Luis Cesar presta homenagem a padres
Senhor Presidente,
Senhoras deputadas
e Senhores Deputados,
ilustres homenageados,
Inicialmente, cabe-me ressaltar que em cinco anos de mandato como Deputado Estadual, este é o meu terceiro Projeto de Título de Cidadão.A parcimônia que marca o nosso gesto é decorrente da devida compreensão do valor que para nós assume tal homenagem, restrita a pessoas que, efetivamente, demonstrem méritos justificadores de serem lembrados como Cidadãos Honorários de Goiás.
A Igreja Católica possui uma grande inserção na formação da sociedade goiana, com destaque para o desenvolvimento educacional e social da capital do Estado. Goiânia recebeu, desde o início de sua história, expressivos sacerdotes de outros estados, que através do trabalho, humildade, dedicação, inteligência e fé formaram e estão formando gerações de cristãos comprometidos com a justiça social e com a edificação milenar da igreja de Pedro.
Entre estes sacerdotes emigrantes, destacamos a importância de termos recebido as presenças do cearense José Haílo Ferreira Costa e do maranhense Luiz Alberto Vieira Rodrigues.
Uma honraria como as que hoje recebem nossos ilustres Padres, nos motiva a ressaltar neste plenário, a extensa folha de serviços prestados por estes novos cidadãos goianos. Com certeza, desempenham com brilhantismo seus ministérios tanto na igreja, onde se destacam com suas oratórias seguras, substanciosas e fundamentadas em rigores filosóficos e teológicos, como nas ações nas ações que desenvolvem nas comunidades onde atuam.
Natural da cidade de Crato, Estado do Ceará, Padre José Hailo Ferreira Costa, quando veio para Goiânia tinha apenas um ano e oito meses de idade. Veio acompanhado de seus pais, avós e tios, na certeza de encontrarem trabalho e aqui permanecem até hoje. Antes de abraçar a carreira religiosa, Padre José Hailo trabalhou durante 14 anos no Sindicato dos Empregados no Comércio do Estado de Goiás.
O trabalho religioso do Padre José Hailo, é visível por onde passa, seja nas comunidades mais longínquas, ou nos grandes centros urbanos, como a metrópole goiana. Detentor de uma ampla rede de relacionamentos onde visa pregar o Evangelho, ao longo de sua vida fez amigos, cresceu e desenvolveu-se aqui no Estado de Goiás e já absorveu totalmente as características da cultura goiana.
A voz deste homem de Deus, sempre presente na organização comunitária, já foi entoada :
· Na Catedral Diocesana São Luiz Gonzaga – São Luis de Montes Belos;
· Como reitor do Seminário de São Luiz de Montes Belos;
· Foi vigário da Igreja Divino Espírito – Vila Serrania e da Igreja Nossa Senhora Aparecida – Avelinópolis / GO;
· Pároco da Paróquia São Sebastião – Córrego do Ouro/ GO;
· No ano de 2004, foi admitido como Irmão Remido da Terra Santa, concedido pelo Vaticano;
· Desempenha um papel significativo no Conselho Presbiterial da Arquidiocese de Goiânia.
Atualmente, o Padre José Haílo dirige a Paróquia São Cristóvão, Setor Rodoviário, em Goiânia, onde enfrenta todos os tipos de desafios: trabalhando no combate à prostituição que se alastrou no coração daquele bairro, no cuidado com as crianças carentes na creche mantida pela comunidade, no forte envolvimento com as pastorais da Igreja Católica, entre outras. Sendo importante seu papel e da igreja na solidificação dos valores familiares.
O outro homenageado desta noite é o padre maranhense Luiz Alberto Vieira Rodrigues, natural da cidadezinha Buriti-Bravo. Filho de lavradores, sofreu muito pra chegar até aqui. Sua família chegou ao Estado pela cidade de Presidente Kenedy, hoje norte do estado do Tocantins. Sua vida começa marcada pelas privações e pelo forte calor do sertão nordestino. Em Goiás, com as recém encontradas brisas da nova moradia, começa sua vida e a vislumbrar novos horizontes. Posteriormente tem outro impacto com a chegada à capital goiana e sua modernidade pujante.
Padre Luiz Alberto é o sexto da prole de Alonso Rodrigues (in memoriam) e Deuzila Maria Vieira, num total de nove filhos. As dificuldades financeiras da família eram tantas que um fato marcou profundamente a vida deste nordestino. Quando criança, matriculado em um colégio da cidade onde morava e assíduo às aulas, se deparou com um problema: para assistir aula de educação física, era obrigatório o uniforme e o pequeno guri não tinha a roupa (um short azul), necessário para a prática esportiva. Segundo informações, esta era a aula que Luiz Alberto mais gostava... Foi a dedicação de sua mãe, que fez com que pudesse romper esta barreira e dedicar ao mais gostava.
