A Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa de Goiás realizou, nessa quinta-feira, 30 de novembro, Visitas Técnicas aos Conselhos Tutelares dos municípios de Caçu, Cachoeira Alta e Gouvelândia, na região Sudoeste do Estado.
As Visitas Técnicas têm o objetivo de verificar, in loco, a situação dos Conselhos Tutelares e os anseios dos conselheiros dos municípios, visando fortalecer os Conselhos Tutelares e sua função precípua de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Desde 2011, quando tive início essa atividade, muitos foram os avanços e conquistas verificados, principalmente em relação à estrutura disponível ao Conselhos Tutelares e, até mesmo quanto ao reconhecimento, da sociedade e das instituições. Entretanto muito ainda há que ser feito, para que esse reconhecimento se traduza em melhor disponibilidade dos gestores municipais de proporcionarem capacitação contínua e melhor remuneração para os conselheiros.
A Comissão da Criança e Adolescente, que estabeleceu como meta realizar Visitas Técnicas aos conselhos tutelares dos 246 municípios goianos, com as visitas realizadas nessa quinta-feira, comemora a marca de 221 municípios visitados. Certamente que, ao final do ano de 2018, a meta será alcançada.