OVG: compromisso com a cidadania e a inclusão social
Senhores deputados,
Senhoras deputadas,
Em nome da OVG, expressamos ao parlamentar proponente e a seus eminentes pares, na pessoa do presidente Jardel Sebba, a nossa gratidão e o reconhecimento a um Poder sempre atento e atuante em tudo que diz respeito aos interesses de Goiás e dos goianos.
Realmente, a OVG é uma instituição que, há 60 anos, muito realiza, merecendo, portanto, a admiração geral.
Mahatma Gandhi, o libertador da índia, defendia o amor como à força mais abstrata e também a mais poderosa que há no mundo.
Pois a OVG é movida a amor, desde sua criação, em 30 de outubro de 1947, por um grupo de senhoras, tendo à frente Dona Ambrosina, esposa do então Governador do Estado, Jerônimo Coimbra Bueno.
Seus esforços, trabalhando com máquinas de costura emprestadas, proporcionavam enxovais de bebês, roupas de cama e uniformes escolares a famílias de baixa renda.
Tudo sob orientação da Igreja Católica que, em 1966, transferiu da OVG ao Estado.
Dirigida pela primeira-dama, Dona Marilda, mulher do Governador da época, Otávio Lage de Siqueira, ela adquiriu nova dimensão com a constituição do Conselho de Obras da Comunidade, que permitiu a construção, em Goiânia, da Casa do Interior e da Maternidade Nossa Senhora de Lurdes.
Em 1976, conduzida pela primeira-dama hoje senadora, Lúcia Vânia Abrão Costa, a OVG, dotada de funcionários remunerados, iniciou um novo ciclo de expansão.
Todas as suas presidentes sempre lhe dedicaram o melhor de si, daí a projeção atualmente alcançada, que confirma o poeta Fernando Pessoa: ”Nada que é feito com amor é pequeno ou sem valor”.
E como tudo que se faz com amor, se faz muito melhor, milhões e milhões de pessoas receberam seus providenciais benefícios, no cumprimento de seus compromissos com a cidadania e a inclusão social.
Sua clientela, assistida com atenção, é formada por crianças, adolescentes, universitários, idosos, portadores de necessidades especiais e entidades sociais.
Graças à inestimável parceria do Estado, de empresas e de diversas outras entidades, com a ajuda determinada de homens e mulheres de boa vontade, a presença da Organização das Voluntárias de Goiás se fez notória nos 246 municípios goianos.
Sua ação assistencial tem muitos nomes que em síntese, significam a mesma coisa: solidariedade humana.
Chama-se Apoio aos Municípios e Casa do Interior de Goiás;
Centro Goiano de Voluntários e Centro de Apoio ao Romeiro;
Complexo Sagrada Família e Vila Vida,
Departamento de Produção;
Movimento Cidadania Contra o Frio;
Apoio Social ao Cidadão e às Entidades Sociais;
Natal na Praça e Criança Brincando o Natal;
Criança Cidadã e Meninas de Luz;
Oficinas Educacionais Comunitárias, Bolsa Universitária e Restaurante Cidadão.
Na OVG, todos são conscientes da importância do trabalho realizado, compromissados com o resgate da cidadania e estão empenhados pela redução das desigualdades sociais.
Sempre fazer mais e melhor, esta é a filosofia da atual administração, que tem a frente o Coordenador Geral, Luiz Otávio do nascimento, e de toda nossa equipe, do mais graduado ao mais humilde servidor.
Durante todo o mês de outubro, estamos comemorando o aniversário da OVG, cientes de que, se muito já foi feito, há mais a fazer.
Há sessenta anos, o início de nossas ações foi pautado pelo atendimento localizado na capital. Hoje, graças a Deus e ao compromisso de funcionários, colaboradores e parceiros, já são cerca de 3 milhões de pessoas atendidas anualmente em todos os municípios goianos.
Cuidar da organização das Voluntárias de Goiás, para cada um de nós, é gratificante.
É justo motivo de orgulho e de realização interior.
Como vimos nos exemplos dos vídeos, a OVG dá vida a milhares de projetos de vida.
Precisamos de todos, nessa obra benemérita.
Para tanto, contamos com a Assembléia Legislativa do Estado, cuja mão amiga nunca deixou de ser estendida à Organização das Voluntárias de Goiás.
Um grande abraço e muito obrigada!