Ícone alego digital Ícone alego digital

Francisco Oliveira discursa em nome da oposição na abertura dos trabalhos legislativos do ano de 2021

15 de Fevereiro de 2021 às 17:08
Discurso proferido pelo deputado Francisco Oliveira (PSDB) na sessão solene de abertura da 3ª sessão legislativa ordinária, realizada no dia 15 de fevereiro de 2021.

CUMPRIMENTOS .....

 

Entre 2015 e 2018, eleito para um mandato eletivo, tive a honra de representar o povo de Goiás neste Parlamento, o que me encheu de orgulho, tendo em vista a importância do Poder Legislativo para a concretização da democracia, em qualquer das esferas de governo e, especialmente, em razão da vontade de trabalhar para nosso Estado.

Pertencendo à base governista, à época, fui agraciado com a oportunidade de, por dois anos, ser líder do governo, função que exerci com a maior dedicação, buscando sempre o diálogo e a composição para a aprovação dos projetos de lei que aqui tramitaram. Tive a alegria de, nessa função, ajudar na articulação para aprovar o orçamento impositivo, que corrobora nossa autonomia e assegura a efetivação de projetos importantes para entidades e Municípios. Meu voto e trabalho para honrar acordo com os deputados foram decisivos para aprovação dessa matéria, o que me deixa ainda mais feliz!!! Além disso, mesmo sendo situação, tive a oportunidade de, com imparcialidade, atuar, no período de transição, para a aprovação de matérias de importância para o governo da época e para o atual governo!!!

Já em 1º de janeiro deste ano, com o coração cheio de alegria e de disposição para trabalhar, retornei a esse Poder para assumir, novamente, um mandato eletivo, preenchendo a vaga deixada pelo agora Prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto. Só que, dessa vez, em situação diferente, como oposição ao governo, e como oposição, fui honrosamente designado para falar na abertura dos trabalhos legislativos.

Quero salientar, de início, que o fato de sermos oposição não significa que estaremos irremediavelmente contra o Governo do Estado, mas a favor do povo goiano, em qualquer situação. Por isso, nossa atuação buscará sempre o interesse público.

Na verdade, tenho trilhado a carreira política por quase 30 anos, sendo que, por 20 anos, eu e o Governador Ronaldo Caiado já compartilhamos as mesmas linhas de pensamento político, o que nos fez caminhar juntos. Devo muito a ele!!!!! Mas, as circunstâncias da vida, as mudanças de paradigmas ideológicos nos separaram, o que não significa que não podemos lutar por um mesmo objetivo: o progresso do Estado de Goiás!!

Desde então, essas mudanças de paradigmas me aliaram ao ex-Governador Marconi Perillo e, devido à importância que teve e tem para o nosso Estado, não poderia deixar de ressaltar a transformação por ele aqui produzida, que o colocou na vanguarda entre os outros Estados da Federação. Entre muitos feitos, imperioso mencionar a criação do Vapt Vupt – o Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão do Estado de Goiás, que ampliou o acesso do cidadão às informações e aos serviços públicos, com atendimento diferenciado, rápido e eficaz. Além disso, Marconi criou o programa renda cidadã, que tem por objetivo ajudar as famílias de baixa renda, proporcionando-lhes dignidade. Criou também a bolsa universitária e a UEG, que democratizaram o acesso à universidade. Ademais, criou o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação, que trabalha na reabilitação de pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual. Para tornar a saúde mais eficiente, construiu hospitais de urgência, que são referência em nosso Estado, a exemplo do Hugo, Hugol, além do Hospital do Servidor. Vimos, também, em sua gestão, o PIB de nosso Estado aumentar, fortalecendo nossa economia!!! Enfim, Goiás evoluiu muito ao longo dos anos!!!

