Ícone alego digital Ícone alego digital

Presidente da Loja Maçônica recebe Medalha

01 de Setembro de 2008 às 16:15
Presidente da Loja Maçônica Paz Universal nùmero 17, Adebalde Marinho Resende, discursa durante sessão especial em que foi homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Loduvico. (01.09.2009).

Senhoras e senhores deputados;Dignos homenageados e seus diletos familiares; Ao saudar os parlamentares desta Casa, saúdo também todas as autoridades maçônicas aqui presentes.

Hoje, emocionado pela homenagem, quero consignar agradecimentos da Loja Maçônica Paz Universal Número 17, que nesta oportunidade represento, a todos os parlamentares goianos que aprovaram a realização desta sessão em homenagem aos 50 anos de nossa loja.

Fraternais saudações ao amigo e irmão deputado Ozair José, homem de sensibilidade autor desta iniciativa.

Registro que foi no dia 30 de agosto de 1958 que um grupo dedicado se reuniu para fundar a Loja Paz Universal nº 17. Em sessão memorável, entusiástica e contagiante na loja Adhoniram Primeira, nº 11.
 
Amigos - a maçonaria sempre foi berço de grandes heróis. Grandes vultos da história e da política mundial foram maçons notáveis como Voltaire, Mozart, Benjamim Franklin, e George Washington. No Brasil, grandes nomes da nossa história pertenciam à maçonaria como Frei Caneca, Tiradentes, Aleijadinho, Castro Alves, Dom Pedro I, José Bonifácio, Padre Diogo Feijó, José Garibaldi, Duque de Caxias, Bento Gonçalves, Marechal Deodoro da Fonseca, Marechal Floriano, Rui Barbosa, Campos Sales, o senador Vergueiro e recentemente tivemos como maior exemplo o presidente Fernando Henrique Cardoso e nosso governador Alcides Rodrigues Filho.

Ao completar 50 anos de serviços prestados à humanidade - honra-nos sobremaneira receber da Assembléia Legislativa do estado de Goiás a medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira - maior honraria concedida pelo poder aos grandes homens de nossa loja – ex-presidentes dedicados às causas humanitárias - homens que sempre reuniram as condições para a prática constante da defesa dos princípios morais e éticos e, acima de tudo, aqueles que, por meio de suas ações, contribuiram e ainda contribuem para a construção de uma sociedade mais livre, justa e fraterna.

Nossa responsabilidade é grande – conduzir destinos e incentivar a defesa dos valores que procuramos preservar.
    O nosso verdadeiro papel é o de fazer história para que no futuro os nossos representantes possam orgulhar-se de tudo que fizemos para o cumprimento do verdadeiro papel da maçonaria. 
O destino nos outorgou a oportunidade de sermos úteis, de lutarmos na defesa dos direitos de nossos semelhantes, dentro dessa meta a Loja Maçônica Paz Universal nº. 17 vem atuando com inúmeras campanhas e só para exemplificar cito a maçonaria contra dengue e maçonaria contra as drogas.

Muito mais que isso, acumulamos inúmeras ações sociais em nosso cotidiano, juntamente com outros segmentos que também têm a responsabilidade de plantar e coletivizar a cidadania.

Assim é nossa luta, tudo na vida é transformação. Mudar sempre para o melhor deve ser a nossa meta, assim como lutar para não piorar deve ser uma obstinação. Todas as conquistas devem ser honradas.

Considero esta homenagem como mais uma vitória alcançada - dela vamos retirar utilidades em benefício de toda a sociedade.

No momento em que o país atravessa uma grave crise ética e moral é mais do que oportuno reverenciar a maçonaria - ordem universal constituída por homens de todas as raças e nacionalidades que estudam e trabalham para o aperfeiçoamento da sociedade humana, deveria inspirar a todos nós, sem distinção ideológica ou partidária.

Nós da maçonaria - uma escola de líderes -, trabalhamos por uma sociedade mais justa e mais perfeita. Afinal “uma nação não é uma herança recebida de nossos pais. Muito mais do que isto, ela representa um empréstimo feito junto aos nossos filhos”.

Também cito o trabalho importante feito pelos nossos jovens com a Ordem Demolay e Filhas de Jó, preparando e aprimorando jovens de 12 a 21 anos com um trabalho filosófico e fraternal.

E nessa missão ressalto a sensibilidade feminina, com as cunhadas através das colméias, um grande dom para o desenvolvimento de um perfeito trabalho filantrópico, pois somente a mulher é capaz de aliar a razão e o coração, seu grau de participação dentro da ordem vem sendo destacado pelas suas virtudes e contribuições para a melhoria da família, da nossa loja maçônica e da sociedade em geral.

Não poderíamos deixar de homenagear nesta noite festiva, todas as mulheres pela dedicação à maçonaria.

Boa noite.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.