Ícone alego digital Ícone alego digital

Helio de Sousa aposta no crescimento do Estado

15 de Fevereiro de 2008 às 16:23
Pregando a harmonia dos poderes constituídos, voltados para um objetivo comum: o sustentáculo da democracia, o deputado Helio de Sousa, (DEM) discursou da tribuna da Assembléia Legislativa durante a sessão de abertura dos trabalhos de 2008. Ele enumerou as ações dos governos do Tempo Novo, que têm contribuido para o desenvolvimento do Estado.

Senhores Deputados,
Senhoras Deputadas,

Cidadãos que participam desta solenidade, em especial os servidores da Assembléia Legislativa de Goiás que honram e dignificam esse Poder.
Imprensa, senhores e senhoras.

 

Para nós é um momento gratificante e eu gostaria de em meu nome e em nome da deputada Mara Naves agradecer o apreço que tiveram as lideranças da situação e da oposição de delegar à cidade de Goianésia, cidade que representamos, porta de entrada do Norte, cidade referência no Estado de Goiás, por essa oportunidade, de, num momento tão gratificante, participarmos dessa sonenidade.

 

Nesse momento quero dizer que é a terceira vez em que falo em abertura de Sessões Legislativas. A primeira delas foi no dia 1º de fevereiro de 1.986, quando tivemos a oportunidade, naquela época, como oposição, a exemplo da Deputada Mara Naves, fazermos um discurso de respeito, crítica construtiva. Não mais do que isso usamos um linguajar que foi analisado, discutido, mas que entendo que foi respeitado quando chamei o então governador da época como o nosso Governador, porque o doutor Alcides Rodrigues hoje é o nosso Governador, do Governo da oposição e do povo goiano, porque assim o quis a população goiana.

 

Entendo que o Poder é uni e indivisível. Entendo que quando Aristóteles e Montesquieu tentou criar os alicerces que inclusive o Brasil seguiu como base da nossa democracia. Eles deviam entender da importância do respeito que temos que ter pelo Poder Executivo, Judiciário e Legislativo e que a harmonia e a independência dos Poderes seja uma obrigação da busca daqueles que apresentam esses três Poderes, porque só assim teremos um Poder uno que transmite a vontade daqueles pensadores.

 

Nós somos muito feliz quando falamos de Goiás, porque desde quando enxerguei os nossos  governantes, quando cheguei em Goiânia, adolescentes, na década de 1.960, encontrei aqui um governo que era um governo progressista, um governo de planejamento, que era o Governo Mauro Borges Teixeira.

Deixou uma marca que até hoje, passado mais de 40 anos todos relembram. Do Governo Otávio Lage, que não me considero suspeito de dizer porque é o povo de Goiás que fala da sua austeridade, do seu compromisso com o progresso e de dar seqüência a um governo que naquela época era de partido divergente. Depois tivemos Leonino Caiado, Irapuan Costa Júnior, Ari Valadão, Iris Rezende, Henrique Santillo, novamente Iris Rezende e Maguito Vilela.

Entendo que fizeram, dentro da sua realidade, o que era possível. Entendo que alcançaram o objetivo daquilo que delineava a cobrança dos seus governador.

 

Abro a partir desse momento um parênteses para expressar meu pensamento, que pode ser ou não compartilhado por todos, mas que pode e deve ser analisado.

 

A partir de 1º de janeiro de 1.999, iniciou um "Tempo Novo" para Goiás e esse "Tempo Novo", e nesse momento contexto aqueles que querem dizer que é um período de governo, e quero contestar, na minha ótica, que não se tratava e não se trata de "Tempo Novo" de período de tempo, que tem início e que tem fim. É um período de governantes encabeçado, iniciado, por Marconi Perillo e em seguida agora pelo nosso Governado Alcides Rodrigues,  que  é um estilo de governo, que preza como os anteriores pela legalidade, moralidade, impessoalidade, pela publicidade e pela eficiência. É exatamente o item eficiência  de 1.999 para cá o "Tempo Novo" mostrou que a eficiência com modernidade, que foi o exemplo que tivemos desses governos, permitiu que pudéssemos estar hoje com o Estado de Goiás avançando na sua economia, no seu campo social, porque são atrelados.

