Leonnardo Portilho Soares Silva
Naturalidade: Goiânia/GO
Nascimento: 03/12/1985
Filiação: Aparecida de Fátima Portilho e Weber Soares Silva
Estado Civil: Solteiro
Profissão: Agricultor
Formação: Gestão de Segurança Pública
Base eleitoral: Bom Jesus e região
Partido: Podemos
Votos em 2022: 13.640
Léo Portilho terminou a corrida eleitoral de 2022 na segunda suplência. Ele era filiado ao PSC, mas em 16 de junho de 2023, o partido se fundiu ao Podemos em razão da cláusula de barreira. Assim, o deputado passa a integrar a legenda do Podemos na Assembleia Legislativa.
Trajetória
Léo Portilho assumiu o posto de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Goiás em 1° de julho de 2025. Ele ocupa a cadeira do deputado licenciado Henrique César, que se afastou do cargo por 120 dias em função de interesses particulares. Portilho é conhecido como “o trator de Goiás”.
Ele cresceu cercado por influências políticas. Sua trajetória política é fortemente inspirada no legado familiar. É neto de Derso Portilho, ex-prefeito de Vicentinópolis, e enteado de Adair Henriques da Silva, que foi prefeito de Bom Jesus de Goiás por cinco mandatos. Sua mãe, Fátima Portilho, também teve papel relevante como ex-primeira-dama da cidade.
Conhecido como "o Trator de Goiás" por sua ligação ao agronegócio e dedicação às causas sociais e à saúde, Portilho concorreu pela primeira vez ao cargo de deputado estadual em 2022. Sua candidatura foi marcada pelo foco em pautas essenciais para o desenvolvimento regional, como a valorização do agronegócio, o fortalecimento da saúde pública e o amparo às comunidades mais vulneráveis.
Nascido em Goiânia e criado na região Sudoeste e Sul do estado, Léo viveu em cidades como Vicentinópolis, Edéia e Bom Jesus de Goiás, onde fortaleceu seus vínculos com a população e a realidade do campo.
Com discurso firme, ações práticas e uma conexão genuína com o povo goiano, Léo busca construir sua história na política com o objetivo de transformar realidades e honrar o legado que carrega no sobrenome.