Ícone alego digital Ícone alego digital

Perfil Biográfico: Daniel Messac PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO

Foto do deputado
LEGISLATURA PERÍODO PARTIDO
15ª Legislatura 2003 até 2007 PTB
16ª Legislatura 2007 até 2011 PTB
17ª Legislatura 2011 até 2015 PTB
18ª Legislatura 2015 até 2019 PTB
Notícias Fotos

Data de Nascimento: 27/03/1960.
Naturalidade: Paineiras (MG).
Filiação: João Alves de Morais Filho, Hermelina Maria de Jesus.
Formação: Filosofia (UCG); Teologia (Faculdade de Teologia e Filosofia Cristã).
Estado Civil: Casado.
Votos em 2002: 23.509
Votos em 2006: 23.461
Votos em 2010: 24.813
Votos em 2014:  27.142 (2º suplente)

* Em 07 de abril de 2018, desfilia-se do PSDB e assina ficha de filiação ao PTB

* Licenciado desde 23 de agosto de 2007, quando assumiu o cargo de secretário extraordinário no Executivo estadual. Retorno à Assembleia Legislativa no dia 28 de outubro de 2009, após deixar o cargo de secretário extraordinário do Governo.


* Como segundo suplente da Coligação PSDB/PP/PR/PSD/PTB, assumiu cadeira na Assembleia no dia 06 de fevereiro de 2015, em razão da licença do titular Valcenôr Braz (PTB) para assumir a Secretaria Extraordinária do Entorno de Brasília.
* Em 18 de março de 2015 afasta-se da Assembleia Legislativa em razão de licença para tratamento de saúde.

* Em 12 de dezembro de 2016, como primeiro suplente, assume novamente a Assembleia Legislativa, na vaga surgida com a indicação de Valcenôr Braz para o TCM.

* Em 02 de janeiro de 2017 é efetivo deputado estadual, em razão da renúncia do titular Zé Antônio, que foi eleito prefeito da cidade de Itumbiara.  


Trajetória Política


Principais atividades profissionais

Funcionário Público Federal.
Vereador por Goiânia em três mandatos.
Deputado estadual eleito em 2003 com 23.509 votos.
Secretário Extraordinário de Estado para Assuntos da Região Metropolitana.

Formação escolar
1º Grau: Colégio Laurício Pedro Rasmussem - Bairro Feliz;
Colégio Educandário José de Anchieta - Vila Nova;
2º Grau: Colégio Sena Aires - Setor Universitário;
3º Grau: Universidade Católica de Goiás - Curso de Filosofia; Faculdade de Teologia e Filosofia Cristã  Curso de Teologia.
Curso de Técnicas Gerenciais Básicas - SESI;
Coordenador do 1º Debate sobre Abastecimento Popular - Cuiabá-MT.

Experiências profissionais
Possui 22 anos de serviço público federal, uma larga experiência profissional e um profundo conhecimento da funcionalidade das empresas públicas, isto lhe proporciona facilidades para analisar e legislar projetos do interesse da população.
Banco Mercantil de São Paulo S/A - Na função de Office-Boy;
COBAL - Companhia Brasileira de alimentos - Funções exercidas:
- Auxiliar de Escritório
- Assistente Técnico
- Supervisor de Vendas
- Coordenador da Rede Somar na Região Centro-Oeste
- Coordenador do Programa de Alimentação Popular (PAP) no Estado de Goiás
- Subgerente da Central Distribuidora de Cuiabá-MT.
- Gerente da Central Distribuidora de Cuiabá-MT.
- Gerente do Supermercado da COBAL Volante de Produtos da Cesta Básica
- Gerente da Central de Serviços da COBAL-TO.
- Encarregado do Setor Administrativo da COBAL

