Jardel Sebba enaltece trabalho de Enio Branco
Senhoras e senhores deputados, A Assembléia Legislativa do Estado de Goiás tem a honra de reconhecer hoje o talento, a competência, a dedicação e, acima de tudo, o compromisso de um homem de bem com o nosso Estado e a nossa gente. Falo de Enio Andrade Branco, presidente da Celg - Companhia Energética de Goiás.
Talento, competência e dedicação, qualidades que marcam a figura de Enio Branco, têm sido fatores decisivos para que a Celg, patrimônio de todos os goianos, supere as dificuldades e consolide-se como um dos principais agentes indutores do desenvolvimento do nosso Estado.
Como presidente deste Poder e, juntamente com os deputados Júlio da Retífica e Betinha Tejota, co-autores do projeto de lei que concede título de Cidadão Goiano a Enio Branco, tenho a satisfação de ser porta-voz da gratidão e do reconhecimento dos goianos. Mas tenho, principalmente, a alegria de poder fazer uma justa e merecida homenagem a um grande amigo e notável homem público.
Poucos são tão merecedores desta distinção que hoje o Parlamento goiano confere a Enio Branco. Digo isso com propriedade porque sou testemunha do trabalho e conheço de perto o executivo eficiente, o cidadão correto, o pai de família exemplar, o amigo atencioso e presente em todos os momentos.
Vitorioso nas diversas funções que vem desempenhando ao longo da vida, Enio Branco é um gestor que conseguiu unir sensibilidade política e apuro técnico. Bacharel em direito, com especializações em Direito Internacional Público, Marketing Financeiro, Ciências Políticas, Telecomunicações e Mercado de Capitais, Enio Branco foi eleito deputado federal em 1982. Por três vezes serviu o Governo do Estado de Santa Catarina como titular das pastas de Governo, Casa Civil e Comunicações.
Foi também superintendente de Marketing Financeiro da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, diretor econômico-financeiro e de relações com o mercado da Empresa de Telecomunicações de Santa Catarina e diretor econômico-financeiro e de relações com investidores das Centrais Elétricas de Santa Catarina, a Celesc.
Hoje, é um dos mais qualificados e respeitados profissionais da área de gestão do setor elétrico brasileiro. Teve papel destacado na operação bem sucedida de recuperação da Celesc, estatal que enfrentava problemas de muita gravidade e foi resgatada mediante um arrojado projeto de revitalização administrativa e financeira.
A habilidade que demonstrou à frente da Celesc abriu portas para Enio Branco atuar em outros estados. O vínculo com Goiás estreitou-se no final de 2004, quando foi convidado pela direção da Celg para atuar como articulador e garantir um assessoramento de alta qualidade à empresa. Foi também diretor de relações com investidores. Em maio de 2007, recebeu do governador Alcides Rodrigues a incumbência de presidir a Celg.
Catarinense de Lages, Enio forjou-se goiano na luta pelos interesses da Celg, que é indiscutivelmente uma das maiores riquezas do Estado. Mais do que exercer suas funções com extrema capacidade técnica, ele demonstra no dia-a-dia grande amor por Goiás e desejo sincero de servir a nossa gente.
Discreto, tenaz, ético, com uma sólida formação moral e intelectual, Enio Branco tem conduzido a companhia energética goiana por caminhos seguros. Busca de forma permanente a excelência da gestão e a sustentabilidade da Celg, sem se esquecer um só segundo que, como empresa pública, o principal compromisso da companhia energética é com o povo goiano.
Se o amor pelo Estado já fazia de Enio Branco goiano de coração, esse título hoje concedido consolida uma realidade. Enio, agora nosso irmão de fato e de direito, é o mais novo integrante do incomparável patrimônio humano de Goiás, a nação dos goianos de ontem e de hoje, irmanados na construção do ideal de um Estado forte, justo, fraterno e igual em oportunidades para toda a nossa gente.
O escritor Modesto Gomes, falecido recentemente e um dos grandes nomes da cultura em Goiás, dizia que cada um de nós traz um rio represado nos olhos. É o rio das nossas esperanças, dos nossos sonhos. Leve também nos seus olhos, amigo Enio Branco, o sonho de um Goiás melhor, mais desenvolvido e, sobretudo, digno para todos os goianos.
Que esse título de cidadania estreite ainda mais os laços de amizade, reforce a crença no futuro e sirva de estímulo para que Enio Branco continue, sob a proteção de Deus, conduzindo a Celg com equilíbrio, inteligência e espírito público.
Muito obrigado.