Ícone alego digital Ícone alego digital

Marconi enumera ações sociais da Irradiação Espírita

23 de Junho de 2008 às 10:42
Discurso proferido pelo senador Marconi Perillo, PSDB, em solenidade realizada na Assembléia Legislativa, no dia 20.06.2008, quando da homenagem prestada pelo presidente da Casa, deputado Jardel Sebba, por ocasião das comemorações do Dia do Espírita.

Prezadas deputadas,
Prezados deputados,

Dona Maria Antonieta Alessandri Figueiredo é uma dessas felizes pessoas dotadas da capacidade de transformar o meio em que vivem e as pessoas que as cercam.

Uma das fundadoras da Irradiação Espírita Cristã em 1948, Dona Antonieta enriqueceu-a de 14 obras de grande importância, nas áreas de educação, assistência, promoção social, profissionalização e de saúde. Fundou quatro creches e não parou.

E agora, em plena flor de seus 90 gloriosos anos, faz brotar a quinta dessas instituições voltadas a cuidar, gratuitamente, de crianças filhas de trabalhadoras pobres.

Notável mestra, inspirou para o bem milhares de pessoas de várias gerações com seus exemplos de caridade, amor, solidariedade e fé. Uma vida transformadora.

Abraço-a com carinho, querida Dona Antonieta, feliz e orgulhoso de sua existência.

E permitam-me que, com esta saudação inicial à Dona Maria Antonieta Alessandri Figueiredo, eu cumprimente todas as autoridades, todos os presentes, em especial a direção da Academia Espírita de Letras do Estado de Goiás, que nos distingue generosamente nesta sessão solene da Assembléia Legislativa com a Comenda Allan Kardec.

Senhor Presidente,

Patrono da cadeira número 1 da Academia, o codificador do espiritismo, Allan Kardec, ensinou em seu livro A Gênese que a destinação final desta doutrina é influir na sociedade para modificá-la, mostrando-se como agente ativo para criar uma sociedade mais justa e adequada ao desenvolvimento de suas potencialidades.

Como afirmou certa vez a ocupante da cadeira número 40 da mesma Academia Espírita, a deputada federal Raquel Teixeira, o espiritismo estimula a fé no futuro, levanta os ânimos abatidos, faz suportar com resignação as vicissitudes da vida. E com o alargamento das fronteiras da vida, estendem-se os limites das potencialidades das criaturas.

Os mandamentos da fé cristã propõem o amor ao próximo e a solidariedade como instrumentos superiores. Dessa forma, estimulam que todos nós paremos e reflitamos sobre a sociedade de hoje e a necessidade de nos dar as mãos e amar uns aos outros.

Sem o amor a cada semelhante, impossível é acabar com as enormes diferenças sociais existentes no País. Sem o amor a cada semelhante, impossível é acabar com a droga e o crime.

Os mandamentos da fé cristã resgatam, também, o fundamental papel da família nos dias de hoje, não só como núcleo de apoio à educação de nossas crianças, mas, igualmente, como abrigo onde se encontrem valores como a dignidade, a honra e a solidariedade.

Somente quem consegue se despir do pensamento individualista e da auto-suficiência, tão presentes na sociedade tecnológica pós-moderna, consegue retomar o sentimento propagado por Jesus, que nos viu como irmãos.

Senhor Presidente,

Profundamente sensibilizado, agradeço a todos pela homenagem, que guardarei para sempre no lado esquerdo do peito.

Cumprimento os que foram, assim como eu, agraciados com a destacada Comenda Allan Kardec. Felicitações ao governador Alcides Rodrigues, à senhora Lily Marinho, ao jornalista Batista Custódio e ao deputado Paulo César Martins, autor da propositura que cria o Dia Estadual do Espírita.

A obra de cada um colabora no sentido de aperfeiçoar o ser humano e se inscreve, portanto, na direção apontada pela doutrina espírita.

Nesta manhã de grande alegria e de justo motivo para comemorações, deixo meu abraço caloroso e fraterno.

E faço votos para que, independente do credo de cada um, neste início de século e para o resgate do espírito de amor e caridade exemplarmente encarnado por Dona Antonieta, em nossas orações nós nos fortaleçamos com as lições de Jesus Cristo.

Só assim poderemos vivenciar plenamente as transformações proporcionadas pelo singelo e ao mesmo tempo poderoso  sentimento de Fé.

Obrigado, Senhor!

Obrigado, Senhoras! Obrigado, Senhores!

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.