Quanto ao Poder Legislativo, pudemos observar, também ao longo dos anos, seu fortalecimento. Desfrutamos de uma Presidência atuante, que tem buscado sua autonomia, independência e respeito frente aos outros Poderes. Nossas congratulações ao Deputado Lissauer Vieira, o grande arquiteto na construção dessa autonomia, incansável na busca de sua concretização, e mais, que tem se empenhado para a conclusão da nossa nova sede, cuja construção tem se arrastado há anos, em vista das dificuldades financeiras, e que nos oferecerá melhores condições de trabalho e também de atendimento ao cidadão, bem assim, de acessibilidade. O Presidente Lissauer também se empenhou para aperfeiçoar e atribuir eficácia ao orçamento impositivo. Devemos isso ao senhor, Presidente!!!!!

Não poderia deixar de mencionar tudo isso porque não posso ser ingrato com meu passado, temos de agir com responsabilidade e compromisso com a história de nosso Estado. Também porque não posso deixar de dar honra a quem tem honra!!!! Devemos respeitar o legado deixado por cada governo!!!!

Mas, como diz o ditado, para frente é que se anda!!!! Ulisses Guimarães já disse que “é caminhando que se abrem caminhos!!! Portanto, caminhemos, sigamos em frente!!!! Cada governo tem seu valor, e enfrenta dificuldades peculiares!! Os dias atuais nos trazem problemas também atuais, que ainda não tinham sido vivenciados por nossa geração, ou seja, uma pandemia sem precedentes, um vírus renitente, que exige de todos nós, sabedoria e disciplina para combatê-lo. Uma pandemia que já ceifou cerca de 8 mil vidas em nosso Estado, desafiou a eficiência do sistema de saúde, desestruturou famílias, não somente pela perda de entes queridos, mas pela perda da renda familiar.

Graças a Deus, há uma luz no final do túnel, e essa luz já começou a brilhar, por meio da ciência, da produção de vacinas. Reconhecemos, nesse ponto, o comprometimento do Governador do Estado no combate ao coronavírus e para conseguir vacinas para Goiás e imunizar nosso povo.

Diante desse cenário, o momento exige a convergência de forças, para que o Estado de Goiás não fique estagnado e continue crescendo. Assim, evidencia-se a importância do Poder Legislativo, especialmente, para a democracia, pois é dele que nascem nossos direitos, por meio da elaboração de leis que atendam às necessidades atuais, mas também para fiscalizar, para exercer nosso controle político. Isso exige que sejamos sensíveis aos anseios do povo goiano!!!

Nesse sentido, como oposição, queremos sim exercer nosso direito ao contraditório, sempre que necessário, mas não de forma irresponsável, ou simplesmente para ser contrários ou para fazer politicagem. Ao invés disso, perseguiremos uma oposição propositiva, coerente, exerceremos nosso papel democrático, agiremos sempre com ética, valorizaremos o debate de ideias, a discussão salutar, e buscaremos, incansavelmente, o diálogo. Rechaçamos a intolerância à divergência de ideologias políticas e as manifestações de ódio.

 

Somos oposição, mas não buscamos a fragmentação da política de nosso Estado, não buscamos seu enfraquecimento. Antes, queremos somar forças e seremos perseverantes para legitimar e fortalecer a democracia, independente do viés político de cada um, afinal, ela não existe sem a pluralidade de partidos!!!!

Muito maior que pensamentos ideológicos diversos é o interesse público!!!!! Queremos entender a democracia, não somente como uma forma de governo, mas como um instrumento para se alcançar o bem-estar social!!!! Somos detentores de um mandato do povo, e precisamos buscar caminhos! Por isso, caso haja conflitos entre os interesses da população e os projetos de lei a serem votados nesta Casa, e se não conseguirmos a composição e a mediação dos conflitos, seremos combativos!!!

Como já disse Renan Calheiros, “Nada mais simbólico para democracia do que um Parlamento com liberdade, onde todos os partidos têm voz ativa”. E é assim que queremos prosseguir, com determinação, esperança, gerando emprego e renda, qualidade de vida para o povo goiano, corroborando mais e mais o direito à educação e à saúde!!!

Nobres colegas, vamos trabalhar para ajudarmos a desanuviar dias tão difíceis, tão nebulosos, tão desafiadores, conquistando dias melhores para nosso Estado e nosso país!!!

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.