Naturalidade: Goiânia - GO
Data Nascimento: 11 de agosto de 1960
Filiação: Jordelino Bueno e Freitas e Terezinha de Lourdes
Estado Civil: Casado
Filhos: Dois
Formação: Professor com licenciatura em História e Estudos Sociais pela Universidade Católica de Goiás. Pós-Graduado em Políticas Públicas. Especialização em Finanças Públicas e Desenvolvimento Urbano
Votos em 2002: 11.069
Votos em 2006: 12.574
Votos em 2010: 23.355
Votos em 2014: 20.290
Na 17ª Legislatura foi presidente da Organização dos Municípios; titular das comissões de Tributação, Finanças e Orçamento; suplente das comissões de Educação, Cultura e Esporte, Serviços e Obras Públicas, Defesa dos Direitos do Consumidor, Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, Habitação, Reforma Agrária e Urbana; vice-presidente da CPI do Endividamento do ano de 2010; suplente da CPI da Assembleia, CPI da Segurança Pública.
Trajetória
Político por ideologia, o deputado estadual Luis Cesar Bueno (PT) entrou na vida pública na efervescência dos movimentos de esquerda que ressurgiam no Brasil no início dos anos 1980.
Com a anistia e consequente retorno dos exilados ao País, Luis Cesar começou a ter contato com políticos de esquerda e a atuar, simultaneamente, nos movimentos estudantis, populares e sindicais. Nessa época ainda cursava as faculdades de História e Ciências Sociais na UCG.
Foi um dos fundadores do PT, participando da primeira direção do partido em Goiânia e também da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da qual foi delegado em Goiás na época de sua fundação.
Em 1989, torna-se presidente do PT Metropolitano, cargo que exerceria novamente entre 1998 e 2000. Em 1996, obtém o primeiro mandato de vereador por Goiânia. Idealizador do histórico café da manhã no Plenário da Câmara para moradores de rua, em 1999, chamando a atenção para a causa. Reeleito vereador em 2000, em 2002 renuncia ao mandato para disputar vaga na Assembleia, sendo eleito para o Legislativo estadual com mandato de 2003/2006.
Nascido em Goiânia, filho mais velho de cinco irmãos, o deputado se orgulha de nunca ter figurado em escândalos e de fazer campanha com recursos próprios.
Principais fatos no Poder Legislativo
Eleito vereador de Goiânia, em 1996, Luis Cesar Bueno é reeleito em 2000 com 4025 votos. Na Câmara Municipal de Goiânia defendeu políticas públicas para o desenvolvimento econômico, social e de promoção da cidadania. No Parlamento municipal as exerceu as funções:
- Presidente da Comissão de Fiscalização, Orçamento, Finanças e Economia por três mandatos (1998/2000 e 2000/2002)
- Vice-Presidente da Comissão de Educação (1997/1998)
Membro da Comissão de Constituição Justiça e Redação (2000/2002)
Membro da Comissão Especial de Inquérito - CEI sobre a limpeza urbana de Goiânia (2001)
Líder da bancada do PT ( 2000)
Em seus dois mandatos de vereador por Goiânia, Luis Cesar Bueno apresentou vários projetos de lei, Código de Limpeza Urbana (Emenda a Lei Orgânica e Lei Complementar)
Instituição de políticas públicas para a população de rua e para a terceira idade, com a instalação do Conselho Municipal do Idoso
Regulamentação da comercialização e do cultivo de produtos transgênicos
Diretrizes para a revitalização do Centro de Goiânia e seu respectivo ordenamento urbano
Instituição de cotas para negros e afro-descendentes no serviço público municipal
Formação do Conselho Municipal de Saneamento Básico
Obrigatoriedade da publicação de todas a licitações (compras por convite, carta convite, tomada de preços) em todos os jornais diários e no Diário Oficial do município
Constituição do mapa da violência urbana por região e tipo de delito no âmbito do município
Propôs a ampliação para até 35% os recursos oriundos das receitas próprias para investimento em Educação;
Estabelecimento de diretrizes para a consolidação das leis de âmbito municipal com a extinção das leis inúteis;
Regulamentação da prestação de serviços para motocicletas (mototáxi e motoboy) no município de Goiânia.
Projeto de Emenda à planta de valores imobiliários contra o aumento abusivo do IPTU no ano de 2000, conseguindo anular o aumento do imposto na Justiça
Também por iniciativa de projetos em seu mandato, conseguiu resolver os problemas de limites entre Goiânia e o município de Aparecida de Goiânia, acabando com a chamada "Terra do Nem" e conseguindo cidadania para 53 mil moradores dos bairros limítrofes
Em 2002, torna-se o segundo deputado estadual mais votado do Partido dos Trabalhadores. Na Assembleia Legislativa ocupa as seguintes funções:
Presidente da Comissão de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia
Vice-Presidente da Comissão de Serviços e Obras Públicas
Membro das Comissões de Finanças e Orçamento
Membro da Comissão de Organização dos Municípios
Membro da Comissão de Turismo
Conselheiro do Coíndice de Goiás (Conselho de Distribuição de Índices do ICMS)
Líder da Bancada do PT
Luis Cesar Bueno é um dos deputados que mais apresentou projetos de lei, projetos de resolução e emendas à Constituição Estadual na atual legislatura, todos eles de grande relevância social, como por exemplo:
Instituição de Cotas Sociais na Universidade Estadual de Goiás
Disciplina o Comércio e o Cultivo de Produtos Transgênicos
Institui o Programa Estadual de Inclusão Digital
Instala o Sistema Estadual do Software Livre
Institui o Certificado de Responsabilidade Social
Atualiza o Regimento Interno da Assembleia Legislativa
Institui Mecanismos de Controle para a Segurança Privada no Estado de Goiás
Institui Comissão Administrativa de Transição nas Prefeituras após as Eleições Municipais
Estabelece pauta prévia nas votações as Assembleia Legislativa do Estado
Determina Obrigatoriedade Anual de Fiscalização de Pontes e Bueiros nas Rodovias Goianas.
