Célio Silveira enaltece ações do Governo Marconi Perillo

11 de Dezembro de 2008 às 17:47
Discurso proferido pelo prefeito de Luziânia, Célio Silveira, na Assembléia Legislativa, em solenidade de homenagem ao senador Marconi Perillo. Célio Silveira discursou em nome dos companheiros de partido. (11.12.2008).

Prezados senhores,
Prezadas senhoras,

Governar – já se disse uma vez – é freqüentemente um ato de dor. Significa sofrimento e estresse, mas nos recompensa com a felicidade de realizações e nos premia com inesquecíveis momentos.

Nas duas administrações do governador Marconi Perillo, tivemos uma vigorosa política de valorização dos municípios, e por isso nos, que governamos prefeituras naquele período, lhe somos reconhecidos assim como somos hoje beneficiários gratos também de suas ações como Senador da República.

1998 foi um ano decisivo para a historia de Goiás. Na condição de deputados federal, vice líder do PSDB na Câmara dos Deputados e com uma interlocução com o governo de Fernando  Henrique Cardoso proveitosa para Goiás, Marconi Perillo tinha já alguma projeção em Brasília.

Marconi topou o desafio de uma candidatura a governador e, durante dois meses, liderou uma equipe altamente qualificada na elaboração de uma agenda ousada de mudanças para Goiás.

A proposta do Tempo Novo foi consagrada nas urnas e sua realização teve início imediato, simultaneamente aos ajustes econômico-financeiros que se fizeram necessários. E as mudanças logo se fizeram sentir, ao lado do crescimento da auto-estima de todos os goianos. Mudança de mentalidade, na forma de o governo se relacionar com a sociedade, na melhoria de prestação do serviço público, na abertura de canais de participação da sociedade junto ao governo, na profissionalização da equipe administrativa e no recrutamento de profissionais gabaritados para a equipe.

Marconi Perillo sempre se moveu pela vontade de colaborar com o próximo, pela vontade de fazer as coisas, inspirado pelos mais nobres ideais. E no governo sua ação administrativa positiva marcou também o relacionamento do Executivo estadual com as prefeituras.

Como hoje, também naquela época os recursos concentravam-se na União e os problemas estruturais a serem resolvidos estavam nos municípios, que é onde as pessoas vivem. Compreendendo isso e disposto a mudar o quadro adverso, Marconi implantou um vigoroso programa de realizações  e de parcerias que levou benefícios a todas as prefeituras.

Para não ser enfadonho, citarei apenas algumas das principais obras com que, naquele período, o governo estadual melhorou a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico nos municípios goianos. Foram 3 mil quilômetros de rodovias pavimentadas, duplicadas ou reabilitadas; 30 mil metros quadrados de pavimentação urbana em 245 municípios; 5 mil quilômetros de redes de água; 51 estações de tratamento de esgoto; 55 mil ligações de energia rural; 112 mil novas vagas em creches; mil escolas reformadas, ampliadas ou construídas; mil e quinhentas novas salas de aula; e 780 mil famílias beneficiadas pelo Cheque-Moradia, o que totalizou cerca de 170 mil beneficiados considerando-se todos ou outros programas habitacionais.

Sessenta e cinco mil estudantes receberam Bolsa Universitária; 150 mil pessoas benficiaram-se com o Renda-Cidadã; 85 mil com o Salário-Escola; criaram-se pólos e unidades da UEG em 51 municípios; 16 agências do Vapt-Vupt; 41 ambulatórios 24 horas; foram adquiridas cinco mil viaturas para a Segurança; e construíram-se obras estratégicas como o Crer, o Hugo de Anápolis, o Hugo de Aparecida de Goiânia, a ETE de Goiânia, a barragem do Ribeirão João Leite, a duplicação das saídas de Goiânia e o Centro Cultural Oscar Niemeyer, entre outras realizações.

E permitam-me também falar dos indicadores sociais e econômicos: houve redução drástica dos índices de pobreza, de mortalidade infantil e materna, de analfabetismo; melhorias consideráveis dos Índices de Desenvolvimento Humano e Infantil; crescimento histórico do PIB, que saltou de R$ 17 bilhões para R$ 50 bilhões; atração de mil e cem grandes indústrias, geração de 600 mil empregos diretos e indiretos (dos quais 406 mil oficialmente, segundo o Ministério do Trabalho); salto do décimo-primeiro para o nono lugar em competitividade no País; crescimento formidável das estatísticas da agricultura, da pecuária, da mineração, do comércio e dos serviços.

Enfim, fruto da aliança que se estabeleceu entre prefeituras e o Governo do Estado, Goiás sofreu uma verdadeira revolução de crescimento sustentável nos dois períodos administrativos de Marconi Perillo.

E, por tudo isso, nós os prefeitos lhe somos gratos e a ele devemos esse testemunho sincero de reconhecimento.

Senhoras e Senhores,

Agradeço profundamente sensibilizado a honra de ter sido escolhido para falar em nome das prefeituras goianas nesta sessão especial em que a Assembléia Legislativa do Estado homenageia este grande líder, este grande goiano.

E peço a Deus – prezado amigo Senador Marconi – que lhe conceda sempre sabedoria, grande capacidade de trabalho, profunda visão de futuro e esta notável capacidade de transformar para melhor nossos municípios, nossa gente, nosso Estado.