Jaime Câmara Júnior agradece homenagem

04 de Abril de 2008 às 14:05
Discurso proferido pelo diretor-presidente das Organizações Jaime Câmara, Jaime Câmara Júnior, em sessão especial na Assembléia Legislativa que homenageou os 70 anos de "O Popular". (04.04.2008)

Integrantes da Mesa Diretoria

Ilustres deputadas e deputados

Senhoras e senhores

É impossível evitar a emoção neste momento de singular significado na história do jornal O Popular.

Completar 70 anos de presença diária nas casas dos goianos e por eles ser homenageado, através de uma de suas instituições mais representativas que é Assembléia Legislativa, torna-se indiscutível motivo de orgulho e de grande satisfação.

Não me canso de afirmar que o fato do jornal O Popular percorrer essa jornada de 70 anos ininterruptos, sem sucumbir às pressões, interferências, idiossincrasias ou se sujeitar à submissão conveniente, deve-se exatamente a este seu comportamento e à sua perfeita identificação com o sentimento e interesses da sociedade goiana.

O Popular sempre procurou cumprir seu compromisso de contar a história de Goiás como espectador e relator privilegiado, presente e com opiniões claras e transparentes.

Mas, é importante ressaltar, sem se deixar seduzir pela vaidade e a pretensão em se colocar, tanto o jornal quanto seus dirigentes, como centro ou personagem interferente dessa história, evitando o risco do deslize ao nebuloso terreno da distorção ou da editorialização da notícia.

Alguns momentos da história, no entanto, o fizeram refém de situações que o levaram a exceções e  fazer uso de sua capacidade de mobilização, assumindo a frente de movimentos onde os interesses maiores da sociedade assim lhe impuseram.

Foi assim na consolidação de Goiânia como a nova capital de Goiás, quando os seus fundadores: os irmãos Joaquim, Rebouças e Jaime Câmara, participaram da liderança na criação de diversas instituições empresariais e sociais, fundamentais à configuração da modernidade da nova cidade.

Não foi por razão diversa que o Popular se colocou como agente catalisador das diversas correntes que lutavam pela criação do Estado do Tocantins, proporcionando a unidade suprapartidária e a unanimidade de Sul a Norte de Goiás, que possibilitaram a realização do sonho secular do povo de toda uma região, através da constituinte de 1988.

Também nessas circunstâncias mobilizou governadores, parlamentares, autoridades federais e estaduais para, em reunião na sede da Organização Jaime Câmara em Brasília, em 1998, retirar a Ferrovia Norte-Sul da hibernação e do estigma a que estava subjugada, recompondo sua importância como obra de relevância fundamental ao desenvolvimento das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.

A legítima interpretação dos interesses da população e a permanente preocupação com o desenvolvimento econômico e social do Estado, também levaram O Popular a se repetir nessa postura, desta feita no projeto Agenda Goiás, realizado em 2006, quando se discutiu e consolidou as demandas, vocações e possibilidades de desenvolvimento de cada região do nosso Estado.

Senhoras e senhores parlamentares,

O jornal O Popular é o marco de fundação da Organização Jaime Câmara e a referência maior da sua capacidade de comunicação em prol do fortalecimento das instituições de Goiás, do equilíbrio no seu desenvolvimento e da evolução sócio-econômica de sua população.

Nossa Organização, compenetrada nessa missão, cumpre permanente esforço em fazer de seu jornalismo, um confiável conjunto de ferramentas a serviço da população goiana e do pleno exercício de sua cidadania, mantendo-se firme na convicção e intransigente na postura em defesa da legalidade, da liberdade de expressão, dos princípios democráticos e do estado de direito.

E isso, posso afirmar, nos aproxima desse Parlamento, o que torna esta solenidade especialmente significativa.

Oportunidade que também evidencia a nossa identidade, na responsabilidade de manutenção dos compromissos com a  comunidade e com todos os mais elevados propósitos que possam colaborar com o seu bem-estar.

Identidade que igualmente se expõe quando, as senhoras e senhores como políticos e nós como veículos de comunicação, somos periodicamente submetidos à crítica e  à avaliação do povo de Goiás, outorgantes da preciosa escritura de confiança de que somos portadores.

No caso de vossas excelências, sob as exigências do democrático processo eleitoral e quanto ao Popular, diariamente, quando mais de 40 mil pessoas fazem a opção de dispor de um pouco do que é seu, para adquirir as informações que consideram relevantes.

Há setenta anos nos sujeitamos a esse crivo e os resultados tem se mostrado altamente estimulantes e compensadores.

Estejam certos, no entanto, de que o sucesso que nos contempla e envaidece nada subtrai da intensidade dos valores de humildade e ética, que caracterizam a nossa história e sustentam nossa credibilidade.

Valores que nos impõem que o uso do reconhecido poder de influência dos veículos, a vitalidade da nossa independência editorial ou a musculatura empresarial da Organização, atenda exclusivamente os reais interesses da sociedade.

Por isso, ao recebermos esta homenagem, nela enxergamos não só o propósito de destacar o aspecto cronológico dos 70 anos, mas, principalmente, o reconhecimento generoso dessa Casa ao permanente esforço do Popular e da Organização Jaime Câmara em contribuir na construção de um Estado e um País cada vez melhores.

Essa é a função da imprensa livre na qual nos pautamos.

Senhor Presidente,

Senhoras e senhores deputados,

Recebam nossos sinceros agradecimentos por esta distinção, com especial referência aos ilusres e prezados deputados Thiago Peixoto e  Evandro Magal, autores da iniciativa aprovada pela Casa.

Essa demonstração de apreço se torna, certamente, em extraordinário estímulo para prosseguirmos inabaláveis nos nossos mais nobre propósitos.

Muito Obrigado,