Estabelece novos Critérios para a Distribuição do ICMS para as Prefeituras
Institui no âmbito do Estado o Programa Goiano de Apoio do Biodiesel
Determina a Instalação da Rádio Assembleia
Institui a Tribuna Popular na Assembleia Legislativa
Institui o Programa de Combate à Obesidade
Estabelece Políticas Públicas de Combate ao Uso de Álcool e Drogas nas Escolas Estaduais
Institui a Semana e o Dia do Sojicultor
Estabelece a Obrigatoriedade de Acompanhamento Psicológico aos Alunos das Escolas Estaduais de Primeiro e Segundo Graus
Institui o Trabalho Voluntário no âmbito do Estado de Goiás
Institui a Semana Estadual de Prevenção à Gravidez e às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s) na Rede de Ensino Público do Estado
Institui o Selo de Qualidade Goiana de Turismo
Sua característica parlamentar séria e atuante tem pautado os trabalhos da Assembleia Legislativa de Goiás. Seu conhecimento tributário e perfil fiscalizador no parlamento, rendem a Luis Cesar Bueno o reconhecimento da sociedade que através das entidades organizadas acompanha o mandato
Principais fatos da vida política
Ainda muito jovem, Luis Cesar Bueno iniciou sua militância política. Aos 15 anos era diretor do Centro de Formação Profissional Ítalo Bologna, do Senai, onde se formou em artes gráficas (1975/1976).
Foi presidente do Grêmio Livre do Colégio Pré-Universitário de Goiânia. Nesta ocasião, colaborou com a articulação e reorganização do movimento estudantil em Goiânia (1977/1979).
Na universidade, presidiu o Centro Acadêmico de Estudos Sociais, dirigiu o Centro Acadêmico de História e colaborou com a reconstrução da União Nacional dos Estudantes em Goiás e dos Diretórios Centrais dos Estudantes das Universidades Católica de Goiás - UCG e Federal de Goiás - UFG, participando, ainda do Conselho Universitário da UCG como representante estudantil (1980/1986).
Atuou no movimento sindical participando como delegado de Goiás no Congresso Nacional de Fundação da Central Única dos Trabalhadores - CUT.
Foi dirigente do Centro dos Professores de Goiás - CPG e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (1983/1989).
Como dirigente do Partido dos Trabalhadores, foi um dos fundadores do partido em Goiânia, participando do 1º Diretório, sendo presidente por duas gestões (1989/1990 e 1997/1999). Foi membro do Diretório Nacional em 1998/2001 e atualmente é membro da Executiva Regional do PT. Foi líder da bancada do PT na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.
Para a 15ª Legislatura 2003/2006 obteve 11.069 votos.
Principais fatos da vida profissional
Luis Cesar Bueno é professor licenciado em História e Estudos Sociais pela Universidade Católica de Goiás e Pós-Graduado em Políticas Públicas.
Especializou-se em Finanças Públicas e Desenvolvimento Urbano. Também é professor da rede estadual de ensino e servidor público da prefeitura de Goiânia.
Como Diretor Técnico Tributário da Secretaria de Finanças (1993/1996), presidiu a comissão de reestruturação do Código Tributário Nacional e representou a prefeitura de Goiânia na Associação Brasileira de Secretarias de Finanças - ABRASF. É autor de vários artigos e estudos técnicos sobre políticas públicas e conjuntura econômica e social. Atualmente representa a Assembleia Legislativa no Conselho de Distribuição dos Índices do Coíndice, como conselheiro titular.
Títulos
Vereador do Ano: 2001
21ª Edição - Os Melhores do Ano
Pesquisa Opinião Pública - Vasco Promoções
Vereador do Ano: 2002
22ª Edição - Revista Performance
Mérito Político: 2003
Jornal Correio Metropolitano
Brasília - DF
Troféu - Vereador do Ano/2002
Programa Pelos Bares da Vida
Grande Oficial da Ordem do Mérito Anhanguera
Decreto nº 5.977 de 22/07/2004
Confere o Grau de Mérito Anhanguera pelos relevantes serviços prestados ao Estado, expedido pelo Governo de Goiás.
Troféu Pequi
Os Melhores do Ano de 2004
Deputado do Ano
EME-EME Produtora e Vasco Produções