Jardel Sebba congratula-se com companheiros de profissão

18 de Outubro de 2007 às 17:43
Discurso proferido pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jardel Sebba (PSDB), durante sessão especial comemorativa ao Dia do Médico. (18/10/2007).

SENHORAS E SENHORES,

Na condição de médico e de presidente desta Casa, não poderia deixar de me manifestar diante de tantos amigos e amigas ilustres, neste feliz momento em que falo não como deputado ou presidente da Assembléia Legislativa, mas como médico que se orgulha da profissão que herdei do meu querido pai, Jamil Sebba.

Quero, acima de tudo, manifestar a minha satisfação em reencontrar colegas de profissão que há muito não via.

Minhas palavras serão breves, mas, como escreveu o nosso saudoso Bernardo Élis, vou dizê-las com “a emoção profunda e calorosa do coração”.

Para mim, é motivo de muita honra poder compartilhar da alegria desta homenagem que, no Dia do Médico, por iniciativa do presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Valdir, e também da deputada Vanuza Valadares, a Assembléia Legislativa presta a 50 categorizados profissionais, conferindo-lhes a Medalha do Mérito Pedro Ludovico Teixeira – que também tenho a honra de receber, mais uma vez agradecendo a lembrança do nobre colega Dr. Valdir.

Sempre digo que a maior riqueza de Goiás é o seu patrimônio humano. E eis aqui, neste plenário, mais uma prova dessa verdade incontestável.

O nosso Estado é uma obra coletiva que ainda tem muito por fazer, acima de tudo para reduzir as desigualdades sociais e promover a cidadania.

Do muito já feito, grande parte devemos à abnegação e ao esforço de homens e mulheres que aqui plantaram as suas raízes e semearam os valores do trabalho, da ética e da solidariedade. Gente com visão do futuro, arrojada, determinada, que pratica o bem sem pedir nada em troca, apenas pelo propósito de buscar dias melhores para o nosso povo.

São pessoas com essas qualidades extraordinárias, pessoas diferenciadas pela sua conduta, que hoje são homenageadas pela Assembléia Legislativa nesta solenidade.

Homens e mulheres virtuosos que exercem o sacerdócio da Medicina com seriedade e responsabilidade, aplacando o sofrimento individual e garantindo o conforto da cura sem distinção de classe social, cor, sexo e religião.

Profissionais que renovam no dia-a-dia os ditames do Juramento de Hipócrates, ensinando-nos a lição da humildade e nos levando à convicção de que a valorização do médico é um dever da sociedade e dos governos, porque representa os valores elevados do amor à vida, da defesa da família e dos interesses comuns.

Nunca será muito dizer que valorizar o médico, garantir salários dignos e condições ideais de trabalho deve ser um compromisso permanente de todos os níveis de governo.

E um compromisso inegociável, que não comporta retórica, mas, sim, desponta como uma prova de consideração e respeito pelos médicos que atuam no serviço público e por todos os que desenvolvem o trabalho médico em Goiás.

Carlos Chagas, o autor da maior realização da ciência brasileira – a descoberta da doença de Chagas –, enxergava o Brasil como um grande hospital, tamanhas as mazelas que o país enfrentava na sua época.

73 anos depois da morte grande cientista e sanitarista parceiro de Oswaldo Cruz, ainda são enormes as carências na área da saúde.Infelizmente, nosso país não logrou êxito em implantar, de forma definitiva, políticas públicas consistentes e duradouras, capazes de assegurar serviços de saúde de qualidade ao conjunto da população.

Ainda agora, os jornais noticiam que o Ministério da Saúde reconhece que o país vive uma grave epidemia de dengue, com o registro de quase 500 mil casos da doença nos primeiros nove meses de 2007.

A falta de recursos para os investimentos necessários para a elevação do padrão de saúde pública do Brasil já se tornou crônica, em que pese o repetido discurso de boa vontade dos sucessivos governos.

Acredito que já é passada a hora de se fazer um grande pacto pela saúde no país, institucionalizando um novo modelo de atendimento das demandas e criando a cultura da medicina preventiva, como hoje acontece nas nações desenvolvidas.

A homenagem que hoje a Assembléia Legislativa presta a ilustres figuras da ciência médica em Goiás, mais que justa e merecida, enobrece a classe dos médicos no nosso Estado pela dimensão das personalidades reverenciadas.

Goiás é um dos centros mais avançados de medicina do país exatamente porque aqui temos profissionais de altíssima competência.

A Medalha do Mérito Pedro Ludovico Teixeira reflete a aprovação da comunidade goiana, da qual nós, deputados e deputadas, somos os legítimos representantes, homenageando biografias de cidadãos honrados, que se empenham diuturnamente em libertar a nossa população dos numerosos males evitáveis a que está exposta.

Que esta tarde memorável possa se inscrever na história como um momento de reflexão e de louvor ao bom exemplo profissional.

Que nunca se acabe o entusiasmo na construção de um grande futuro para a ciência médica, para Goiás e para o Brasil.

Que possamos todos, enfim, prosseguir em frente dividindo os frutos do progresso entre todos os goianos e todos os brasileiros.

Faço, por fim, questão de apresentar os meus respeitosos cumprimentos a cada um dos homenageados, a seus familiares, amigos e colegas de trabalho.

Que Deus nos proteja e ilumine a todos.

Muito obrigado.