Cilene Guimarães discursa em sessão especial
Prezadas senhoras,
Prezados senhores,
Demais autoridades e convidados, aqui presentes,
Com muita satisfação, tenho a honra de entregar, nesta tarde, a Medalha Pedro Ludovico para o Doutor João César. Sinto excepcional alegria e privilégio por esta oportunidade. Digo privilégio porque nosso homenageado é um magistrado e, também, um brilhante jurista, que tem realizado um relevante trabalho para o Poder Judiciário goiano e para toda a sociedade goiana.
Esse dedicado juiz tem contribuído, inestimavelmente, para uma prestação jurisdicional eficiente, em nosso Estado. Ele não tem medido esforços, no sentido de proporcionar o bom andamento da Justiça, buscando a composição dos conflitos, de forma a se alcançar a pacificação social, objetivo maior do Poder Judiciário.
O Doutor João César é daqueles profissionais que não se contenta em, apenas, proferir mais uma sentença, em mais um dos processos que, com certeza, enchem sua mesa de trabalho. Sua preocupação constante é, com segurança e firmeza no que faz, dar, a cada um, o que lhe é devido, buscando sempre a eqüidade, a transparência e a imparcialidade e, enfrentando, com galhardia e senso apurado de justiça, as questões que se lhe apresentam, mesmo aquelas mais complexas.
O Doutor João César exala, a todo tempo, o amor à profissão, o amor às Ciências Jurídicas e, principalmente, o respeito à dignidade humana. Seu currículo é invejável e denota a importância e a influência de nosso homenageado em cada comarca em que trabalhou. Está sempre procurando se aprimorar, mais e mais, em sua profissão.
Natural de Porto Alegre (MG), concluiu o curso de Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mas, a formação acadêmica do nosso homenageado não parou por aí. O Doutor João César continuou seus estudos, obtendo o título de mestre e, também, de doutor em Direito Privado pela Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Tanta bagagem de conhecimentos jurídicos permitiu que viesse a escrever um livro sobre “Contrato a Favor de Terceiro”. Mas, seu amor pelas letras vai mais além. O Doutor João César é escritor de um livro de poemas e, também, de crônicas, poesias e artigos, publicados, particularmente, na Folha do Sudoeste, jornal de que é colaborador constante. A experiência profissional do Doutor João César é digna dos melhores elogios: já foi advogado. Foi, também, professor de Direito Civil, acreditado junto à Escola Superior da Magistratura de Goiás. Foi professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Faculdade Anhangüera, em Goiânia. Foi, ainda, promotor de justiça, em nosso Estado, antes de tomar posse na Magistratura. E não pensem que essa é a primeira homenagem do Doutor João César.
Tanta dedicação à sua vida profissional já rendeu inúmeros frutos, entre eles, várias homenagens. Ele já recebeu o título de cidadão honorário, nas cidades de Estrela do Norte e Jataí. Recebeu, ainda, diploma distintivo de colaborador emérito do Exército Brasileiro e diploma distintivo de amigo da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Cristalina. Já recebeu, por fim, diploma distintivo de colaborador benemérito da Polícia Militar do Estado de Goiás. Por tudo isto, podemos dizer: Doutor João, Vossa Excelência tem feito história em nosso Estado. E essa história tem mostrado tua obstinação pela perfeição e tem bendito o fruto de teu esforço. A injustiça não te é indiferente.
Antes, Vossa Excelência tem pautado sua vida pelo espírito de justiça e na busca pela consolidação da democracia. Doutor João, com todo o amor que mostra pelo que faz, Vossa Excelência evidencia uma vida de sucesso e realização. A entrega de uma medalha é um ato de o Poder Legislativo prestar honra a quem tem honra. É uma oportunidade em que homenageamos pessoas que se destacam em nossa sociedade. Por isto, sinto-me orgulhosa em condecorar-lhe com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, maior honraria concedida pelo Legislativo Goiano.
Nesta fase de sua vida em que Vossa Excelência aproxima-se da aposentadoria, posso dizer que a entrega desta comenda vem, apenas, coroar, simbolicamente, toda tua dedicação profissional, para que nossa sociedade alcance dias melhores. Vossa Excelência dignifica o Poder Judiciário goiano, bem como todo nosso Estado.
Parabéns. Obrigado.