Naturalidade: Goiânia (GO)
Nascimento: 15 de março de 1969
Filiação: Francisco Rodrigues Vale e Maria das Graças Nascimento Vale
Estado Civil: Casado com Renata da Veiga Rodarte Vale
Filhos: Mariana, João Victor e Pedro Henrique
Formação: Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Especialização em Comércio Exterior. Mestrado em Desenvolvimento Urbano e Planejamento Territorial pela PUC-GO.
Profissão: Advogado e Urbanista
Votos em 2010: 30.030
Partido: Eleito pelo PMDB
* Filiou-se ao PSD em 23 de setembro de 2011.
Votos em 2014: 29.718
Na 17ª Legislatura foi:
Comissões
Presidente da Agricultura, Pecuária e Cooperativismo
Vice Presidente da Educação, Cultura e Esporte
Titular da Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, Turismo
Suplente da Tributação, Finanças e Orçamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Habitação, Reforma Agrária e Urbana
Suplente da CPI dos Grampos
Trajetória:
Professor desde os 19 anos, Francisco Júnior dedicou 18 anos de sua vida à sala de aula, ensinando Matemática, Religião, Filosofia e Sociologia. O parlamentar tem forte inserção no meio católico, tendo sido coordenador da Renovação Carismática Católica, tanto em Goiânia, como em todo o Estado.
Francisco Júnior ingressou na vida pública em 2005, logo após a vitória de Iris Rezende para a Prefeitura de Goiânia. Nomeado secretário municipal de Planejamento, em 2005, ele elaborou e conseguiu aprovar o novo Plano Diretor de Goiânia, além de promover o primeiro concurso público na Pasta.
Em 2008, deixou a Secretaria para se candidatar a vereador e saiu vitorioso com 11.462 votos, a segunda maior votação da Capital. No início de seu primeiro mandato, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Goiânia para o biênio 2009/2010.
Por seu desempenho à frente do Poder Legislativo municipal, Francisco Júnior recebeu a Medalha do Mérito Anhanguera, a maior honraria de Goiás, concedida pelo governador Alcides Rodrigues.
Na 18ª Legislatura, o deputado pretende estabelecer mais políticas de cooperação econômica e de desenvolvimento para diversas regiões do Estado, reflexo de sua ampliação das bases no Norte e Entorno do Distrito Federal.