Trajetória política
- Eleito em outubro de 1991 para mandato de Vereador em Goiânia, para o período de 1992/1996, com 1.162 votos.
- Reeleito em outubro de 1996 para mandato de Vereador em Goiânia, para legislatura de 1997/2000, com 4.019 votos.
- Reeleito em outubro de 2000 para mandato de Vereador em Goiânia, para a legislatura de 2000/2002, com 6.466 votos.
- Secretário Extraordinário para Assuntos da Região Metropolitana do Governo de Goiás 2003.
- Deputado Estadual
- Eleito em outubro de 2002 para 15° Legislatura da Assembleia Legislativa de Goiás, para o período de 2003/2006, com votação em 221 municípios num total de 23.509 votos.
- 2º Suplente de Deputado Estadual para 16° Legislatura da Assembleia Legislativa de Goiás, para o período de 2007/2010, com votação em 221 municípios num total de 23.461 votos.
- Presidente da Comissão Reunida da Câmara Municipal de Goiânia. Período de 1997/1998.
- Cargo de 1° Secretário de Mesa Diretora da Câmara Municipal de Goiânia. Legislatura de 1999/2000.
- Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Goiânia em 2001.
- Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Goiás em 2004.

Bases de representação
Recebeu votação em 222 dos 246 municípios do Estado de Goiás. Sendo que as maiores votações foram obtidas nas seguintes cidades: Goiânia (sendo a principal votação com 12.396 votos), seguido de Aparecida de Goiânia, Minaçu, Caldas Novas, Catalão, Jatai, Anicuns, Trindade, Quirinópolis, Palmeiras de Goiás, Americano do Brasil, Rio Verde e Bela Vista de Goiás.

Carreira política
Desde quando mudou para Goiânia, morando sempre na região Leste da cidade, Daniel Messac começou a se interessar muito cedo pela política, talvez por ter começado a trabalhar ainda pequeno, aos 10 anos acompanhava seus pais que tinham uma banca de verduras no Mercado Municipal da Vila Nova e lá ele já prestava a atenção em tudo, especialmente nas pessoas que frequentavam o mercado e, no dia-a-dia, descobria e convivia com problemas sociais. Tudo isto foi despertando em Daniel um sentimento humanitário e solidário, que o fez sonhar com cargos representativos para defender os mais carentes. Complementando esta experiência veio a participação em Grêmios estudantis, durante o período escolar, foi quando sentiu fortalecidos os seus sentimentos patrióticos e nacionalistas.

A realização deste sonho foi difícil, a primeira eleição foi conquistada com muita garra, dedicação e superação, pois as dificuldades eram imensas. O primeiro mandato veio em 1992 e, como todo início, a adaptação não foi fácil, Daniel achava que o governo tinha que ter mais obrigações para com o povo e, na verdade, entrou na política com este propósito, o de procurar soluções para os problemas da população.

Conseguiu a aprovação de vários projetos, todos beneficiando vários segmentos da sociedade, porém, uma das principais preocupações de Daniel Messac é a proliferação do uso de drogas na nossa população, principalmente entre os jovens. Para atacar isto, Daniel tem se destacado no trabalho de combate às drogas, tem dedicado importantes apoios às entidades que trabalham na prevenção e recuperação de drogados, prova disso que sempre está ao lado destas entidades, promovendo: seminários, debates e congressos, com pautas direcionadas aos problemas do uso de drogas. Por diversos anos fez parte de Conselhos destas entidades, como por exemplo do "MOVIMENTO JOVENS LIVRES", que mantém internos viciados em drogas e alcoolismo .

É de sua autoria o Projeto de Lei que cria o Centro de Recuperação de Drogas e Toxicamos, sancionado pelo prefeito e previsto para ter a sua criação definitiva ainda em 1999, conforme consta na LDO/99. Outro projeto de sua autoria e de grande importância para a cidade de Goiânia é o Projeto de Reordenamento dos Endereços de Goiânia, que em poucas palavras, trata da reorganização dos endereços do município goianiense. Os primeiros resultados deste trabalho foram apresentados através de 12 Projetos de Leis aprovados na Câmara Municipal e sancionados pelo prefeito, que corrigiram distorções e confusões do sistema de endereçamento da nossa capital.

Daniel Messac obteve sua reeleição em 1996, com 4.019 votos, resultado que demonstrou uma aprovação do seu trabalho, pois houve um crescimento de mais de 250% em sua votação com relação a sua primeira campanha. Neste segundo mandato continua atuante e mantendo seus objetivos iniciais, ou seja: defender os interesses do povo e trabalhar visando um mundo melhor para a próxima geração, que com a vinda do novo milênio, certamente dependerá muito do que se faz hoje para que todos tenham uma melhor qualidade de vida no futuro.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.