Ícone alego digital Ícone alego digital

Tiãozinho defende esclarecimento sobre crise do leite

01 de Novembro de 2007 às 09:20
Discurso proferido pelo deputado Tiãozinho Costa (PTdoB), durante audiência pública da Comissão de Agricultura Pecuária e Cooperativismo. (01/11/2007)

Prezadas autoridades,

 

 

Meus cumprimentos a todos desta mesa de trabalho:   Da mesma forma, meus cumprimentos a todos os presentes que aceitaram nosso convite para participarem deste importante espaço de debate.  

Nesta Casa de Leis, assumimos com determinação nossas atividades parlamentares e entre elas, o desafio de tornar a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, uma comissão mais atuante, democrática e autônoma, para corresponder as reais necessidades da agropecuária goiana.

 Somos um País, um Estado, com raízes agrícolas fortes e devemos, portanto, estabelecer políticas públicas comprometidas com esta importante área.

 As últimas informações quanto à situação atual do leite, a partir do foco em Minas Gerais apontam uma realidade que desperta o interesse da população goiana. E é neste contexto que convocamos esta reunião extraordinária, com o objetivo de propiciar um espaço de esclarecimentos, contando com a valiosa contribuição de setores que atuam com comprovada credibilidade com a questão do leite em Goiás.

Há uma preocupação dos órgãos governamentais, não governamentais e da sociedade de esclarecer a real situação e ao mesmo tempo de que sejam adotadas medidas que garantam a estabilização no setor produtivo.

Somos um dos maiores produtores de leite no país, perdendo apenas para Minas Gerais. Temos uma produção mensal de 235 milhões em litros de leite, sendo que apenas 15% nós consumimos e o restante, comercializamos para outros estados. O processo de receita mantém-se constante conforme o que é oferecido pelos consumidores. Hoje, nossa proposta é receber as reais informações e assim, participarmos de forma efetiva junto aos setores envolvidos neste processo de esclarecimento público e ainda, coletivamente, promovermos ações, que incentivem ainda mais o consumo do leite.

O presidente da Comissão Nacional da Agricultura, o deputado federal Afonso Hamm, conclamou em reunião dessa comissão que a comunidade não abandone o hábito de tomar leite porque é essencial para a vida das pessoas. Além disso, o parlamentar observa que a ausência de informações claras pode gerar prejuízos as famílias produtores de leite.

Em Goiás, a Secretaria Estadual da Agricultura, Secretaria Estadual da Saúde e outros setores da área, também assumem iniciativas que visam esclarecimentos e tomada de decisões para que esta situação seja tratada com a necessária seriedade.

Assim, entendemos a importância da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás por meio da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo de contribuir na busca de novas informações, evitando que predomine a insegurança entre os diversos seguimentos, especialmente entre os produtores rurais.

Esta reunião abre espaço a Agrodefesa, Sindileite, Faeg e o Sindicato dos Médicos veterinários do estado de Goiás, para esclarecimentos sobre a situação atual do leite em Goiás. Ressaltamos a seriedade que estas instituições desenvolvem e tratam à questão no Estado.           

Agradecemos à disponibilidade dos nossos ilustres convidados e de todos os presentes. Que esta reunião, com a valiosa colaboração de todos, seja produtiva e essencialmente, esclarecedora.

Muito Obrigado!
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.