Coronel Queiroz: "O bombeiro é nosso anjo da guarda"
Senhores Deputados e Senhoras Deputados,
Caríssimos Bombeiros Militares de Goiás,
Há 151 anos, D. Pedro II, por meio do Decreto nº 1.775 plantou a semente que tempos depois, tornou-se uma honorável instituição, hoje conhecida como Corpo de Bombeiros.
Nasceu então, como Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, situado à época no Rio de Janeiro, a Capital do Brasil. Destinava-se à extinção de incêndios em repartições e Obras Públicas, em Casas de Correção, e nos arsenais de Guerra da Marinha.
A estrutura da qual dispunha, era bastante concisa, sendo formada por equipamentos de cordas, bombas manuais, escadas, mangueiras, revestimento de lona como proteção. Porém, aliados aos instrumentos de trabalho somavam-se força física, caráter ilibado e ainda, determinação e coragem, atributos inerentes à profissão de bombeiro.
No ano de 1957, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás iniciava sua história, quando enviara um grupo de militares ao Estado de Minas Gerais, com o intuito de submete-los aos cursos necessários a torná-los aptos ao exercício daquela que seria mais que uma profissão, uma missão de vida.
Em 17 de dezembro de 1958 foi editada a Lei Nº 2.400, que criava uma Companhia de Bombeiros.
Sete anos mais tarde, a Companhia de Bombeiros de Goiás recebe a denominação atual de Corpo de Bombeiros, evoluindo, em 1967, para uma estrutura de Batalhão.
Quarenta e nove anos se passaram desde o treinamento inicial nas Minas Gerais, os hábitos, a cultura, a tecnologia, tudo sofreu modificações rumo ao progresso. Assim, as atividades operacionais e institucionais pertinentes ao Corpo de Bombeiros sofreram grande expansão, constituindo então, uma gama mais complexa e numerosa de atribuições.
O Bombeiro que inicialmente combatia incêndios em locais específicos abandonou a imagem de “Anjo do fogo”, para assumir a forte rotulação de “Anjo da Vida”.
Pois, frente à realidade, às inesperadas demandas e ocorrências, há sempre aqueles que com ousadia, técnica, rapidez e eficiência aguardam até mesmo o que a maioria das pessoas nunca esperam acontecer.
Esses são os Bombeiros.
Homens e mulheres de vocação heróica,que desempenham suas atividades profissionais sempre prevenindo, resgatando, socorrendo vidas e, minimizando os efeitos das mais avassaladoras intempéries, as quais, a sociedade esta sujeita.
Hoje, temos vários motivos para comemorar o QUADRAGÉSIMO NONO ANIVERSÁRIO DO CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE GOIÁS, uma instituição admirada e respeitada por todos os cidadãos de Goiás, que confiam e acreditam no trabalho desenvolvido por esse Corpo de Bombeiros.
Afinal além de preparação técnica de ação, existe no coração e consciência de cada membro dessa corporação, uma chama, que se mantém acessa pelo desejo de prestar auxilio ao próximo, fazendo-os desafiarem perigos, inimigos implacáveis como o tempo, arriscando as próprias vidas para assegurar o bem estar social.
A Corporação é independente e autônoma, possuindo uma moderna organização estrutural com a finalidade de melhor executar a missão assinalada na Constituição Estadual, que traz com atribuições devidas, atividades dinâmicas e contínuas, como ações de Defesa Civil, busca e salvamento de pessoas e bens nas situações de pânico, inspeções preventivas, inclusive tarefas educacionais de instrução relativas aos assuntos correlatos.
Tarefas árduas são atribuições, que lhes fustigam os corpos e as mentes.
Entretanto, juntos ganham a proteção de um escudo, o escudo da união e, gozam da força de gigantes, fazendo desses homens e mulheres, os mais dignos merecedores de nossos mais prestimosos agradecimentos.
Essa é a fórmula de sucesso do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, ser composto por aqueles que servem honrosamente à sociedade, agindo com presteza e capacidade, amor e afinco. Mais que qualidades, são virtudes, essas, que revelam-nos, cidadãos especiais.
Ser Bombeiro é estado de espírito, persistência e superação, é lutar pela mais efêmera fração de tempo para salvar uma vida; para uma mãe alegrar; para alentar aquelas que mesmo perdendo seu filho, não perdeu a credibilidade no trabalho do resgate, pois viu que tudo que podia ser feito foi exaustiva e corajosamente realizado.
Dar o melhor de si, essa sensação é que faz valer a pena acordar todo dia e enfrentar tudo de novo, com a certeza do dever cumprido.
Parabéns ao Corpo de Bombeiros do nosso Estado, é motivo de orgulho e safisfação a todo povo desta terra, pois com quase meio século de trabalho, com tão intensas transformações da realidade, mudanças de valores e intenções, é uma Corporação vencedora, que não se esquivou de seus propósitos precípuos, não se deixou contaminar pela corrupção que abala nosso país, serviu e serve sempre com hombridade.
Parabenizo a cada um dos senhores e senhoras, que tornou possível em meio às novidades e a pressa do século XXI, a valorização e o respeito à profissão de Bombeiro, permitindo que centenas de jovens sigam seus passos para um dia tornarem-se os heróis e heroínas que tanto admiraram ainda quando crianças, para serem mais que simples humanos egoístas e flíveis, para serem não apenas os nossos "Anjos do Fogo", mas, sobretudo, os nossos "Anjos da Guarda".
Continue Corpo de Bombeiros a orgulhar e honrar a toda sociedade do nosso Estado de Goiás, construindo paz e progresso, sempre.
Muito Obrigado.