O crescimento econômico atrela-se ao crescimento social e eu diria então que a modernidade, o item eficiência, através de trabalhos e exemplos de administração, entre elas uma que considero importante, a municipalização que provocou a interiorização de Goiás em itens fundamentais, e nesse momento, Governador, quero cumprimentá-lo por dar seqüência ao trabalho implantado pela UEG, e cumprimentar o pai dessa idéia, o Senador Marconi Perillo.

A UEG é uma marca a descentralização do Ensino Superior em Goiás, mas essa que permitiu que lá na longínqua Porongatu, de Júlio da Retífica, pudéssemos ter apoio para a juventude e que seriam aqueles mais carentes, impossíveis de galgar o seu curso superior.

 

Então essa descentralização, no meu entender, caro mestre do chamado "Tempo Novo", vem também alicerçado por outros itens, entre eles as parcerias municipais tão carentes e que vieram com mão firme para permitir que o programa de habitação, de  saúde, de asfalto, beneficiasse praticamente todo o Estado de Goiás. Quando faço parêntese na questão saúde, vejo que o "Tempo Novo" está turbinado porque mantém aquele pensamento, para mim, do maior gestor que o Brasil já teve, que é o ex-Governador Henrique Santillo quando criou os hospitais regionais, que seriam hospitais de referência e que se continuassem não teríamos os problemas que enfrentamos aqui hoje no HUGO.

Então vejo que na hora em que se abrir a unidade do Hospital de Urgência Henrique Santillo em Anápolis, e gostaria nesse momento dizer que não conheço em Goiás uma estrutura, mesmo de urgência, que apresente a tranqüilidade de atendimento que temos ali e, com certeza, com os hospitais de urgência de Aparecida de Goiânia, de Trindade, e a descentralização gerenciada pelo Governador Alcides Rodrigues, quero cumprimentar e parabenizá-lo pelo Hospital de Referência previsto para a cidade de Uruaçu e outras cidades pólos de Goiás, como também o hospital de referência que deverá chegar até Jaraguá pela mão do Governador do Lion, José Francisco, um leonítico que tem como patrono exatamente o nosso Governador Alcides Rodrigues, nós acreditamos que a descentralização vai avançar e, com ela, a estabilidade do atendimento que todos sonhamos.

Assim entendo que o "Tempo Novo" é isso, mas ele tem uma marca que é apenas um estilo de trabalho, ela não apresenta nada diferente disso, mas ela representa o reconhecimento daquele Governador que quando em dezembro de 2001 levantou aquilo que era o seu projeto, o seu compromisso, o Governador hoje Senador, Marconi Perillo, dizia aos funcionários públicos de Goiás que a partir daquele mês, daquele ano, todos iriam receber o seu salário no mesmo mês, todos iriam receber o seu 13º na data do seu aniversário. Isso para mim faz a diferença de aceitar como o maior patrimônio de Goiás o funcionário Público, porque entendemos que esse funcionário é que alavanca o progresso de Goiás.

Portanto, Senador Marconi Perillo, o senhor nunca será esquecido por ser um dos idealizadores dessa maneira de gestão, que nós chamamos de "Tempo Novo", mas com certeza com relação a 150 mil famílias de Goiás o senhor é aquele que permitiu que a dignidade de saber o dia e a hora que ele poderia fazer o compromisso e honrá-lo dentro do trabalho e dentro da sua determinação.

Mais do que isso, Goiás precisava ter um plano e cargos e salário e nós, aqui na Assembléia, acompanhamos todas as solicitações e quero dizer ao Governador Alcides Rodrigues que no interstício de abril até dezembro de 2006, quando, aceitando o desafio, e que essa Casa também entendesse ser a vontade de Vossa Excelência, para que 16 planos de cargos e salários pudesse completar a grande obra do pagamento em dia, quero nesse momento parabenizá-lo porque permitiu que a dignidade do sonho  de uma carreira profissional  fosse revitalizada, vitalizada e dado garantia para os nossos trabalhadores.

