Ozair José diz que setor gráfico é aliado da cultura nacional
Hoje, o Legislativo goiano cumpre com orgulho a missão de prestar uma homenagem à indústria gráfica nacional - que comemora este ano duzentos anos de existência no Brasil – e em especial ressaltar o trabalho de todas as gráficas goianas.
Data é comemorada em 13 de maio porque foi nesse dia que Dom João, então príncipe regente, assinou no Rio de Janeiro o decreto que criava a impressão régia do Brasil, oficializando assim o início da indústria gráfica brasileira.
A atividade gráfica tem grande responsabilidade no nascimento da imprensa, da literatura e da propaganda, portanto é aliada da cultura nacional.
Hoje a indústria gráfica é um negócio que movimenta bilhões no Brasil, tendo cerca de vinte mil empresas que empregam mais de duzentas mil pessoas.
Atualmente, o setor representa um por cento do pib brasileiro e mais de três por cento do pib industrial, sendo responsável pela geração de mais de duzentos mil postos de trabalho diretos e, nos últimos quinze anos, investiu perto de seis bilhões de dólares em máquinas, equipamentos e novas tecnologias.
A comemoração dos 200 anos da indústria gráfica nacional é um grande marco para a sociedade brasileira. A história do setor, os compromissos, as lutas, as conquistas e seus valores são fatores de grande orgulho para o país e para Goiás.
Ao comemorarmos o expressivo transcurso de seus 200 anos no Brasil, é pertinente destacar o trabalho do sindicato das indústrias gráficas do estado de Goiás e da Associação Brasileira da Indústria Gráfica - regional Goiás - que cumprem cada qual sua missão com eficiência.
O Sigego foi fundado em 24 de outubro de 1950 sendo um dos responsáveis pelo surgimento da federação das indústrias do estado de Goiás. Sua principal atividade é defender os interesses de seus filiados.
Atualmente o Sigego é presidido pelo senhor Antônio de Sousa Almeida grande líder que se empenha em prol da indústria gráfica goiana que conta com mais de seiscentas empresas empregando mais de quatro mil trabalhadores. Sua maior preocupação como presidente é a de buscar inovações tecnológicas e difundir informações entre seus filiados.
Menciono aqui o fato de que o ex-governador Marconi Perillo foi um dos grandes responsáveis pelo incentivo de isenção do ICMS para equipamentos gráficos novos. Benefícios que continuam com o governo de Alcides Rodrigues que implementou e desburocratizou a aquisição desses equipamentos, modernizando ainda mais o parque gráfico goiano.
Destaco aqui algumas empresas beneficiadas pelo incentivo e que hoje prestam serviços de altíssima qualidade cito aqui: Unicor; Formato; Poligráfica; Ipanema; Fonte Gráfica; Arte Três; Elite; e Albox em Anápolis.
Duzentos anos de evolução e trabalho – para comemorar tal feito o Sigego e a Abigraf Regional Goiás realizam o quarto prêmio Aquino Porto de excelência gráfica - estimulando a criatividade e a qualidade dos trabalhos produzidos em Goiás e também, a semana de artes gráficas.
Apoiando as comemorações do bicentenário, hoje, a Assembléia Legislativa de Goiás concede a Medalha do Mérito Legislativo “Pedro Ludovico Teixeira” àqueles que se destacam pelas contribuições e pelo pioneirismo - predicados que se fazem presentes nas pessoas dos dignos homenageados:
Antônio Cassiano da Cunha – Poligráfica;
Antônio de Sousa Almeida – Presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas de Goiás;
Aurélio Rocha Moreira – Gráfica Amparo;
Cairo Fontes – Centauro;
Carlos Roberto Brandão – Grafopel;
Jair Pinto Garcia – Gráfica e Editora Garcia;
José Carlos Rodrigues Barros – Gráfica Progresso;
José Márcio de Sousa – Gráfica Vera Cruz;
José Sebba Filho – Gráfica São João;
Júlio Nasser Custódio dos Santos – Unigraf;
Luiz Camargo – Gráfica e Editora Arco Iris;
Odorico Canassa Bianchini – Fonte Gráfica;
Sebastião de Brito Carvalho – Gráfica e Editora Bandeirante;
Tasso José Câmara – Gráfica e Editora "O Popular";
Wilson José de Oliveira – Gráfica São José;
Wesley Batista da Silva - Gráfica e Editora Valadares;
Como representante da cidade de Aparecida de Goiânia aproveito para destacar as atividades das gráficas que contribuem para o desenvolvimento sócio econômico de nossa região:
Gráfica Moura dirigida pelo amigo Betinho;
Gráfica Formato – liderada pelo senhor Leopoldo;
Unicor – coordenada pelo companheiro Vantuir;
Centauro – administrada por Cairo Fontes;
e a Poligráfica do amigo Antônio.
Senhoras e senhores - essa data relata um pouco sobre a luta da indústria gráfica brasileira - o que resultou no legado de dignidade e honradez que nos foi dado pelos nossos companheiros gráficos.
A indústria gráfica, pode com muita satisfação afirmar que promoveu mudanças que culminaram nas transformações sociais e políticas do Brasil ao longo das últimas décadas e agora estão se consolidando. Este é um sinal de que ela reforça sua imagem positiva dentro de toda a cadeia produtiva - o que é muito importante.
São duzentos anos imprimindo e dando valor ao nosso país – nos momentos mais importantes de nossa história, a indústria gráfica esteve presente – da independência à mudança da capital – perpetuando-se aos dias de hoje.
Que fique registrada, nos anais desta Casa, nossa admiração pelo trabalho de todas as gráficas goianas e o bicentenário de suas atividades em nosso país.
Despeço-me, “copiando sem querer copiar” meus amigos gráficos:
tá impresso – tem compromisso
tá impresso – tem futuro.
Parabéns indústria gráfica.
Agradeço e desejo a todos um bom dia.