A necessidade da instalação do segundo conselho tutelar no município foi uma das questões colocadas pelo presidente do Conselho Tutelar de Trindade, João Humberto Bonfanti, ao deputado Carlos Antonio (PSC), presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa.
Bonfanti apresentou as reivindicações durante visita do parlamentar àquele órgão municipal, juntamente com a equipe técnica da referida Comissão.
Carlos Antonio conheceu as instalações e necessidades do Conselho Tutelar de Trindade e aproveitou a oportunidade para divulgar o 1º Concurso de Linguagem Expressiva que a Comissão da Criança e Adolescente está promovendo com o devido apoio da Assembleia Legislativa, notadamente de seu presidente, o deputado Jardel Sebba (PSDB). O parlamentar pediu apoio do Conselho Tutelar de Trindade na divulgação do concurso, que tem seu lançamento marcado para o dia 1° de agosto, com o tema: “Conselho Tutelar: Um Amigo em Quem Posso Confiar”.
O deputado social-cristão e sua equipe foram recepcionados pelos conselheiros tutelares João Huberto Bonfanti, presidente; Fábio Rodrigues Cavalcante, vice-presidente; Rosa Maria da Silva Matias; Weferson Souza Nunes; e Valdivina Cintra.
Depois de ouvir atentamente o relato de Bonfanti, Carlos Antonio falou da impossibilidade de se criar um segundo conselho tutelar, agora, no município, haja vista que a legislação exige 100 mil habitantes para cada órgão municipal deste, mas frisou que deverá ser aprovado a qualquer momento resolução em que poderá ser aumentado o número de conselheiros, enquanto não se cria outro conselho tutelar em Trindade.
Devido à grande demanda de atendimentos feitos diariamente no Conselho Tutelar de Trindade – média de 80 por dia, Carlos Antonio se comprometeu em fazer gestões não só para aumentar o número de conselheiros, mas para conseguir um novo carro para o órgão, haja vista que o veículo que possui é de 1996 e o mesmo apresenta muitos problemas, especialmente mecânicos.
Carlos Antonio garantiu que irá fazer um pedido especial para o deputado Nélio Fortunato (PMDB), irmão do prefeito de Trindade, Ricardo Fortunato (PMDB). Caso o veículo não seja conseguido com a rapidez que se exige, o parlamentar prometeu colocar o Conselho Tutelar deTrindade entre aqueles que serão contemplados com os próximos 20 carros a serem doados pelo governador Marconi Perillo (PSDB).
Entretanto, de modo geral, Carlos Antonio gostou da estrutura do Conselho Tutelar de Trindade, que funciona em uma casa próxima à velha Matriz, com recepção funcional e duas salas para atendimentos reservados. O órgão dispõe ainda de secretárias, motorista e servidora para serviços de limpeza e de cozinha. Carlos Antonio ficou feliz em saber que o deputado Humberto Aidar (PT), membro titular da Comissão que preside, já está tomando providências para conseguir computador e impressora para o Conselho.
Carlos Antonio disse que está contente com os frutos já colhidos depois que fez o mapeamento dos conselhos tutelares no Estado de Goiás. “Graças a Deus, ao governador Marconi Perillo e ao presidente Jardel Sebba, temos conseguido atender às necessidades mais urgentes de alguns conselhos tutelares realmente carentes de estrutura para o desempenho de sua missão constitucional”.