Jardel prega união política para desenvolvimento de Goiás

15 de Fevereiro de 2008 às 10:44
A união de forças políticas voltadas para o desenvolvimento do Estado foi pregada, hoje, pelo presidente da Assembléia Legislativa, em solenidade de abertura dos trabalhos Legislativo deste ano. (15.02.2008)

Senhoras Deputadas,
Senhores Deputados;

Reiniciamos nesta manhã as atividades institucionais da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás. E reiniciamos com especial senso de responsabilidade perante o povo goiano.Voltamos ao trabalho estimulados não só pela ampla reforma das instalações do Palácio Alfredo Nasser, que resgata a dignidade do Legislativo e coloca a nossa Assembléia entre os parlamentos mais modernos e funcionais do país.

Mas, acima de tudo, retornamos profundamente comprometidos com a busca permanente do equilíbrio entre os poderes e a crença na importância do debate plural e democrático para o encaminhamento das questões do mais alto interesse de Goiás.

Esta é a Casa do povo goiano e, como tal, prossegue proclamando a sua independência e reafirmando as suas prerrogativas políticas fundamentais ao sagrado exercício da representação popular.

Aléxis de Tocqueville, o célebre pensador francês, dizia que as instituições refletem o estágio de maturidade política dos povos e dos Estados.

Quanto maior a consciência política da sociedade, afirmava Tocqueville, maior será seu grau de legitimidade, eficiência, transparência e liberdade das instituições.

Aqui, nesta Casa que é, sobretudo, palco para o debate de idéias, acolhemos e infundimos força aos anseios dos trabalhadores, às aspirações dos empresários, às reivindicações dos servidores públicos, às formulações dos intelectuais, enfim, aos projetos dos mais diversos segmentos do conjunto da nossa sociedade.

Com muita seriedade, consignamos no dia-a-dia da Assembléia Legislativa a nossa colaboração ao desenvolvimento de Goiás, realizando um trabalho consistente e produtivo.

Não tenho receio em dizer que estamos cumprindo o nosso papel no enfrentamento do desafio da construção das bases de uma nova realidade sócio-econômica para o Estado de Goiás.

Vivemos um momento especial na história do Estado e precisamos de união para caminhar rumo às novas conquistas.

Temos todos nós, deputadas e deputados, a convicção de que Goiás sedimentou a sua vocação para cumprir um papel decisivo no futuro do Brasil e está preparado para um grande salto de desenvolvimento.

Graças aos esforços dos últimos anos, Goiás já é uma das oito primeiras economias entre os integrantes da Federação Brasileira.

Estamos entre os Estados mais desenvolvidos no Brasil, como conseqüência natural da diversificação das atividades econômicas no nosso território

As nossas exportações vêm crescendo extraordinariamente ano após ano.

Em 2007, superamos o patamar de 3 bilhões de dólares, 52% acima dos valores apurados em 2006, com uma pauta de produção que se multiplica gradativamente, apresentando crescimento nos segmentos de carnes, grãos, minérios, couro, entre outros.

Somos hoje o segundo maior produtor de leite no Brasil; o quarto produtor de grãos, com destaque para soja; o terceiro maior produtor de algodão; o maior produtor nacional de tomate industrial e sorgo.

Na produção de minérios, Goiás ocupa a terceira posição na classificação nacional, com destaque para o ouro, fosfato, níquel, ferro, entre outros minérios.

Cito esses números, aparentemente inoportunos em uma cerimônia como a deste momento, para enfatizar que, apesar dos avanços registrados nos últimos anos, ainda temos pela frente um longo caminho a trilhar na direção do desenvolvimento econômico sustentado.

Não temos tempo a perder.

Defendo a política do diálogo, da mão estendida, da conciliação, da composição de forças.

Divergências políticas não podem ser empecilhos e devem ficar em segundo plano quando, por exemplo, uma empresa do porte da multinacional Suzuki demonstra interesse em realizar pesados investimentos e se instalar em Goiás.

Os goianos e, por consequência, a minha querida Catalão, não podem ser prejudicados pela estreiteza das contendas provincianas, que só retardam o crescimento da nossa economia.

Ulysses Guimarães, o velho timoneiro da redemocratização do Brasil, dizia que os homens se tornam pequenos quando o seu pensamento é pequeno.

Devemos ter visão do futuro e firmar um compromisso com o progresso.

É isso o que deseja o povo goiano e é isso que compete à classe política fazer. É essa postura também o que as gerações futuras irão nos cobrar.

É por isso, ainda, que tenho conduzido a minha gestão à frente da Assembléia Legislativa sob o signo da concórdia e do entendimento.

É assim pretendo continuar com as bênçãos de Deus e com o apoio dos nossos pares – sempre de maneira franca, cordial e democrática, respeitando as diferenças, mas nunca, jamais, relegando os altos interesses do povo goiano.

Como instituição amadurecida, equilibrada, responsável, estaremos sempre prontos para contribuir com os poderes Executivo e Judiciário pela governabilidade do Estado.

Encerro as minhas palavras, citando o grande jornalista e escritor goiano Moisés Santana, que disse certa vez: “Devemos, sim, ser homens de lutas, mas nunca homens de ódio e mesquinharias".

Goiás e a gente goiana esperam muito de nós.

Sejamos homens e mulheres de lutas, mas jamais políticos submetidos pelo ódio e pela mesquinharia.

Ao trabalho, senhoras deputadas e senhores deputados.

Muito obrigado a todos