Em prosseguimento ao trabalho da Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa e dando sequência ao levantamento sobre a situação dos Conselhos Tutelares dos municípios goianos iniciado em 2011, a Comissão visita os Conselhos Tutelares de Rianápolis, Rialma, Ceres e Carmo do Rio Verde.
Nestas visitas técnicas são verificadas as condições de funcionamento em relação a estrutura física e de pessoal; condições de trabalho (equipamentos e transporte); o trabalho da rede de proteção à criança e ao adolescente no município; os casos que geram maior número de atendimento e os casos em que há violação de direitos.
Nas reuniões com conselheiros e educadores de cada uma das localidades visitadas, a Comissão trata de programas em funcionamento nos municípios, dotação orçamentária para o funcionamento do Conselho Tutelar, adequação municipal à Lei nº 12.696 e gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Em todos os municípios, a Comissão reúne com Prefeitos, Presidentes de Câmaras Municipais e Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente.