Vanuza Valadares presta homenagem a aeronauta
Senhor Presidente,
Nobres Deputados,
Amigos e familiares do Comandante, Diretor e Professor Raul Francé desejo que esta seja uma noite de muita alegria e comemoração.
Aos pilotos que conseguiram fazer escala em Goiânia para estar conosco neste evento, o meu muito obrigada e uma ótima estadia a todos.
A Lei que concede ao Raul Francé Monteiro o Título Honorífico de Cidadão Goiano é a lei 15.930 de 28 de dezembro de 2006 de autoria do ex-deputado Leandro Sena que hoje nos presenteia com a sua presença.
Parabéns Leandro pela iniciativa e muito obrigada pela oportunidade de conceder este título ao comandante Raul, pessoa que muito admiro.
Já há algum tempo venho acompanhando o trabalho que o comandante Raul vem desenvolvendo na área das ciências aeronáuticas.
Ouso em dizer que com este trabalho Goiás se transformou.
Afinal nos últimos anos o comandante Raul tem contribuído muito em prol do crescimento do Estado de Goiás através do seu esforço para a implantação e o desenvolvimento das Ciências Aeronáuticas em nosso Estado.
Além da ampliação do potencial econômico garantindo suporte logístico a exportação de produtos agroindustriais, proporciona aos jovens importante colocação no mercado de trabalho preparando-os para trabalhar com alta tecnologia, o que agrega valor e fortalece a economia do Estado.
Goiás é historicamente um anteposto para a aviação, servindo como trampolim para o norte do país.
E a excelente mão de obra formada aqui, transformou a capital, no segundo maior pólo de manutenção de aviação geral.
O curso também se destacou mundialmente ao certificar a réplica fiel do 14 Bis, construída pelo empresário Alan Calassa de Caldas Novas para a comemoração do centenário de Santos Dumont.
Orgulho-me em dizer que o Curso de Ciências Aeronáuticas prestou um grande serviço ao povo brasileiro.
No momento em que o Brasil se viu diante de tanta tristeza e desolação com o acidente que envolveu o vôo 1907 da Gol em 2006 e o incidente do vôo 3054 da TAM em 2007 o Curso de Ciências Aeronáutica estava a postos para prestar informações. E foi em meio a esta consternação que a Universidade se aproximou da população para explicar peculiaridades de um universo muito distante para os milhares de brasileiros que passaram a entender a importância da caixa preta.
Expressões que até então estavam restritas a aviação como trem de pouso, reverso, groovie passaram a fazer parte do vocabulário popular.
O Raul juntamente com os professores, Newton Leone, e Georges Ferreira prestam um bom serviço a todos nós quando participam do Conselho Consultivo da Anac – Agência Nacional de Aviação Civil e também quando assessoraram o Senado Federal na CPI do Apagão Aéreo.
Aproveito para dar os parabéns para todo o corpo docente do Curso de Ciências Aeronáuticas. Parabéns também ao magnífico reitor Wolmir Amado que acreditou e investiu neste sonho.
E as minhas felicitações e esperanças aos jovens que trilham por estes caminhos.
Hoje nesta tribuna tenho a sensação de que esta entrega de título de cidadão goiano ao comandante Raul, também é um reconhecimento a todos os nobres cavaleiros e damas do século do aço que cortam este Brasil e que escolhem Goiás para pouso.
Aproveito esta oportunidade e os convido a um mergulho para conhecer um pouco deste mais novo goiano.
O Comandante Raul nasceu na cidade de Campos do Jordão em São Paulo.
Foi piloto de linha aérea desde a década de 70. Foi tripulante das empresas Varig, Votec e Tam.
Foi chefe do Transporte Aéreo da FUNAI – Fundação Nacional do Índio,
Foi Presidente do Aeroclube de Goiás,
No ano de 2000 recebeu o diploma de notório Saber em Ciências Aeronáuticas pela UCG;
É mestre em Psicologia Social pela Universidade Católica de Goiás, apresentando a dissertação: Novas Tecnologias de Cabine e a Representação Social dos Pilotos de Linha Aérea;
É doutorando em Psicologia Social pela Universidade Católica de Goiás e está trabalhando na Tese: Instrumento de Avaliação do Risco Durante Práticas de CRM; "si" "ar" "em",
É Coordenador do Curso de Ciências Aeronáuticas da Universidade Católica de Goiás.
É Coordenador de Pós-Graduação "Empreendedorismo e Políticas de Aviação Civil" da UCG, curso que terá inicio no ano que vem.
É autor do livro "Aviação Construindo a sua História", pela Editora da UCG, 2002;
É Membro da Comissão Verificadora do Ensino Superior pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais,
È Presidente do Conselho Consultivo de Ciências Aeronáuticas
É Conselheiro do Conselho Consultivo da ANAC
Além de tudo isso o Comandante Raul é articulista do Jornal Folha de São Paulo e do Jornal O Popular.
Costumo dizer que todos nós temos uma missão aqui na Terra e olhando para o histórico de vida do Raul tenho a impressão de que ele veio para nos mostrar o poder dos nossos sonhos.
Só para citar como exemplo, antes do comandante sonhar em cortar os céus deste Brasil, ele foi uma estrela de TV.
Quando criança o comandante Raul ficou conhecido como o Pedrinho do Sítio do Pica – Pau Amarelo. Ele foi o 2º Pedrinho na 1ª versão em vídeo do Sítio do Pica-Pau Amarelo na TV Tupi.
Depois foi apresentador dos programas: Os Melhores da Semana e fez parte do Casting da TV Vanguarda, TV de Comédia e do Grande de Teatro da TUPI.
Falo destas curiosidades do comandante, pois com a sua história de vida o Raul prova que os nossos sonhos têm o poder de transformar a nossa realidade.
Das telas da TV para o escritório com a vista mais bela de todas, onde o horizonte, as nuvens, as chuvas e o sol são constantes companheiros.
Em solo o Raul desenvolve o seu empreendedorismo e defende a melhoria na formação do piloto civil.
Enfim, ainda há muito que falar deste novo goiano que tem a história de vida pautada na aviação.
Gostaria de encerrar as minhas palavras dizendo que é uma honra para Goiás tê-lo como o mais filho.
Para concluir quero citar um trecho do Livro Terra dos Homens do Exupéry que, ao relatar a experiência de dele nos tempos heróicos da aviação comercial, nos fala sobre o senso de responsabilidade; do valor do coleguismo, do prazer de uma conversa solta numa roda alegre após um dia duro de trabalho e da emoção de ver o sol se pôr na imensidão do mar.
No capítulo sobre os Companheiros ele diz assim:
"Se procuro entre minhas lembranças as que me deixaram um gosto durável, se faço o balanço das horas que valeram a pena, certamente só encontro aquelas que nenhuma fortuna do mundo ter-me ia presenteado. Não se compra a amizade de um companheiro a quem estamos ligados para sempre pelas provas sofridas juntos.
Esta noite de vôo e suas cem mil estrelas, esta serenidade, esta soberania de algumas horas, o dinheiro não compra".
Parabéns Comandante Raul!
Obrigada!