O destino providenciou o tal short azul. Sua mãe tinha guardada em casa uma saia da mesma cor, a única que tinha para passear. Sem titubear passou-lhe a tesoura e fez a peça que faltava para criança entrar nas aulas esportivas da escola. Talvez seja essa a peça de roupa mais importante que o Padre Luiz Alberto já vestiu até hoje, pois, além de resolver a pendência escolar, contou com o apoio incontestável de sua genitora, que naquela época, mesmo com toda simplicidade tomou atitude de “mãe guerreira”.
Vários anos de estudos e com decisão já tomada o jovem Luiz Alberto entra para a vida religiosa no início da década de 90. Inicialmente na condição de diácono e, posteriormente, ordenado como sacerdote pelas mãos do então arcebispo metropolitano da época Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, hoje, arcebispo emérito da Arquidiocese de Goiânia, na paróquia Sagrada Família, Vila Canaã.
O nosso ilustre homenageado mesmo sendo jovem na vida religiosa já enfrentou situações desconfortáveis no dia-a-dia para anunciar a boa nova. Sua coragem norteia os princípios indelegáveis para com as comunidades das quais são assumidas em sua agenda. Vejam os locais por onde o Padre Luiz Alberto colaborou:
· Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção – Conjunto Itatiaia;
· Vigário Auxiliar Paróquia Nossa Senhora Aparecida – cidade de Aparecida de Goiânia;
· Atua a mais de 13 anos na Paróquia Jesus de Nazaré – Setor Urias Magalhães, onde desenvolve trabalhos pastorais junto aos idosos, jovens, crianças, grupos familiares e também dirige duas creches que somados atendem mais de 150 crianças carentes da região;
· Professor convidado da Universidade Católica de Goiás;
· E, recentemente, o Padre Luiz Alberto foi entrevistado por uma junta de professores da Universidade Federal de Goiás, com intuito de fazer a prova que lhe dá o direito de defender tese de doutorado. Fez a prova com a alma e o dever de missionário e foi vitorioso em suas argumentações. Hoje se encontra matriculado na instituição de ensino superior para que daqui a quatro anos tenhamos de fato e de direito o Padre Luiz Alberto com perfil de Doutor Honoris Causa em Educação.
Portanto senhoras e senhores, homenagear pessoas extremamente honradas nesta noite, é registrar nos anais da História de Goiás, seus exemplos de vida. Estes homens são fiéis à palavra de Deus, à promoção pela palavra e pelos atos, dos valores éticos cristãos e colaboram de forma decisiva para a formação moral e cristã de milhares de goianos.
Os Padres José Hailo Ferreira Costa e Luiz Alberto Vieira Rodrigues representam para Goiás exemplos vivos da força de Deus, são vidas de homens que, tomado pelo o Santo Espírito, construíram toda uma história dedicada aos mais carentes de nosso Estado. O objetivo maior é sempre servir a Deus, servindo ao próximo e à sociedade.
Importante, amigos, autoridades e personalidade aqui presentes nesta noite solene, é a obra de formar vidas, lapidar caráteres, polir personalidades, pelo Poder da Palavra, porque eles foram ungidos, escolhidos, separados por Deus para proclamar ao povo humilde e explorado de nossa terra a mensagem do nosso criador.
Por tudo isso e muito mais, é que nos sentimos hoje alegres, pelo ato de integridade que esta Casa proferiu ao reconhecer esse ilustre cearense José Hailo como filho de Goiás! Bem como o maranhense Luiz Alberto também filho de Goiás! Registrá-los, em títulos, somente orgulha e engrandece ainda mais o nosso Estado. Agradeço a Deus por ter sido seu instrumento para este ato.
Por fim, resta-nos conclamar aos Padres: José Hailo Ferreira Costa e Luiz Alberto Vieira Rodrigues, os mais novos cidadãos de Goiás, a continuarem suas carreiras, os seus bons combates e exemplos, em suas obras de formarem pessoas. Facilitando assim a restauração de vidas, dialogando dentro dos fundamentos bíblicos com nosso povo; representando o Evangelho com a galhardia e a contundência necessárias aos difíceis anos de tanta confusão teológica em que vivemos.
Permanece o desafio aos nossos homenageados para que permaneçam como zeladores, vigiando a fortaleza de sã consciência e da ética cristã.
Fica, portanto, guardado em nossos corações, a responsabilidade do dever cumprido, do ato consumado nesta noite, formalmente, mas há muito efetivado no coração do povo de Goiás, que acolheu os Padres José Hailo Ferreira Costa e Luiz Alberto Vieira Rodrigues como seus filhos.
Parabéns, Goiás, por esses filhos tão queridos e Ilustres!
Muito Obrigado!