Naturalidade: Itapuranga – Goiás
Data de nascimento: 17 de março de 1973
Filiação: Lucide Verônica Sauthier Accorsi e Darci Accorsi
Estado civil: Divorciada
Filhas: Verônica e Helena
Formação: Graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG);
Profissão: Delegada da Polícia Civil do Estado de Goiás;
Mandatos: 1º (18a Legislatura: 2015- 2019)
2º (19ª Legislatura - 2019-2023)
Votos em 2014: 43.424
Votos em 2018: 39.283
Base eleitoral: Goiânia
• Trajetória
Adriana Accorsi cresceu convivendo com a militância política de seus pais. Participou ativamente das campanhas de seu pai, o ex-prefeito de Goiânia, Darci Accorsi, como líder da juventude petista. Delegada de Polícia por mais de 14 anos, candidatou-se em 2014 para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás, onde foi a mulher mais bem votada. A deputada petista tem como principais bandeiras a defesa dos direitos das mulheres e o combate à violência. Conheça um pouco de sua trajetória profissional e política:
2000 - Após ser aprovada em concurso público para delegada de polícia, Adriana passa a fazer parte dos quadros da Polícia Civil. Esteve a frente de várias Delegacias Gerais em cidades do interior do Estado de Goiás, como Nazário, Turvânia, Bela Vista de Goiás, Cristianópolis, dentre outras.
2003 - Foi promovida à Delegada Titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, onde permaneceu por mais de oito anos, liderando centenas de investigações, notadamente em casos de pedofilia, homicídios e exploração sexual de crianças e jovens, entre eles, o caso da menina Lucélia.
2011 - Ocupou o cargo de Superintendente de Direitos Humanos da Secretaria da Segurança Pública de Goiás (SSPGO) e, teve, como primeira missão, acompanhar as investigações referentes a grupos de extermínio suspeitos de serem responsáveis por centenas de assassinatos e dezenas de desaparecimentos. Em dezembro do mesmo ano, foi convidada a ocupar o cargo máximo da Polícia Civil do Estado, Delegada Geral, primeira mulher a assumir tal posto.
2013 - Em janeiro deste ano foi convidada pelo prefeito Paulo Garcia para dirigir a Secretaria Municipal de Defesa Social.
2014 - Voltou para os quadros da Polícia Civil e candidatou-se a deputada estadual pelo partido dos Trabalhadores (PT), tendo sido a primeira candidata petista a ser eleita para o cargo.
• Títulos, homenagens e prêmios
2008 - Placa da Câmara Municipal de Goiânia (Dia das Mães);
2010 - Placa do Tribunal de Justiça na Jornada Jurídica – Violência contra a mulher e o adolescente;
2010 - Placa da Câmara Municipal de Goiânia pelos relevantes trabalhos no Município (Aniversário da PC);
2011 - Homenagem da Câmara Municipal aos policiais civis, na data em que se comemora o dia do Policial Civil, (9 de maio);
2012 - Medalha Ordem do Mérito da Segurança Pública Mauro Borges Teixeira (em 7 de março);
2012 - Destaque Jurídico pela Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) – (em 16 abril);
2012 - Medalha da Ordem do Mérito Dom Pedro II – Corpo de Bombeiros (em 3 de julho);
2012 - Medalha Guardião do Gabinete da Governadoria (em 31 de julho);
2012 - Diploma de Mérito da Segurança da Pública (em 12 de setembro)
2013 - Homenagem da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Goiás na sessão solene intitulada "Por todos os nossos direitos" (em 10 de dezembro);
2014 - Prêmio Mais influentes da Política no Estado de Goiás, por ter sido lembrada em primeiro lugar como autoridade da área de Segurança Pública (em 13 de março);
- Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira;
- Medalha Comendador da Ordem do Mérito Anhanguera;
- Medalha do PROERD – Batalhão Escolar da PM;
- Medalha da Ordem do Mérito da Segurança Pública e Justiça de Goiás, Mauro Borges Teixeira (Grau Comendador).