Marconi enumera ações sociais da Irradiação Espírita
Prezadas deputadas,
Prezados deputados,
Dona Maria Antonieta Alessandri Figueiredo é uma dessas felizes pessoas dotadas da capacidade de transformar o meio em que vivem e as pessoas que as cercam.
Uma das fundadoras da Irradiação Espírita Cristã em 1948, Dona Antonieta enriqueceu-a de 14 obras de grande importância, nas áreas de educação, assistência, promoção social, profissionalização e de saúde. Fundou quatro creches e não parou.
E agora, em plena flor de seus 90 gloriosos anos, faz brotar a quinta dessas instituições voltadas a cuidar, gratuitamente, de crianças filhas de trabalhadoras pobres.
Notável mestra, inspirou para o bem milhares de pessoas de várias gerações com seus exemplos de caridade, amor, solidariedade e fé. Uma vida transformadora.
Abraço-a com carinho, querida Dona Antonieta, feliz e orgulhoso de sua existência.
E permitam-me que, com esta saudação inicial à Dona Maria Antonieta Alessandri Figueiredo, eu cumprimente todas as autoridades, todos os presentes, em especial a direção da Academia Espírita de Letras do Estado de Goiás, que nos distingue generosamente nesta sessão solene da Assembléia Legislativa com a Comenda Allan Kardec.
Senhor Presidente,
Patrono da cadeira número 1 da Academia, o codificador do espiritismo, Allan Kardec, ensinou em seu livro A Gênese que a destinação final desta doutrina é influir na sociedade para modificá-la, mostrando-se como agente ativo para criar uma sociedade mais justa e adequada ao desenvolvimento de suas potencialidades.
Como afirmou certa vez a ocupante da cadeira número 40 da mesma Academia Espírita, a deputada federal Raquel Teixeira, o espiritismo estimula a fé no futuro, levanta os ânimos abatidos, faz suportar com resignação as vicissitudes da vida. E com o alargamento das fronteiras da vida, estendem-se os limites das potencialidades das criaturas.
Os mandamentos da fé cristã propõem o amor ao próximo e a solidariedade como instrumentos superiores. Dessa forma, estimulam que todos nós paremos e reflitamos sobre a sociedade de hoje e a necessidade de nos dar as mãos e amar uns aos outros.
Sem o amor a cada semelhante, impossível é acabar com as enormes diferenças sociais existentes no País. Sem o amor a cada semelhante, impossível é acabar com a droga e o crime.
Os mandamentos da fé cristã resgatam, também, o fundamental papel da família nos dias de hoje, não só como núcleo de apoio à educação de nossas crianças, mas, igualmente, como abrigo onde se encontrem valores como a dignidade, a honra e a solidariedade.
Somente quem consegue se despir do pensamento individualista e da auto-suficiência, tão presentes na sociedade tecnológica pós-moderna, consegue retomar o sentimento propagado por Jesus, que nos viu como irmãos.
Senhor Presidente,
Profundamente sensibilizado, agradeço a todos pela homenagem, que guardarei para sempre no lado esquerdo do peito.
Cumprimento os que foram, assim como eu, agraciados com a destacada Comenda Allan Kardec. Felicitações ao governador Alcides Rodrigues, à senhora Lily Marinho, ao jornalista Batista Custódio e ao deputado Paulo César Martins, autor da propositura que cria o Dia Estadual do Espírita.
A obra de cada um colabora no sentido de aperfeiçoar o ser humano e se inscreve, portanto, na direção apontada pela doutrina espírita.
Nesta manhã de grande alegria e de justo motivo para comemorações, deixo meu abraço caloroso e fraterno.
E faço votos para que, independente do credo de cada um, neste início de século e para o resgate do espírito de amor e caridade exemplarmente encarnado por Dona Antonieta, em nossas orações nós nos fortaleçamos com as lições de Jesus Cristo.
Só assim poderemos vivenciar plenamente as transformações proporcionadas pelo singelo e ao mesmo tempo poderoso sentimento de Fé.
Obrigado, Senhor!
Obrigado, Senhoras! Obrigado, Senhores!