Romilton registra importância de engenheiros e agrônomos

11 de Dezembro de 2007 às 14:40
Discurso proferido pelo deputado Romilton Moraes (PMDB) durante sessão especial da Assembléia Legislativa que homenageou engenheiros e arquitetos. (11/12/2007).
Este é um dia que se inscreve entre as mais significativas datas nacionais, ao marcar a merecida homenagem que o Brasil presta anualmente aos engenheiros, arquitetos, agrônomos, agrimensores e profissões afins. O dia de hoje, convém lembrar, foi escolhido justamente em alusão ao decreto que regulamentou as profissões de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor, em 11 de dezembro de 1933, o que significa uma história profissional que vai além dos 70 anos.

Setenta anos, mas sem esquecer que o Brasil, desde o século 16, contou com obras típicas de engenharia para a construção passo a passo do desenvolvimento nacional. E contou em escala crescente, até que, no século 19, foram vencidos desafios e realizadas conquistas maravilhosas em matéria de engenharia rodoviária, ferroviária e de construção civil, com obras de arte de extraordinária beleza e complexidade conferindo ao nosso país um lugar de honra no pódio das nações em crescimento acelerado.

Parafraseando o filósofo romano Sêneca, o progresso não se conquista por procuração. Nenhum segmento da sociedade se situa tão próximo do esforço desenvolvimentista como os engenheiros e profissionais afins. São eles os responsáveis direto pelo esforço sem precedentes que se faz em Goiás e no Brasil para moldar o futuro com as próprias mãos e tudo fazer para que este futuro se torne realidade viva, pulsante, magnífica e, sobretudo, transformadora.

Assembléia Legislativa do Estado de Goiás reúne-se hoje, portanto, para registrar a importância desses profissionais no processo de desenvolvimento nacional. O Brasil é hoje uma referência mundial da qualidade em sua engenharia e arquitetura, com exemplos que chamam a atenção do mundo, a começar pela própria capital federal, a cidade de Brasília, patrimônio cultural da humanidade, um dos projetos mais arrojados do mundo no que diz respeito a urbanismo e arquitetura, materializado pela genialidade de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

Mas, senhoras e senhores, um país como o Brasil, de dimensões continentais, com graves diferenças sociais, precisa mais do que grandes obras necessárias ao seu desenvolvimento. Uma grande parcela da população de nosso país ainda vive em condições preocupantes, no que diz respeito à salubridade e segurança das suas edificações. É necessário que os poderes públicos se conscientizem também da sua responsabilidade para oferecer moradia segura e de baixo custo para toda essa população.

No entanto, não poderia deixar de ressaltar que os engenheiros e arquitetos já estão fazendo a sua parte, através do CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e dos CREAs - Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, com seus programas de Engenharia e Arquitetura Pública, onde o cidadão que não tem condições de pagar os honorários de um profissional dessas áreas pode contar com o projeto e a assistência técnica para sua construção.

Nossa categoria mostra para todas as profissões o exemplo da união para avançar e garantir as suas conquistas. Quando necessário, sabemos também assumir posições firmes e participar do debate político sob o signo da coesão e da mobilização em torno de objetivos comuns.

Porém, efetivamente, o que congrega a classe é a busca permanente do aprimoramento científico e do avanço tecnológico, assegurando a infra-estrutura para o desenvolvimento do país e para o bem estar do nosso povo – a razão fundamental da trajetória vitoriosa da engenharia brasileira.

Como engenheiro, sinto no peito o orgulho de participar de tal cenário, onde se firma a crença de que, aos profissionais da nossa classe, cabe não apenas uma ou outra etapa, mas apresentar soluções globais, que vão do planejamento até a execução numa permanente manifestação de competência em favor da sociedade como um todo.

Assim, nada mais justo que o reconhecimento da Assembléia aos engenheiros, aos arquitetos, aos agrônomos e outros profissionais afins, neste seu dia, ressaltando a sua importância para a melhor qualidade de vida dos brasileiros, seja pela estabilidade das edificações, pontes, viadutos, usinas e outras obras de porte, seja pelas ações de saneamento ambiental, ou, ainda, na segurança da circulação de pessoas e mercadorias.

A maior riqueza de Goiás é o seu patrimônio humano. E eis aqui, neste plenário, mais uma prova dessa verdade incontestável. A todos os homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo “Pedro Ludovico Teixeira” quero, mais uma vez, apresentar os meus cumprimentos, parabenizando ainda os seus familiares, partícipes da carreira que trouxe cada um a este momento de glória e reconhecimento profissional.

Saibam que a Assembléia Legislativa do Estado de Goiás se sente honrada em receber tão ilustres presenças, fazendo desta tarde um momento histórico que ficará assinalado para a posteridade nos anais da Casa.

Nossa missão profissional é uma só: com a soma das ações individuais de cada um, vamos continuar trilhando sem hesitações o caminho certo, rumo ao desenvolvimento sustentado e solidário, garantindo crescimento e justiça social para o nosso Estado e para o nosso Brasil.

Muito obrigado.