 

Por isso fico feliz em ter essa oportunidade de dizer, com certeza, não em nome apenas da bancada do Governo, mas em nome do povo goiano, obrigado por esse governo moderno e inovador.

 

Para encerrar, gostaria de dizer que o item mais importante de tudo aquilo que acontece na nossa vida e acontece no Estado, é aquilo que mostra se o Estado tem ou não a credibilidade, é o seu crescimento econômico e Goiás tem mostrado que está crescendo, de 1.999 para cá saímos de 11º no rancking do Brasil  como o 9º BIP do Brasil, um crescimento que precisa e deve ser respeitado porque não foi apenas dois pontos que foram alcançados, foi sair de uma economia primitiva de 17 bilhões para uma economia de, aproximadamente, 50 bilhões de reais.

É um crescimento que permitiu que a economia do Estado saísse de um processo de arrecadação de um pouco mais de 150 milhões de reais para hoje atingir como previsão do  orçamento praticamente o sonho de que o povo goiano possa ter um Estado forte, como é o Estado que temos  aqui com o Governo forte de Alcides Rodrigues, permitindo que possamos administrar um bilhão de reais dentro das previsões orçamentárias que todos queremos.

 

Então é isso que é Governo. É isso que permite que Goiás esteja entre os 10 maiores estados da Federação no oferecimento de emprego formal. É isso que permite que o Governador Alcides Rodrigues apresentasse aqui na Assembléia, e nós aprovamos, o PPA que permite que possamos sonhar nos próximos quatro anos com 300 mil novos empregos para Goiás, e pode ter certeza, Governador, que isso irá acontecer porque Goiás tem um Governo forte e quem tem um Governo forte tem uma economia forte. É por isso que a empresa Sadia está se instalando na minha cidade natal de Buriti Alegre; é por isso que a CBA está se instalando em Santa Rita do Novo Destino para explorar o alumínio; é por isso que empresas chegam a Barro Alto investindo mais de um bilhão de dólares  na economia goiana e é por isso que Alto Horizonte tem o maior fornecedor de cobre do Brasil, graças ao Grupo Maracá.

Então esse é o Goiás que nós queremos, esse é o otimismo  que transmitimos e temos a certeza que Governo forte é aquele que tem e busca uma economia forte. Governo forte é aquele que respeita o seu cidadão, respeita aquele que trabalha para o Estado, o seu funcionário público e desde o início com o pagamento em dia, mantendo essa tradição teremos com certeza o respeito desse seguimento.

 

Quero encerrar dizendo aos caros pares desta Casa, não apenas aos do Governo e nem aos da oposição, que venhamos a ser otimistas, a sermos positivistas porque assim é o Estado de Goiás, é assim que sinto quando chego em qualquer cidade desse Estado onde todos acreditam que o Estado está crescendo, o Estado está atingindo aquilo que queríamos e para crescer não precisamos apenas tentar dizer que está crescendo, os números que estão ai comprovam.

 

Governador Alcides Rodrigues, Vossa Excelência está no caminho certo. Ao propor a reforma Administrativa  o senhor sabe muito bem o que está fazendo e o senhor sabe muito mais porque tudo aquilo que for feito para o bem dos goianos terá o apoio desta Casa, quer seja do Governo ou da oposição, porque essa é a lógica da democracia. Temos que acompanhar o que o povo  pensa. O povo pensa que temos que crescer e para crescer temos que acreditar e vamos acreditar porque é um fato concreto a certeza de um grande Governo Alcides Rodrigues Filho.

 

A todos o meu muito obrigado.

 

Que Deus ilumine a cada um de nós; que Deus permita que o pensamento positivo  contamine não apenas os nossos políticos e os nossos administradores, continue contaminando o povo de Goiás, porque, com certeza, teremos emprego, dignidade e teremos menos injustiça social.

 

Muito obrigado.

 

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.