maria da Mata, do CRAS; e a professora Lucília Santos.