A Comissão da Criança e Adolescenteo , irá ao município de Silvânia para conhecer as três alunas selecionadas para a final estadual do I Concurso de Linguagem Expressiva que tem como tema “Conselho Tutelar – Um amigo em quem posso confiar”.
O encontro acontecerá no Fórum Municipal de Silvânia onde será entregues aos alunos vencedores do município três bicicletas como premiações cedidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), cuja presidente é Márcia Santos.
O I Concurso de Linguagem Expressiva é uma realização da Assembleia Legislativa através da Comissão da Criança e do Adolescente em parceria com os Conselhos Tutelares do Estado.
O objetivo do evento é desenvolver o pensamento, a pesquisa e criatividade dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, através da produção de texto ou desenho que possa expressar a importância do trabalho do Conselho Tutelar.
A seleção das produções, em Silvânia, foi realizada por uma comissão julgadora formada por pedagogas, professoras, pelo conselho tutelar, pela secretaria de educação e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
O presidente da comissão, Deputado Carlos Antônio, conta que a ideia de lançar o concurso partiu das visitas realizadas aos conselhos tutelares de todo o Estado. Por meio delas o deputado percebeu a imagem negativa que o Conselho tinha de ser um órgão repressor, imagem essa herdada de certa forma do antigo Juizado de Menores.
Em Silvânia, foram mais de 350 produções, delas foram escolhidas duas redações e um desenho. Laís Gabriela de Sousa e Lorraine Martins Barbosa produziram as redações e Carolina Garcia foi selecionada pelo desenho que fez.
A premiação estadual será entregue no dia 29 de outubro na Assembleia Legislativa do Estado, onde os três finalistas de cada município deverão comparecer para receberem os certificados de participação e saber quais os três vencedores a nível estadual que vão levar um notebook para o 1º lugar,um tablet para o 2º lugar e uma câmera digital para o 3º lugar.