Padre Ferreira presta homenagem a médico
Prezados senhores,
Prezadas senhoras,
Doutor Djalma,
Mineiro de Araxá, Dr. Djalma José do Prado, nasceu em 1933. Em 1946 mudou-se para a capital de Goiás, para concluir os seus estudos. Escolheu Goiânia, e aqui permaneceu.
Sempre foi aluno dedicado, e por isso sempre esteve entre os primeiros alunos nos anos escolares e também na faculdade. Formou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto em 1959, há 50 anos. Ainda não havia faculdade de Medicina em Goiás. Rapaz esforçado, inteligente, honesto, trabalhador tornara-se então, cirurgião.
Seu primeiro trabalho foi na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, sem remuneração, e nem por isso menos dedicado. Sua dedicação chamou a atenção do Dr. Hugo Frota e do Dr. Francisco Ludovico, que o convidaram para trabalhar no Instituto Médico Cirúrgico. Lá trabalhou por três anos, até passar em concurso público para Polícia Militar do Estado de Goiás, onde se aposentou como Coronel.
Seus contemporâneos eram unânimes no reconhecimento de sua dedicação ao trabalho, era cortejado constantemente com ofertas de trabalhos cada vez mais vantajosas. Analisou todas as propostas, mas aceitou trabalhar com o Dr. Said Rassi, do Hospital Santa Rosa de Campinas. Lá permaneceu por oito anos.
Foi nessa época, em 1965, que conheceu sua esposa, Dona Ironice Paiva, jovem charmosa e inteligente, formada em Serviço social. Tiveram 05 (cinco) filhos, Dr. Djalma José do Prado Junior (médico gastro e proprietário da Clínica GYNMED Medicina do trabalho); Dr. Marco Antônio do Prado (médico dermatologista e ortomolecular e proprietário de Clínica na cidade de São Paulo); Dra. Karla Daura Prado (médica cardiologista e nuclear, proprietária da Clínica Gyncor de Reabilitação Cardíaca e presidente do Instituto Solidaura); Dr. Luiz Frederico Paiva Prado (radiologista do Hospital Santa Helena) e Roseli Borges (farmacêutica do Hospital Santa Helena).
Em 1969 teve uma oportunidade de junto com os doutores Aristóteles de Paula e Natalino Peixoto de adquirirem o Hospital Santa Helena.
Hoje o Hospital Santa Helena é o maior hospital privado do Estado de Goiás. Está na lista dos maiores contribuintes de ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) do município de Goiânia, e em 2008, completou 50 anos.
Durante todos os anos de trabalho, acumulou várias funções além de cirurgião: foi diretor-financeiro do Hospital Santa Helena, presidiu a Associação dos Hospitais de Goiás, fez parte do Lions Clube Bandeirantes, onde desenvolveu atividades filantrópicas, buscando sempre amenizar os sofrimentos dos menos favorecidos, trabalhou também na Polícia Militar, onde era requisitado constantemente para trabalhos no interior do Estado.
Hoje está aposentado. Assumiu a direção do Hospital Santa Helena seu primogênito, que também leva seu nome. Continua fazendo parte do Lions de Goiânia, e também continua praticando filantropia, doando medicamentos para o pessoal que é atendido nos postos de saúde da região de Matrinchã e Faina, onde possui uma propriedade rural. Serviu de inspiração a sua filha Dra. Karla Daura, de seguir-lhe os passos, e também criar uma OSCIP - Organização Social de Interesse Público que atua nas áreas de Medicina e Cultura, desde 2003.
Dr. Djalma é um Goiano de coração. Adotou essa terra querida com dedicação e gratidão, dando-lhe mais do que lhe foi ofertado. Gerou riquezas, ajudou os necessitados, prestou relevantes serviços á sociedade goianiense, realizando centenas de cirurgias que salvaram vidas e que deram vida. Contribuiu para o estado gerando empregos e pagando impostos. Sempre foi homem discreto, e trabalhador. Tímido, porém audacioso, pai amoroso e esposo fiel, cristão praticante, e amigo presente. Goiás deve sentir orgulho por ter atraído a esta terra, pessoa de tão alta-estima, e é por isso que pedimos a essa casa que reconheça o Dr. Djalma José do Prado, como o cidadão de Goiás.
Parabéns Dr. Djalma, parabéns a toda sua família.
Obrigado