Thiago Peixoto diz que jornal é instrumento da sociedade

04 de Abril de 2008 às 10:27
Uma preocupação em se renovar continuamente, e suas ações na transformação da sociedade. Esta foi a tônica do discurso feito pelo deputado Thiago Peixoto (PMDB), durante sessão especial que homenageou o jornal "O Popular". (04/04/2008).
Prezadas senhoras,
Prezados senhores,

A imprensa goiana se confunde com um homem e um jornal. A imprensa goiana se confunde com Jaime Câmara e O POPULAR.

Porém, mais do que ao homem, o tributo tem que ser prestado às ações. O jornalista Jaime Câmara concordaria conosco. E é por isso que hoje prestamos essa homenagem à grande obra de sua vida.

Mesmo ocupando posições de destaque na vida pública, seja como deputado federal, seja como prefeito de Goiânia, Jaime Câmara tinha seu coração e sua alma em O POPULAR.

Obra de uma família - a família Câmara - O POPULAR nasceu com o mesmo espírito de ousadia que norteou a mudança da capital e a transformação do nosso estado.

Em suas páginas encontramos a história contemporânea de Goiás. E também encontramos a preocupação em se renovar continuamente. Nada é mais moderno do que um jornal que se renova aos 70 anos e implanta uma grande mudança editorial e gráfica.

Ainda mais quando a renovação se traduz em credibilidade e confiança dos leitores.

Como seus fundadores - Jaime, Rebouças e Joaquim - ficariam satisfeitos ao ver esta chama tão acesa. Ao ver que a cada dia O POPULAR interage com a vida da sociedade goiana.

De 3 de abril de 1938 a 3 de abril de 2008. O POPULAR, refletindo os ideais, os princípios e a ousadia de seus fundadores, consolidou, ao longo destas sete décadas, uma trajetória de serviços prestados à população de Goiás.

Trajetória -- que enobrece o seu passado,- engrandece o seu presente -- e pereniza o seu futuro.

Do prédio então localizado na Avenida Goiás, bem no coração de Goiânia, para a atual sede, na Serrinha, O POPULAR sempre levou consigo o desejo de democratizar a informação.

Ao prestar esta homenagem tão merecida, a Assembléia Legislativa de Goiás reconhece que a grande importância social de O POPULAR reside em sua postura democrática e na coerência impressa em suas páginas.

Ao nunca se afastar das suas raízes, O POPULAR criou condições para acompanhar as mudanças do nosso tempo, como bem expressa o jornalista Hélio Rocha:
“A característica histórica do jornal é sempre se preocupar com sua modernização, mas não de maneira a provocar uma ruptura com o passado. O passado é respeitado ao mesmo tempo em que se emprega uma dinâmica reformista”.

Gerações comprometidas com a verdade e com a democratização da informação fizeram de O POPULAR mais do que um jornal.

Em sua essência, O POPULAR é a vista da nossa sociedade. Muito mais do que simplesmente informar, o jornal nos induz a participar. E sendo assim, se transforma em um vital instrumento da democracia.

Como eu, somos milhares que nestes setenta anos fizemos de O POPULAR a nossa janela para o cotidiano.

Em suas páginas observamos o que está certo e o que está errado. -- Em suas páginas encontramos as diversidades da vida.

Como muitos goianos, cresci com O POPULAR ao meu lado. Na infância, soletrando manchetes; na vida adulta, redigindo artigos para a editoria de Opinião. E como muitos goianos, enxergo, através de suas páginas, a minha cidade e o meu estado.

Quem, como eu, conhece a redação de O POPULAR e participa com modestos  artigos, sabe que mais do que tudo, um jornal é feito por gente comprometida  com a verdade e com a sociedade.

Faço aqui referência aos jornalistas de O Popular que, dia após dia, trabalham arduamente para decifrar os bastidores da Política e, em especial, os da Assembléia Legislativa: Bruno Rocha Lima, Carlos Eduardo Reche, Cecília Aires e Fabiana Pulcineli, todos capitaneados pelo editor João Lemes.

E os que de longe nos observam e analisam: Jarbas Rodrigues Júnior e Cileide Alves.

E também a João Unes, que tão bem harmoniza as conflitantes diversidades de uma redação.

É com gente -- e sobre gente que um jornal é feito. Foi assim quando Rebouças, Joaquim e Jaime Câmara fundaram e consolidaram O POPULAR como líder de segmento.

E tem sido assim quando as novas gerações lideradas por Jaime Câmara Junior transformam continuamente a semente de O POPULAR no maior complexo de mídia do Centro-Oeste,-- a Organização Jaime Câmara --, com 21 veículos de comunicação, incluindo emissoras afiliadas da Rede Globo, jornais e emissoras de rádios.

Organização que graças à gestão moderna e eficiente de Cristiano Câmara é hoje a única empresa goiana que integra o Fórum Econômico Mundial.

A atuação desta empresa que tem o reconhecimento internacional não se limita a atividade comercial.

Realizando o sonho de seu fundador e através de sua esposa, Célia Câmara, esta mesma empresa criou a Fundação Jaime Câmara, hoje comandada pela diretora executiva Maria Alice. A fundação é, inquestionavelmente, a mais importante entidade dos setores social e cultural.

Jaime Câmara Junior, mais do que o nosso reconhecimento, aceite o agradecimento desta casa pela grandeza com que O POPULAR chega em nossas casas e aos seus 70 anos.

Parabéns,

Muito obrigado.