Ícone alego digital Ícone alego digital

Presidente Lissauer Vieira discursa na solenidade de posse da Mesa Diretora 2021-2023

01 de Fevereiro de 2021 às 16:15
Discurso do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (PSB) proferido durante a solenidade de posse da Mesa Diretora que conduzirá a Casa de Leis no biênio 2021-2023.

Senhoras e Senhores,

Ao iniciar minhas palavras, quero me dirigir a cada colega parlamentar com assento nesta Casa de Leis para agradecer a confiança que por unanimidade foi depositada em mim. Sei da grande responsabilidade e sou grato de coração pela honrosa oportunidade de conduzir, ao lado dos demais integrantes da Mesa Diretora, o Legislativo goiano por mais um biênio. A minha saudação e o meu muito obrigado, portanto, a todos os pares.

Quero também manifestar o meu agradecimento aos nossos dedicados servidores, que não medem esforços para o bom funcionamento da Casa e que são os nossos grandes parceiros no trabalho de modernização e fortalecimento da Alego. 

Com muita humildade, assumo um novo mandato à frente da presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. E o faço reafirmando a marca da nossa gestão: a independência deste Poder. Independência com responsabilidade e harmonia com os demais poderes. Independência para divergir, mas também para convergir em torno dos interesses maiores de Goiás.

A Casa do povo goiano é a Casa do diálogo e do equilíbrio. Aqui devemos agir com foco na construção de consensos e na garantia da governabilidade. Sem radicalismos e sempre com o espírito desarmado. Os poderes constituídos não podem fazer oposição entre si.

Foi assim que nos pautamos nos dois últimos anos e será assim que continuaremos nos conduzindo. De forma democrática, vamos manter abertos os canais de comunicação com o Executivo e Judiciário, com o Ministério Público, Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios e Defensoria Pública, sempre realizando a interlocução necessária à conciliação e ao entendimento em favor das demandas do povo goiano.

Não faltamos ao nosso dever diante da crise da pandemia e em outros momentos difíceis. Cumprimos o nosso papel e demos a nossa contribuição. Cortamos gastos, fizemos economia e votamos corajosamente medidas amargas, mas necessárias à superação de obstáculos, sobretudo do ponto de vista fiscal. 

Sempre obtivemos do governador Ronaldo Caiado um tratamento cortês, respeitoso e democrático. Pela via do diálogo, o governador sempre buscou o aconselhamento e o respaldo da Assembleia nas ações do governo. Pela longa carreira parlamentar, aprendeu a valorizar o Legislativo e dar à instituição a importância e os créditos devidos. Fomos parceiros e, por certo, vamos seguir neste caminho, em favor da prosperidade e do desenvolvimento de Goiás. 

Tivemos também um relacionamento harmonioso e bastante positivo com o ex-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Walter Lemes, e demais membros da Corte. Aproveito para parabenizar o novo presidente empossado hoje pela manhã, desembargador Carlos Alberto França, e dizer que o TJ e a Alego prosseguirão caminhando juntos, promovendo intercâmbio de experiências e somando forças em favor do Estado.

A Alego é hoje uma Casa pacificada e passa longe de escândalos. Aqui, as diferenças políticas e partidárias são respeitadas, a decência é regra e a palavra rigorosamente cumprida. Todos têm liberdade de manifestar suas ideias e defender os respectivos pontos de vista. E, mais importante, levam benefícios diretos às suas bases, fortalecendo a representação política dos deputados junto aos municípios.

É o caso das emendas impositivas, uma conquista do Parlamento goiano, respaldada pelo governador Ronaldo Caiado, que sempre cumpriu à risca os seus compromissos. O pagamento do duodécimo da Assembleia também foi resolvido nesse último biênio e é mais um bom exemplo fruto do diálogo entre Executivo e Legislativo. Chegamos a um consenso em relação ao repasse do recurso, nunca antes acordado, e que permite a autonomia financeira do Poder.

Outra conquista muito importante é a nova sede da Assembleia, que ficará pronta até o final deste ano. Com cronograma de obras adiantado, a previsão é de que até março do ano que vem seja possível fazermos a mudança total para o novo parlamento, situado no Park Lozandes, na região Leste de Goiânia.

É impossível fazermos uma retrospectiva e não falarmos da maior crise sanitária mundial do nosso tempo, que é a pandemia do novo coronavírus. E aqui abro um parêntese para ressaltar a atuação exemplar do nosso governador Ronaldo Caiado. Como médico ele entendeu a gravidade da situação ainda no começo, e como político tomou todas as decisões importantes para Goiás em conjunto, ouvindo os poderes Legislativo e Judiciário, e os órgãos autônomos, através de reuniões constantes.

Fomos a primeira Assembleia Legislativa do país a adotar as sessões remotas, e a segunda Casa de Leis que implementou a inovação, logo após o Senado Federal. Em um momento extremamente delicado e angustiante, em que vidas estavam em risco, essa celeridade foi fundamental para dar as respostas necessárias à população, que não foram poucas.

Aprovamos a criação dos hospitais de campanha, a destinação de R$ 351 milhões para o Fundo Estadual de Saúde, e estadualizamos hospitais em todas as regiões de Goiás. Doamos R$ 10 milhões de nossas economias ao Executivo para usar na aquisição de equipamentos e materiais hospitalares, cestas básicas e outros itens necessários no enfrentamento do vírus.

Reduzimos mais de 20% de gastos entre os meses de abril e junho, além de várias medidas de cortes de despesas, para proporcionar maior fôlego financeiro ao caixa do Estado, minimizando os reflexos negativos da pandemia. Em setembro, demos um novo passo e adotamos o sistema híbrido, que permite a participação do parlamentar de forma online ou presencial, a critério de cada um.

Apesar das dificuldades que nos limitaram, foi um período produtivo, de crescimento e aprendizado. Fomos surpreendidos, mas temos conseguido, com o apoio de todos, nos superar a cada dia sem perder a esperança. E é com esperança e otimismo, mas também muita gratidão e trabalho, que vislumbro os próximos dois anos no Legislativo goiano.

Ao concluir, quero mais uma vez assinalar o compromisso da Assembleia Legislativa com a governabilidade de Goiás e com as boas práticas da gestão pública. Manifesto a minha solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos na luta contra a Covid-19. Tenho convicção de que muito em breve a pandemia será uma página virada no mundo e novamente poderemos retomar o convívio social com alegria e segurança.   

Agradeço, por fim, a presença de todos nesta solenidade, e também àqueles que nos assistem on-line, e rogo a Deus para que continue nos protegendo e iluminando o nosso caminho.

Muito obrigado!

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.